Saiba tudo sobre a última atualização de Super Mario Maker 2 (Switch)

Super Mario Maker 2 para Nintendo Switch é provavelmente o ápice das plataformas de criação de fases. Mesclando elementos proeminentes em diversas gerações desde 1985 até os tempos modernos, é possível levar a sua imaginação engenhosa a novos e inéditos níveis, usando gráficos de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, New Super Mario Bros. U ou Super Mario 3D Land.

Recentemente, uma nova atualização — e provavelmente a última, de acordo com a termologia usada no vídeo de anúncio — foi revelada para Super Mario Maker 2 e já estará disponível muito em breve para os jogadores, no dia 22 de abril de 2020. O novo patch ressuscita vários Power-Ups clássicos de games antigos da franquia, e também introduz poderes inéditos para ampliar ainda mais o leque de possibilidades com o editor de fases. Também insere à plataforma novas partes, personagens e o modo World Maker, no qual você pode criar e compartilhar mundos inteiros ao invés de apenas os níveis.

Power-Ups

Somente compatível com o estilo gráfico de Super Mario Bros., o primeiro item revelado no trailer de anúncio da Nintendo foi o SMB2 Mushroom, que, apesar de parecer muito com um cogumelo comum, transforma o Mario em sua versão do Super Mario Bros. 2 americano, e não só visualmente: a mecânica de jogo em torno do personagem torna-se idêntica à de suas raízes de Yume Kōjō: Doki Doki Panic. Nesta forma, Mario pode andar por cima de inimigos e erguê-los por sobre sua cabeça, sendo possível arremessá-los em seguida. Desta forma, é possível coletar itens posicionados em locais difíceis, como 10-Coins, por exemplo.

Numa incrível demonstração de força, erguer e arremessar Big Buzzy Beetles pode destruir fileiras de blocos, dando acesso a áreas escondidas. O Mario sob efeito do SMB2 Mushroom também pode pegar carona em Bill balas, permanecendo sobre eles ao invés de corriqueiramente derrubá-los com um pulo. Arremessar um Bill bala depois de segurá-lo o colocará de volta à sua linha horizontal, estendendo sua rota ao longo da fase. É interessante notar que Chomps acorrentados não machucam esta versão do Mario, que pode erguer a madeira por onde sua corrente está presa; e a partir daqui usar suas poderosas mandíbulas como uma arma contra os próximos obstáculos.


Em temas de neve, é possível usar a função de pegar coisas — similar à colheita de nabos em Super Mario Bros. 2 — para pegar e lançar bolas de neve. Estas podem atingir blocos inacessíveis e derrotar inimigos.

Somente compatível com o estilo gráfico de Super Mario Bros. 3, o Frog Suit retorna à franquia com a mesma função que tinha na aventura de 1988: dá aos jogadores uma roupa de sapo, com a qual eles podem nadar com mais facilidade e precisão devido à maior responsividade nas teclas direcionais. Também, é possível correr em alta velocidade pela superfície da água.

O estilo gráfico de Super Mario World ganhou uma nova versão do Power Balloon, conhecido no manual de instruções brasileiro do jogo como Balão de Força, ligeiramente diferente da original de 1990: ao invés de ficar sempre em posição vertical e em baixa velocidade, agora, um personagem na forma de balão também pode girar livremente e acelerar seu corpo para trafegar em qualquer direção na tela.

A supernoz (Super Acorn) de New Super Mario Bros. U (Wii U, 2012) também está disponível para o gráfico relacionado, transformando os heróis em sua forma esquilo-voador, na qual podem planar pela tela com os braços abertos.

Para o estilo de jogo de Super Mario 3D World, foi introduzida a flor bumerangue (Boomerang Flower), dando aos jogadores a capacidade de usar as mesmas armas de arremesso dos Irmãos Bumerangue já bem conhecidos entre os fãs da franquia.


Também exclusivos do game style de Super Mario 3D World, os seguintes Power-Ups passarão a fazer parte do seu guarda-roupa:
  • Cannon Box: permite que você atire bolas de canhão com o seu rosto. Manter o botão pressionado faz com que o capacete carregue, disparando mais longe.
  • Propeller Box: surgido em Super Mario 3D Land (3DS, 2011), a caixa-hélice permite que você se lance aos céus e alcance uma altura três vezes maior que o comum. Pressionar para baixo enquanto estiver no ar também faz com que você desça rapidamente num giro.
  • Red Pow Box: imagine um bloco POW grudado na sua cabeça; além de potenciais enxaquecas, você também pode ter um poder enorme de destruição de blocos próximos. Este poder tem a duração de três usos.
  • Goomba Mask: usá-lo remove a agressividade dos inimigos, que o confundirão com um colega da tropa Koopa. Se você se movimentar agachado, será ainda mais convincente!
  • Bullet Bill Mask: com isto, você ganha o poder do voo horizontal por um curto período de tempo, podendo acionar o turbo atrás da carcaça de Bill bala.

Koopalings

Para dificultar as coisas, os sete membros de elite do exército de Bowser passarão a integrar Super Mario Maker 2: os Koopalings. Os pestinhas estão disponíveis para todos os modos de jogo exceto Super Mario 3D World, e cada um deles tem um método de ataque diferente.
  • Larry pula por aí atirando bolas de fogo.
  • Morton pode atordoar os personagens com suas poderosas ondas de choque e suas bolas de fogo ricocheteiam pelos limites da tela.
  • Ao invés de bolas de fogo, Wendy atira anéis que quicam pelos chãos e paredes.
  • Iggy atira bolas de fogo mais rápidas e corre na direção do jogador.
  • Roy pode pode escavar o chão e reaparecer em outras partes da tela, tanto no chão quanto nos tetos.
  • Lemmy atira bolas de praia — que, acredite, são mais perigosas que bolas de fogo! E ele mesmo se locomove pela fase em cima de uma.
  • Por último, Ludwig atira três bolas de fogo ao invés de uma só e consegue agitar as pernas para planar no ar por um tempo, similar ao Yoshi.

Novas peças

Também nesta nova atualização, novas peças foram adicionadas à plataforma de criação de jogos. A começar pela Cursed Key, uma nova versão da famosa chave de Super Mario Bros. 2. Ao pegá-la, o terrível Phanto surge na tela e passa a te perseguir em padrões de voo aterrorizantes, como nos velhos tempos.

Conhecida como On/Off Trampoline, a nova plataforma do estilo Super Mario 3D World pode alternar entre um chão comum e um trampolim com o ativar de um bloco específico. Estes interruptores podem ser atingidos à distância, como, por exemplo, com os bumerangues de alguém em possessão da flor bumerangue.

Os Mechakoopas, filhos do saudoso Super Nintendo, estão de volta e fazendo barulho! Após neutralizá-los com um pulo, você ainda pode segurá-los e usá-los como objetos de arremesso. Há duas novas versões dos inimigos em cores alternativas. Os vermelhos atiram mísseis teleguiados, enquanto os azuis atacam com poderosos raios laser. Nas fases durante a noite, Mechakoopas podem voar pelos ares com jatos propulsores.

World Maker

Neste novo modo de jogo, você pode criar o seu próprio mundo e compartilhar ele com seus amigos. Com esta nova ferramenta, você pode montar seu próprio terreno a partir de uma variedade de tiles, abrir caminhos de fases até o objetivo final, construir pontes, montanhas, fases bônus e vários outros itens de decoração para incrementar o seu mapa. Após a construção do seu mundo, você pode preencher o caminho com as fases que você já criou. Tamanha é a personalização do World Maker que você pode até mesmo alterar os ícones das fases.

Seu overworld, inspirado pelos mapas da Terra do Dinossauro de Super Mario World, também pode ter outros temas específicos, como subterrâneo, deserto, neve, céu, floresta, vulcão ou espaço sideral.

Basicamente, a partir de agora é possível criar o seu próprio jogo do Mario, com o máximo de 8 mundos e 40 fases, 5 fases para cada um — uma das quais deve ser uma fase de castelo.


Link direto

A partir deste dia 22 de abril de 2020, você poderá levar a sua imaginação a níveis inimagináveis e compartilhar suas criações com o mundo todo com a nova atualização de Super Mario Maker 2 para Nintendo Switch!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem