Digital Foundry dá seu veredito definitivo sobre o desempenho técnico do portátil New Nintendo 3DS

Lançado em outubro de 2014 no Japão, e no início de 2015 no Ocidente (janeiro na Europa e fevereiro na América), o portátil New Nintendo 3DS, assim como sua versão de maior tamanho New Nintendo 3DS XL, oferece diversas melhorias em relação aos modelos anteriores da família 3DS, incluindo maior poder de processamento, efeito 3D super estável, compatibilidade nativa com amiibo, um direcional analógico extra e mais dois botões de ombro. Com a chegada de Hyrule Warriors Legends, ambicioso port de Wii U lançado na última semana para sistemas 3DS que notadamente roda com mais suavidade no New 3DS/New 3DS XL, os especialistas do instituto Digital Foundry resolveram examinar minuciosamente o hardware do New 3DS para dar o veredito definitivo sobre seu desempenho; os principais detalhes desta análise, assim como vídeos que fazem comparações diretas de desempenho entre o New 3DS e o 3DS, entre o New 3DS e o Wii, e entre o New 3DS e o Wii U, você confere a seguir.

Velocidade de Hyrule Warriors Legends (New 3DS vs. 3DS e Wii U)
Link Direto

Primeiramente, eles destacam as principais melhorias na estrutura de hardware do New Nintendo 3DS, detalhes técnicos que certamente são interessantes para quem entende do assunto: o processador ARM principal foi atualizado para um modelo quad-core, a frequência de CPU aumentou para 804MHz, a memória RAM foi dobrada para 256MB, a GPU recebeu mais 4MB de memória VRAM, e há algum cache L2 extra na CPU. Em suma, há mais núcleos no processador, mais memória RAM, e uma melhora na velocidade geral do sistema.

Velocidade de Monster Hunter 4 Ultimate (New 3DS vs. 3DS)
Link Direto

A análise feita pelo Digital Foundry indica que a GPU do New 3DS aparentemente não sofreu nenhuma alteração, sugerindo que a Nintendo sub-utilizou o componente no hardware do 3DS original, provavelmente para poupar a vida da bateria. A conclusão que se chega é a de que o New 3DS oferece uma solução de processamento otimizada para não consumir um nível tão alto de bateria.

Gráficos de Xenoblade Chronicles 3D (New 3DS vs. Wii)
Link Direto

Outro detalhe importante é que nenhum dos games já lançados para 3DS apresentam melhora de desempenho quando rodam no New 3DS, já que ele simplesmente roda estes títulos em suas velocidades originais. Porém, graças à maior disponibilidade de memória RAM, ocorre sim uma redução nos tempos de carregamento destes games. Apesar disso, há relatos de que hackers conseguiram melhorar a velocidade de títulos como Pokémon X & Y, Monster Hunter 4 Ultimate e Luigi's Mansion: Dark Moon, mas a informação não pôde ser verificada pelo Digital Foundry. O hardware do New 3DS permite ainda que se realize uma "desatualização" na velocidade do processador para a frequência original de 3DS, que é de 268MHz; um teste feito pelo Digital Foundry mostrou que Xenoblade Chronicles 3D roda precariamente nestas condições.

Velocidade de Xenoblade Chronicles 3D (New 3DS vs. Wii)
Link Direto

A julgar por esta competente análise de hardware, é possível afirmar que não houve de fato uma evolução no que diz respeito ao aspecto visual dos games no New 3DS, mas a maior quantidade de memória RAM e maior velocidade de processamento permitem uma experiência de jogo mais fluida em games que foram projetados para fazer uso destas melhorias, como Xenoblade Chronicles 3D e Hyrule Warriors Legends, por exemplo.

E você, leitor(a), o que achou deste veredito final sobre o hardware do New 3DS feito pelo pessoal do Digital Foundry? Acredita que o conjunto de melhorias internas e externas deste sistema são suficientes para atrair jogadores que já possuem, e também das pessoas que ainda não possuem um 3DS, 3DS XL ou 2DS? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem