Digital Foundry dá seu veredito definitivo sobre o desempenho técnico do portátil New Nintendo 3DS

segunda-feira, 28 de março de 2016

Lan√ßado em outubro de 2014 no Jap√£o, e no in√≠cio de 2015 no Ocidente (janeiro na Europa e fevereiro na Am√©rica), o port√°til New Nintendo 3DS, assim como sua vers√£o de maior tamanho New Nintendo 3DS XL, oferece diversas melhorias em rela√ß√£o aos modelos anteriores da fam√≠lia 3DS, incluindo maior poder de processamento, efeito 3D super est√°vel, compatibilidade nativa com amiibo, um direcional anal√≥gico extra e mais dois bot√Ķes de ombro. Com a chegada de Hyrule Warriors Legends, ambicioso port de Wii U lan√ßado na √ļltima semana para sistemas 3DS que notadamente roda com mais suavidade no New 3DS/New 3DS XL, os especialistas do instituto Digital Foundry resolveram examinar minuciosamente o hardware do New 3DS para dar o veredito definitivo sobre seu desempenho; os principais detalhes desta an√°lise, assim como v√≠deos que fazem compara√ß√Ķes diretas de desempenho entre o New 3DS e o 3DS, entre o New 3DS e o Wii, e entre o New 3DS e o Wii U, voc√™ confere a seguir.

Velocidade de Hyrule Warriors Legends (New 3DS vs. 3DS e Wii U)
Link Direto

Primeiramente, eles destacam as principais melhorias na estrutura de hardware do New Nintendo 3DS, detalhes t√©cnicos que certamente s√£o interessantes para quem entende do assunto: o processador ARM principal foi atualizado para um modelo quad-core, a frequ√™ncia de CPU aumentou para 804MHz, a mem√≥ria RAM foi dobrada para 256MB, a GPU recebeu mais 4MB de mem√≥ria VRAM, e h√° algum cache L2 extra na CPU. Em suma, h√° mais n√ļcleos no processador, mais mem√≥ria RAM, e uma melhora na velocidade geral do sistema.

Velocidade de Monster Hunter 4 Ultimate (New 3DS vs. 3DS)
Link Direto

A análise feita pelo Digital Foundry indica que a GPU do New 3DS aparentemente não sofreu nenhuma alteração, sugerindo que a Nintendo sub-utilizou o componente no hardware do 3DS original, provavelmente para poupar a vida da bateria. A conclusão que se chega é a de que o New 3DS oferece uma solução de processamento otimizada para não consumir um nível tão alto de bateria.

Gr√°ficos de Xenoblade Chronicles 3D (New 3DS vs. Wii)
Link Direto

Outro detalhe importante √© que nenhum dos games j√° lan√ßados para 3DS apresentam melhora de desempenho quando rodam no New 3DS, j√° que ele simplesmente roda estes t√≠tulos em suas velocidades originais. Por√©m, gra√ßas √† maior disponibilidade de mem√≥ria RAM, ocorre sim uma redu√ß√£o nos tempos de carregamento destes games. Apesar disso, h√° relatos de que hackers conseguiram melhorar a velocidade de t√≠tulos como Pok√©mon X & Y, Monster Hunter 4 Ultimate e Luigi's Mansion: Dark Moon, mas a informa√ß√£o n√£o p√īde ser verificada pelo Digital Foundry. O hardware do New 3DS permite ainda que se realize uma "desatualiza√ß√£o" na velocidade do processador para a frequ√™ncia original de 3DS, que √© de 268MHz; um teste feito pelo Digital Foundry mostrou que Xenoblade Chronicles 3D roda precariamente nestas condi√ß√Ķes.

Velocidade de Xenoblade Chronicles 3D (New 3DS vs. Wii)
Link Direto

A julgar por esta competente análise de hardware, é possível afirmar que não houve de fato uma evolução no que diz respeito ao aspecto visual dos games no New 3DS, mas a maior quantidade de memória RAM e maior velocidade de processamento permitem uma experiência de jogo mais fluida em games que foram projetados para fazer uso destas melhorias, como Xenoblade Chronicles 3D e Hyrule Warriors Legends, por exemplo.

E você, leitor(a), o que achou deste veredito final sobre o hardware do New 3DS feito pelo pessoal do Digital Foundry? Acredita que o conjunto de melhorias internas e externas deste sistema são suficientes para atrair jogadores que já possuem, e também das pessoas que ainda não possuem um 3DS, 3DS XL ou 2DS? Comente!

    • Coment√°rios

  • Facebook ()
  • Google (0)
  • Disqus ()

0 coment√°rios:

Postar um coment√°rio