Mario e Pokémon estão entre os 100 melhores designs da modernidade, segundo revista


Em parceria com o IIT Institute of Design (ID), um instituto de tecnologia localizado em Detroit, Chicago, a revista de negócios Fortune fez uma lista contendo os 100 melhores designs criados em tempos modernos. Entre produtos como iPhone, Macintosh, Sony Walkman TOP-L2, blocos de LEGO e a missão da Apollo 11, ocupa a 44ª posição o game Super Mario Bros. (NES, 1985), e o grande desenvolvedor Shigeru Miyamoto é devidamente creditado como o designer do título.

E muito que o faz por merecer: conforme apontado no próprio artigo, na descrição atribuída à grande pequena aventura em 8-bits, Super Mario Bros. foi o primeiro sucesso da era dos consoles domésticos, vendendo mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo. E a equipe da Hitachi Design reforça:

Uma obra-prima da ação de rolagem horizontal. Contribuiu para a gigantesca expansão da indústria dos videogames e teve um enorme impacto na forma como muitas pessoas escolhem passar o tempo.

Em 67º lugar da lista, a Fortune destacou também a franquia Pokémon, dando créditos ao designer e um dos fundadores da marca, Satoshi Tajiri. O autor cita a inspiração criativa que Satoshi teve ao remontar seu hobby de colecionar insetos e dá ênfase em tudo o que partiu do lançamento inicial da primeira geração de Pokémon para Game Boy: séries de anime, mangá, longa-metragens, trading cards e um parque temático. Merecido!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem