[Top Secret] Os segredos que Super Mario Galaxy esconde além das áreas que o jogador pode ver

Um sucesso universal de crítica, o inovador Super Mario Galaxy, lançado para Wii em 2007, consolidou-se como um dos jogos mais bem avaliados da história e até hoje é um must-have para todos os fãs da Nintendo. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, foi elogiado, entre muitos outros aspectos, pelos seus gráficos estonteantes — basicamente, os melhores já dedicados à série Mario até então.

No entanto, um breve olhar por trás dos bastidores do jogo pode nos trazer uma visão completamente diferente de toda a magnitude inferida pela obra. O YouTuber Shesez, responsável pela websérie Boundary Break, conseguiu acesso à câmera de Super Mario Galaxy e tornou-se responsável por vislumbres aterradores de easter eggs, glitches e demais segredos dos bastidores da produção gráfica os quais nós, os jogadores, jamais poderíamos ver... então, prepare-se para uma viagem além dos limites de Super Mario Galaxy!

Querido Mario...

Logo no começo do jogo, você recebe uma carta de Princess Peach na qual Mario é convidado para participar do centenário Star Festival, evento no qual uma chuva de Star Bits cai dos céus por sobre o Reino do Cogumelo. O fato mais surpreendente ao se rotacionar a câmera nesta parte específica é que esta imagem é parte do cenário e aparece flutuando sobre uma lagoa!

E isso não é o bastante: por trás da imagem, há uma outra imagem, desta vez apenas da lua. Esta, não tem propósito algum no cenário, visto que não representa nenhum efeito sobre a imagem frontal, então não se sabe o porquê de a terem deixado aí.

Que se abram os portões!

Começa o jogo! Antes que o Reino do Cogumelo seja invadido por Bowser e suas tropas, você controla Mario livremente pelas ruas da capital até que a cutscene seja ativada. Imediatamente ao lado de onde você começa a controlar o bigodudo, há um portão inacessível para qualquer jogador. O que será que há por trás deste portão, afinal?



A resposta é: uma pequena extensão das mesmas ruas e postes de iluminação que se vê nas partes acessíveis da fase. Não há nada muito interessante, visto tratar-se de uma técnica muito usada pelos desenvolvedores para dar uma noção gráfica de profundidade aos locais os quais o jogador é impedido de visitar. Neste caso, porém, esta técnica impressiona pela quantidade de terreno utilizado para gerar essa noção, o que pode ser visto através do zoom out aéreo na última screenshot acima.

O mundo dos espelhos

Ainda no festival Star Bits, se você já se perguntou se há alguma coisa dentro do castelo da Peach, as capturas de tela a seguir podem te decepcionar.

Por não haver a necessidade, os desenvolvedores decidiram deixar o castelo completamente oco. Observar o castelo por debaixo da superfície, no entanto, mostra uma bizarra versão espelhada e incompleta do Reino do Cogumelo que carece de muitos modelos existentes na parte superior; esta versão também traz algumas porções poligonais que não foram implementadas no castelo principal como o vemos, e até mesmo implicam a ideia de algum tipo de janela que, no fim das contas, não foi originalmente introduzida:



Aproveitando este bizarro mundo espelhado encontrado nas profundezas do mapa, olha só o que mais a gente pode encontrar: um Airship de Bowser! Quando o soberano rei dos Koopas invade o reino, ele vem a bordo do famigerado navio voador fortemente armado que já é de sua marca registrada. Porém, o Airship que encontramos abaixo do solo não chega nem perto da versão detalhada que aparece na superfície:



Voltando ao Básico

Durante o ataque, você pode ver Princess Peach à distância pedindo socorro ao herói de boina vermelha na sacada de seu castelo. Se você se aproximar, a cutscene será engatilhada para dar prosseguimento ao jogo. O que acontece se nós aproximarmos a câmera para conseguir ver a alteza dos cogumelos bem de pertinho?



Mario, ajude! A princesa sofreu um downgrade! Para economizar recursos, a Nintendo usou uma versão muito mais simples e básica de Princess Peach, já que não havia formas de alcançá-la por meios comuns. Mesmo assim, seus fãs ainda te amam, Peach!

Thwomped!

Todos nós sabemos o quanto um Thwomp pode ser perigoso. Conforme descrito no manual de instruções de Super Mario World, estes "fantasmas de pedra" são muito durões. Em Galaxy, quando Mario é esmagado por um destes blocos animados, a câmera impede que nós possamos visualizar o estrago. Mas a mesma curiosidade que matou o gato é a mesma que fez com que Shesez posicionasse a câmera no ângulo certo para ver como a Nintendo produziu o efeito cartunesco de achatamento do pobre e infortunado herói das galáxias.


Eu sei o que está pensando. Não é nada incrivel, né?

Casca grossa

Quem já jogou esta obra-prima dos games não somente vai se lembrar do momento em que Bowser se apresenta durante a gameplay, como também da sensação de vê-lo entrando em cena, surgindo num salto fulminante com toda sua majestade e soberania. Mas afinal, de onde ele vem exatamente?


A verdade é que o Bowser simplesmente aparece como num flash bem na beirada da torre; interessantemente, seu modelo é erguido para uma determinada altura no céu e depois solto, entrando na animação que foi preparada para o jogador.

Falando no "rei-papai", seria muita audácia observar o que há dentro de seu respeitoso casco? Com licença, Bowser, estamos passando. Seremos breves e não vai doer nada!

Surpreendentemente, o casco de Bowser é separado de seu corpo neste modelo 3D. Isso quer dizer que, se porventura sua carapaça fosse removida, seu modelo continuaria normal e suas costas seriam vistas por completo. Será que o Koopa perderia uma porcentagem muito grande de sua honra e primazia sem seu casco?

Bem, parece que sim! Bowser já foi "descascado" por Luigi — ou seria Weegee? — na versão PC do questionável Mario is Missing!, mas essa é uma parte da história que muitos preferem deixar de lado.

Tal pai, tal filho: os mesmos resultados se aplicam ao rebento de Bowser. O que você vê acima, à direita, é uma inédita olhadela por dentro do casco de Bowser Jr., revelando suas costas.

Descendo do salto e visitando alguns inimigos de menor hierarquia, observamos o estranho caso dos Koopa Troopas. Uma análise minuciosa indica que, ao ser erguido por Mario, o casco transforma-se num item, estando vazio por dentro. Mas pouco depois ser pisoteado pelos tacões de serviço do encanador, nota-se que sua cauda permanece saindo do objeto, e o que esconde-se por dentro da carapaça pode ser assustador:


Parece que as tartarugas do Mario nasceram para sofrer, mesmo: o pobre coitado é totalmente compresso dentro do casco. Embora algumas partes tenham tido seu tamanho reduzido, alguns membros mantiveram suas proporções mesmo misturados uns aos outros. Alguém chama um médico!

"Onde tem os ovos, tem os olhos"

É isso aí. Os Magikoopas não têm olhos.

E como não se lembrar de Dino Piranha, um grande boss em Good Egg Galaxy que, inicialmente, se esconde dentro de um ovo? Quando Mario é arremessado por uma Launch Star e colide contra seu ovo, este ganha rachaduras e expõe sua ameaçadora cauda — visivelmente inspirada pelo rabo de um anquilossauro. Vamos fazer um ultrassom para ver se está tudo bem com esse bebezão antes de seu nascimento:

Como podemos ver, o modelo de nossa planta jurássica favorita está, de fato, dentro de seu ovo, mas para caber teve de passar por um efeito de compressão similar ao do Koopa Troopa, no qual apenas algumas partes de seu corpo foram reduzidas.

Escondendo o jogo

O fundo do mar em Beach Bowl Galaxy esconde um segredo que a Nintendo não gostaria que o mundo visse. Algumas bolhas d'água saem simplesmente do chão, aparentemente geradas por uma pedra. Entretanto, este comando é diretamente ligado a um objeto específico. O que há por baixo da pedra?

Voilà, eis o objeto dedicado a gerar as bolhas embaixo d'água. Só é possível encontrá-lo posicionando a câmera por debaixo da terra.

Outro truque interessante escondido no cenário está atrás da porta do Yoshi. As placas de madeira do jogo são os objetos primordiais para a ativação do comando de leitura, então como proceder perante a necessidade deste comando sair de um outro objeto — no caso, uma porta? A solução mais simples seria colocar a placa imediatamente atrás da porta, dentro de um local visualmente inacessível. E foi exatamente isso o que a equipe de desenvolvimento de Super Mario Galaxy decidiu fazer.


Seu cabeça-oca!

Finalmente, chegou a hora de analisar o que se passa dentro da cabeça dos encanadores extraordinários. Não estamos aqui para fazer uma análise psicológica, mas sim, explorar os miolos poligonais dos famosos Irmãos Mario.


Mesmo a parte interna do cucuruto de Mario ser completamente oca, ainda há uma pequena e estranha porção de cabelo por dentro do chapéu. Luigi, por sua vez, tem bastante cabelo escondido por baixo da boina, mas vamos combinar que é o couro cabeludo mais bizarro que já apareceu por aí em tempos recentes.

Carne e unha

Para quem curtiu a versão low poly da Peach lá em cima, aqui apresentam-se não apenas uma, mas duas versões de baixa qualidade da Rosalina, também presentes em algumas porções específicas de Super Mario Galaxy como uma forma de economia de recursos.

A primeira versão, já inacessível ao jogador, não é tão inferior, mas há certamente algo de errado com as unhas da protetora do cosmo — que estão cerca de três vezes maiores que sua versão original!

Acima, a versão mais compacta do modelo de Rosalina. O interessante é que esta versão possui detalhes mais sofisticados, como um globo ocular e até mesmo a íris do olho direito, geralmente encoberta pela franja.

Um segredo cabeludo

Spranglers e Spoings são aracnídeos vilosos que possuem um efeito impressionante em seus pelos. De longe, você percebe que eles são realmente felpudos. Como será que este efeito foi obtido? Seria mesmo uma complexa rede de fios?

Ao mudar o ângulo da câmera, é possível notar que, para dar essa impressão, a mesma textura do corpo foi arranjada em cinco camadas diferentes, uma sobre a outra! É um feito no mínimo extraordinário. Parabéns às poderosas mentes criativas dos desenvolvedores da Nintendo!

Isso é tudo por enquanto! Veja mais segredos do Marioverso na Top Secret do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem