Versão arcade de Donkey Kong faz 35 anos!

Um gorila furioso surgido não se sabe exatamente de onde decide raptar a jovem Lady, levando-a para o topo de uma estrutura de andaimes com 100 metros de altura. Ouvindo os sonoros pedidos de ajuda da desafortunada donzela, o carpinteiro Jumpman não pensa duas vezes, e parte em seu socorro. Mas para resgatá-la das felpudas e selvagens garras de Donkey Kong, será preciso muito mais que boa vontade, afinal o gorila está ferozmente determinado a não deixar que um bigodudo intrometido acabe com sua diversão.

Batendo com as patas no peito em claro sinal de desafio, o gorilão começa a enviar seu infindável estoque de pesados barris pelas vigas, que foram devidamente inclinadas com suas potentes pisadas. É claro que nosso destemido herói não se intimidou diante destas ameaças, e com muita coragem, saltos precisos, e alguns golpes de martelo, conseguiu salvar o dia, ou melhor, a bela garota.

Com o passar do tempo, Jumpman acabou se transformando em Mario, Lady em Pauline, e Donkey Kong em Cranky Kong, e todos estes icônicos personagens têm em comum o fato de serem frutos do inegável talento do reverenciado designer Shigeru Miyamoto. Mas em 9 de julho de 1981, data em que o arcade Donkey Kong foi lançado oficialmente no Japão, Miyamoto era apenas um aprendiz dentro da Nintendo, e foi graças ao voto de confiança do então presidente da companhia Hiroshi Yamauchi que ele pôde colocar suas fantásticas ideias em prática.

No dia 31 de julho do mesmo ano, Donkey Kong chegava à América do Norte, e seria para sempre conhecido como o primeiro grande sucesso da Nintendo no continente americano, além de marcar o início da série Mario. Nesta data muito especial em que comemoramos o trigésimo quinto aniversário do lançamento deste histórico game, separamos abaixo as mais interessantes curiosidades envolvendo o arcade Donkey Kong. E você, leitor(a), já teve oportunidade de conhecer as instigantes mecânicas de jogabilidade deste memorável clássico? Comente!

Curiosidades

Donkey Kong foi o pivô de um processo por parte dos estúdios de cinema da Universal, que acusavam a Nintendo de infringir direitos autorais relacionados ao filme King Kong, de 1975. Com a ajuda do advogado John Kirby, a Nintendo não apenas provou que era inocente desta acusação, como mostrou que a Universal estava na verdade se apropriando indevidamente dos direitos do filme King Kong original de 1933, cuja trama na época já se encontrava em domínio público.

Donkey Kong é o segundo título do gênero plataforma a surgir no mundo dos games, sendo que o primeiro é o malfadado Space Panic, da Universal Entertainment, lançado para arcades em novembro de 1980.

• A vigésima segunda tela do arcade Donkey Kong, conhecida como kill screen (tela da morte) é também a sua última. Quando se chega nesta tela, Mario morre instantaneamente após oito segundos de jogo, e o game é encerrado independente do número de vidas extras restantes.

• Ports bem fieis da versão arcade de Donkey Kong foram incluídos no game Donkey Kong 64 (N64), Super Smash Bros. Brawl (Wii), pré-instalado no Wii vermelho lançado na Europa em 2010 para comemorar os 25 anos de Super Mario Bros., e em versão digital para o 3DS através de promoção do Club Nintendo japonês e americano realizada em 2012 - esta versão foi lançada também para o Virtual Console europeu do 3DS em 2014.

Donkey Kong é, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site US Gamer em 2015, o décimo arcade mais rentável de todos os tempos, com um faturamento total de quase setecentos milhões de dólares.

Donkey Kong ainda hoje possui um forte cenário competitivo, com habilidosos jogadores lutando para alcançar o maior placar possível no game e se tornar o novo "Rei do Kong". O primeiro a conseguir este título foi o empresário Billy Mitchel, e seu recorde só foi superado oficialmente em agosto de 2007 pelo professor de álgebra Steve Wiebe, iniciando uma emocionante rivalidade que deu origem ao aclamado documentário Os Reis do Kong: Uma Disputa Acirrada, dirigido por Seth Gordon. O "Rei de Kong" atual é Wes Copeland, que no dia 5 de maio de 2016 estabeleceu o fantástico placar de 1.218.000 pontos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem