Miyamoto e Tezuka falam sobre evolução da aparência de Mario e da jogabilidade da série principal

A revista GamesTM deste mês trouxe uma interessante entrevista com Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, e é claro que algumas das questões feitas a estes dois renomados desenvolvedores envolveu a sua mais importante criação: a série de games Super Mario. Em uma de suas declarações, Tezuka falou especificamente sobre a aparência de Mario, dizendo que há uma certa resistência por parte da Nintendo em modernizar demais o personagem, mas notando que houve, sim, algumas pequenas evoluções no design do personagem desde Super Mario Bros. (NES)

Eu acho que ele mudou um pouco... Por exemplo, em Mario 3 nós fizemos ele um pouco mais bonito. E talvez com a cauda de Tanooki e a capa nós definitivamente adicionamos itens e características para que houvesse mais variedade nas ações do Mario.

Falando sobre a maneira como a jogabilidade de Super Mario evoluiu ao longo destas três décadas, Miyamoto revelou que um dos segredos é manter a série principal a cargo de um único estúdio (Nintendo EAD), tendo assim um melhor controle sobre algumas características fundamentais, incluindo a maneira como o personagem corre e salta.

Em termos da performance do Mario em 3D, ela evoluiu, mas nós sempre fomos coerentes, tentando tomar cuidado em termos de quando você faz um B-dash [segurar o botão de corrida], o quão distante ele pode pular, ou quantos blocos ele pode quebrar. Tornamos essas ações um pouco mais simples para os jogadores conforme ele evoluiu, porque há mais coisas complicadas que estamos pedindo para os jogadores fazer.

No Mario original, quando você está parado não é possível fazer o B-dash, mas você pode fazer isso agora nos games mais recentes. Então simplificamos um pouco mais e mudamos isso no decorrer dos anos. No que diz respeito aos games Mario, nós definitivamente não queremos ter outros times desenvolvendo eles, porque queremos controlar isso e gerenciar estas características.

E você, leitor(a), o que pensa sobre a evolução da aparência de Mario, e da jogabilidade dos games de plataforma Super Mario? Acredita que a abordagem mais cautelosa da Nintendo em relação a estes aspectos é justificada? Comente!

1 Comentários

  1. A maior evolução ocorreu na era do GameCube. Lá, padronizaram diversas coisas como o chapéu do Toad e o vestido da Peach.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem