Sob nova direção, Ressaca Friends 2017 tem muitas atrações e não deixa de lado a essência do evento

O ano de 2017 terminou com um ar de novidade para a equipe Reino do Cogumelo, e grande parte disso se deve ao evento que costuma encerrar o ciclo da Terra em torno do Sol com chave de ouro: o Ressaca Friends. Tendo acontecido nos dias 16 e 17 de dezembro, esta foi a 14ª edição do evento e a primeira a ser realizada sob nova organização, a Maru Division, que também será responsável pelo Anime Friends em 2018. O diretor executivo da Maru, Diego Ragonha, mostra, por meio de um comunicado de imprensa, que a companhia está mais do que preparada para comandar as atrações:
"Nós tivemos pouco mais de dois meses para montar um evento com o tamanho do Ressaca e ficamos felizes com o resultado. A Maru Division, apesar de ser uma empresa nova, conta com sócios que já possuem uma larga experiência na área de eventos."
Em 2017, o Ressaca, conhecido por ser um evento de menor porte derivado do Anime Friends, tomou palco no pavilhão Oeste do Anhembi; a estrutura é ótima e conta com um palco perfeito para a apresentação de bandas internacionais e desfiles, tal qual um auditório repleto de palestras e bate-papos e, é claro, como não deveria faltar, dezenas de estandes e salas temáticas para se visitar enquanto se espera por suas atrações favoritas. Se você não compareceu ao Ressaca, aguente firme, pois infelizmente você perdeu tudo o que se segue:
O primeiro dia de evento foi marcado pelas palestras de K-Pop, um especial com os dubladores do anime One Punch Man e o show com a cantora Mai Hoshimura, famosa pela música “Sakura Biyori” do anime Bleach.

Aconteceu também uma das seletiva do Cosplay World Masters, cujos vencedores participarão das finais brasileiras para escolher quem representará o país na grande final do concurso em Portugal. Para fechar o sábado com chave de ouro, os presentes puderam dançar ao som das melhores e mais animadas músicas na Balada K-Pop, estilo musical que virou uma verdadeira febre entre os jovens.

No domingo a magia de Harry Potter abriu o auditório lotado com uma palestra sobre o universo de Hogwarts e suas maravilhas; mais tarde, o dublador Wendell Bezerra, famoso por ser a voz dos personagens Goku e Bob Esponja, conversou com seus fãs em uma palestra divertida e para finalizar, a banda Snowkel encerrou a noite com um show incrível que rendeu um “tchau, até logo” dos integrantes para os brasileiros, Durante o show, a banda trouxe grandes sucessos, como trilhas de Naruto e até Dragon Ball.
Em ambos os dias o ator Walter Jones subiu no auditório para conversar com os fãs e falar sobre seu famoso personagem Zack Taylor, o primeiro Power Ranger negro de “Mighty Morphin” e planos para os próximos trabalhos. Nesta edição contamos também com o casal Pritt e Lohgann do canal “Japão nosso de cada dia”. Os influenciadores, que hoje moram no Japão, trouxeram centenas de fãs ao evento, ansiosos com a oportunidade em conhecê-los.

Além de todas as atrações, ainda foram realizadas dezenas de palestras e workshops para o público conhecer mais da cultura pop oriental e geek. A maquiadora e youtuber Nay Firens conduziu um workshop sobre maquiagem artística e a AreaE, escola de artes, ensinou algumas técnicas para desenhar quadrinhos e mangás; para os apaixonados por cultura coreana, um workshop com atividades divertidas e muita música K-Pop para aprender o idioma, as expressões e muito mais!

O Hino do Encanador

No comecinho da tarde do sábado, dia 16, a primeira banda a se apresentar no Palco Principal, os talentos da santista Ryujin, executaram, entre vários sucessos da cultura pop, uma versão incrível da música-tema de Super Mario Bros. Conhecida oficialmente como Ground Theme (地上BGM Chijō BGM, que se traduz literalmente para "música do plano de fundo acima do solo"), foi composta em 1985 pelo lendário designer de som Koji Kondo. Como todo mundo bem conhece, o tema do Mario puxa para um estilo afro-caribenho que, normalmente, é acompanhado de uma instrumentação correspondente dos video games que sintetiza os tambores de aço.

A banda Ryujin é composta por sete membros: Yuna e Edu Besson nos vocais, Artur no baixo, Dyego na bateria, Ivo Smith na guitarra e Rafa no teclado. Seu repertório, além da música-tema do encanador bigodudo mais proeminente do mundo, conta com anime songs e o melhor do J-Rock.

Um, Dois, Três, Quatro!


A equipe Reino do Cogumelo esteve frente a frente com Kaba, Nishi e Yama, membros da banda japonesa Snowkel, fundada em 2004. Você pode já ter escutado seus temas "Namikaze Satellite", a sétima abertura de Naruto, "Solar Wind", o segundo encerramento de Kiba e "Kiseki", o sexto encerramento de Gintama. O trio foi super carismático ao discorrer sobre seus gostos favoritos, opiniões sobre seu público tupiniquim e a emissão da palavra "gostoso!", que aparentemente aprenderam, e muito bem, aqui no Brasil!

A cantora, compositora de música pop e pianista Mai Hoshimura falou sobre sua música "Sakura Biyori", de 2007, escolhida para o décimo tema de encerramento de Bleach. Dentre muitos outros trabalhos, "Regret" tornou-se o sétimo tema de encerramento de D. Gray-man e "Merry Go Round" foi usado no quinto encerramento de Yakitate!!! Japan.

Casal de brasileiros residentes da Terra do Sol Nascente, Prit e Lohgann trazem curiosidades, informações e diferenças culturais do Japão de um jeito bem carismático no canal Japão Nosso de Cada Dia. Na coletiva de imprensa e ao sábado à noite no Auditório, compartilharam seu conhecimento prático sobre os costumes nipônicos e o uso da mídia audiovisual como fonte de renda.

Walter Jones, conhecido por interpretar o papel de Zack Taylor, o Ranger Preto original da série de TV Mighty Morphin Power Rangers, falou aos comparecentes sobre seu personagem e o estilo de luta Hip-Hop Kido, do qual assume a criação. Trata-se de uma arte personalizada que o diferenciava dos demais Rangers, caracterizada por uma mistura de manobras de dança evoluídas com golpes rápidos — um conceito similar à capoeira e ao estilo de luta do ator Daniel O'Neill em Adrenalina em Bangkok (2009). Ao comentar sobre o filme Power Rangers da Lion's Gate (2017), considerado uma renascença da série clássica nas telonas, Jones diz que "o filme foi um pouco decepcionante devido à ausência do Hip-Hop Kido" no novo Ranger Preto, desta vez interpretado pelo ator sino-canadense Ludi Lin.

O Beco dos Artistas


Um dos locais mais criativos de todo o evento, o Artists's Alley reuniu uma série de desenhistas consagrados e artistas em ascensão divulgando seus trabalhos — os quais, deve-se dizer, são verdadeiras e incríveis obras de arte. O galã televisivo Felipe Folgosi, que já atuou em telenovelas como Olho no Olho, Corpo Dourado e Explode Coração na Rede Globo, Os Ricos Também Choram no SBT e Vidas Cruzadas, Prova de Amor e Os Mutantes - Caminhos do Coração na Rede Record (entre outras), também é roteirista de histórias em quadrinhos desde 2015, quando estreou com a graphic novel Aurora — uma trama de ficção científica incentivada por financiamento coletivo no site Catarse. Hoje, também divulga sua graphic novel de terror Comunhão, lançada em 2016 pelo Instituto HQ. Mamma mia!

(Cos)Playing With Power!

Com eventos dedicados como o Desfile Cosplay, Cosplay Tradicional e o Cosplay World Masters, o Ressaca, como de costume, abriu portas para intérpretes talentosíssimos que poderiam deixar qualquer um de queixo caído. Dá só uma olhada:


Acima: Paulo Ricardo Araújo e Amanda Portella; à direita, Teliana e Andreia Gomes


Acima: o pequeno Matheus Barros e um Mario hyruleano vivido por Bruno Dias


Acima: nossa exclusiva favorita, Bayonetta, a Equipe Rocket decolando de novo!


Acima: Leona Heidern, de The King of Fighters, vivida por Beatriz, e Rapunzel e a Mãe Gothel, de Enrolados (2010), interpretadas por Fernanda e Laura, respectivamente.


Acima: Bloom Peters, princesa do planeta Domino e fundadora do Clube Winx, Jinx, o gatilho desenfreado de League of Legends, e o angustiado e complexo Severo Snape de Harry Potter


Acima: Vanno Venturelli como Miles "Tails" Prower, surgido em 1992 em Sonic the Hedgehog 2, Yui, guitarrista e assistente de publicidade da Girls Dead Monster, banda pós-vida do anime Angel Beats, e — ele mesmo! — Zabuza Momochi, o demônio do gás oculto, de Naruto!


Acima: os jovens Kakashi Hatake e Rin Nohara (Naruto), Cosmo e Wanda de Padrinhos Mágicos e a versão Vasto Lorde de Kurosaki Ichigo (Bleach)

Item Shops


Pode-se encontrar a revista Nintendo World na Comix, o estande de uma das maiores lojas de mangás e quadrinhos do Brasil. Além de inúmeras edições interessantíssimas da Loja Preview, encontramos a saudosista Warpzone, alimentada por belíssimas memórias de games que fizeram a nossa infância. Também, olha só essas pelúcias de Goomba, Super Cogumelo e Cogumelo Mario Extra que encontramos no Esconderijo Geek!


Acima: Jardim tietando o Wendel

Você pode até dizer que nunca ouviu falar de Wendel Bezerra, mas com certeza a voz do ator, dublador, diretor de dublagem, locutor e youtuber já esteve presente em seus programas favoritos. Trata-se do dublador de ninguém mais, ninguém menos que Goku, o Saiyajin protagonista da série Dragon Ball. Também é a voz de Bob Esponja, do Samwise Gamgi da trilogia Senhor dos Anéis, Jackie Chan de As Aventuras de Jackie Chan e Lee Sin do game League of Legends. Até aqui, já se pode notar que sua voz é inconfundível e presente em grandes e elogiáveis produções da mídia e da cultura pop.

Nós, os Mushroom Retainers da equipe Reino do Cogumelo, tivemos o prazer de comparecer à palestra Dublagem com Wendel Bezerra no Auditório do Ressaca às 16:00 do sábado, dia 16, e ao inesquecível meet n' greet com o lendário senhor das vozes — tudo graças à Maru Division e a todos os envolvidos na realização do Ressaca Friends 2017.

Num espaço atraente, boas instalações e um visual colorido e intenso, o Ressaca Friends se despede de seu público de aproximadamente 10 mil presentes com a entusiasmante promessa: nos vemos em 2018 no Anime Friends!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem