Satoru Iwata falece aos 55 anos

Quem passa pelo prédio da Nintendo na cidade de Quioto e observa a sua bandeira hasteada a meio mastro, sabe que a companhia sofreu uma perda realmente imensurável. Essa foi na verdade uma perda imensa também para toda a indústria dos games, pois é com muito pesar que soubemos, através de comunicado feito ontem pela Nintendo, que seu presidente, Satoru Iwata, faleceu no sábado aos 55 anos de idade, devido a complicações causadas por um tumor no duto biliar. Satoru Iwata foi o quarto presidente da Nintendo, e assumiu essa função em 2002, indicado pelo presidente anterior, Hiroshi Yamauchi, que na época afirmou que "Iwata tem os instintos que você precisa para se manter neste negócio."

A carreira de Satoru Iwata na indústria dos games começou em 1980, quando ele ingressou na desenvolvedora Hal Laboratory Inc. como programador, e se envolveu na criação de grandes clássicos do NES, como Balloon Fight, Earthbound e NES Open Tournament Golf; ele também foi o responsável pelo lançamento de Kirby's Dream Land do Game Boy, primeiro game da série Kirby, quando apoiou a ideia de seu criador Masahiro Sakurai, pois desejava que a Hal tivesse um game acessível para jogadores iniciantes. Em 1993, Iwata se tornou o presidente da Hal Laboratory, em um período conturbado para a desenvolvedora, e sua dedicação para recuperar as finanças da empresa acabou chamando a atenção da Nintendo, em especial de Hiroshi Yamauchi.

Sua permanência de treze anos na presidência da Nintendo teve sucessos e tropeços, porém foi neste período que foram lançados os dois sistemas de games mais bem-sucedidos de toda a história da companhia, o portátil Nintendo DS, em 2004, e o Wii, em 2006. Considerado um verdadeiro visionário na indústria, Iwata disse certa vez que: "Videogames devem significar apenas uma coisa. Diversão. Diversão para todos." Sua paixão pelos games, e também pela Nintendo, sem dúvida se fizeram notar desde o início de sua carreira, e o inesperado falecimento de Satoru Iwata teve uma grande repercussão na internet e nas redes sociais, com mensagens de Shigeru Miyamoto, da Nintendo Europe, de várias figuras importantes da indústria dos games e do entretenimento em geral, e também de fãs; veja algumas delas logo abaixo.

Shigeru Miyamoto: Eu estou realmente surpreso e entristecido por estas inesperadas notícias.

Todo o time de desenvolvimento da Nintendo vai permanecer comprometido com nossa política de desenvolvimento, que o Sr. Iwata e eu vínhamos construindo juntos, e para alcançar os resultados de desenvolvimento que o Sr. Iwata gostaria.

Nintendo Europe: Nintendo of Europe está hoje triste pelo falecimento do Sr. Satoru Iwata, o Presidente Global da Nintendo. É difícil colocar em palavras a tristeza que sentimos neste momento. Sr. Iwata foi um forte líder, uma figura única na indústria dos games, e uma parte importante da história da Nintendo. Ele era um visionário em todos os sentidos da palavra, e vamos sentir ternamente sua falta. Assim como o Sr. Iwata nos desafiou a sempre seguir adiante, vamos nos assegurar de que seu legado viva através de nosso trabalho contínuo para sempre surpreender e deleitar nossos fãs. Neste momento, nossos pensamentos estão com sua família.

Shigesato Itoi: Não importa o adeus, acho que a coisa mais apropriada a dizer é que "nos encontraremos novamente." Nós somos amigos, então nos encontraremos novamente. Não há nada estranho em dizer isso. Sim. Nos encontramos novamente.
























Descanse em paz, Iwata-san. Somos eternamente gratos por tudo que fez, e pelo inestimável legado que deixou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem