Conheça a fascinante história de Donkey Kong assistindo a um caprichado (e acelerado) vídeo feito por fãs

Antes de Mario dominar o mundo dos games, Donkey Kong foi a principal franquia da Nintendo, e também a que marcou o início da ascensão meteórica da companhia neste setor. A história desta importante franquia é recheada de curiosidades fascinantes, a começar pelo primeiro game, chamado apenas de Donkey Kong, e lançado para arcades em 1981. A participação de Donkey Kong, Mario (conhecido na época como Jumpman), e Pauline (conhecida como Lady na época) neste game só aconteceu porque seu criador, Shigeru Miyamoto, não conseguiu autorização para usar o famoso marinheiro Popeye, sua namorada Olívia, e seu nêmesis Brutus. O sucesso imenso deste título (que foi o primeiro game a utilizar cutscenes para contar uma história) gerou as sequências Donkey Kong Jr., Donkey Kong Jr. Math, e Donkey Kong 3, além de uma série de adaptações para outros sistemas Nintendo (como o NES e os portáteis Game & Watch) e não-Nintendo (como o Atari 2600).


Depois disso, Donkey Kong passou mais de dez anos em "descanso", até retornar de forma triunfal em Donkey Kong Country, criado pela desenvolvedora britânica Rareware para o Super Nintendo, que fez um sucesso avassalador graças ao uso de gráficos pré-renderizados, e incríveis escolhas de design. Tanto este game como suas sequências para o Super Nintendo, Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie's Kong Double Trouble, foram portados para portáteis como Game Boy Color e Game Boy Advance; o Game Boy, por sua vez, recebeu a trilogia Donkey Kong Land, que também é baseada em Donkey Kong Country, mas traz muitos elementos diferentes.


Donkey Kong 64, da Rareware, marcou a estreia da franquia na geração 3D, oferecendo aos jogadores uma das mais grandiosas e aclamadas aventuras de plataforma já feitas, com uma enorme quantidade de colecionáveis; de fato, este é o game com maior número de colecionáveis da história, segundo o Guinness World Records. Depois disso, a Nintendo fez algumas experiências curiosas usando controles em forma de bongôs nos games musicais Donkey Konga e Donkey Konga 2, e no inovador game de plataforma Donkey Kong: Jungle Beat, todos lançados para GameCube.


No Game Boy Advance e no Nintendo DS, tivemos também alguns títulos de ação curiosos do gorilão, DK: King of Swing e DK: Jungle Climber, respectivamente, que focavam principalmente no uso dos botões de ombro destes sistemas para fases de escalada. Vale destacar ainda os diversos títulos Mario vs. Donkey Kong, uma série de games de estratégia 2D vagamente inspirada pelo Donkey Kong original de 1981, que começou no Game Boy em 1994, e se estende até os dias de hoje - sua mais recente edição, Mario Vs. Donkey Kong: Tipping Stars, foi lançada para Nintendo 3DS e Wii U em março de 2015.


Mas foi somente com Donkey Kong Country Returns, fenomenal game de plataforma 2D produzido pela texana Retro Studios e lançado para Wii em 2010, que o gorila de gravata vermelha voltou realmente a ser o centro das atenções no mundo dos games. Sua sequência, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, lançada para Wii U em fevereiro de 2014, também foi amplamente elogiada pela crítica especializada. Presente ainda em títulos de séries como Mario Kart, Mario Golf, Mario Tennis, Mario Strikers, Mario Superstar Baseball, e Super Smash Bros., e em desenhos animados e filmes, Donkey Kong pode sem dúvida ser considerado um dos maiores e mais importantes ícones do mundo dos games.

No vídeo abaixo, produzido pelo competente pessoal do canal The Game Theorists, você pode acompanhar toda a fantástica história de Donkey Kong (incluindo o lançamento de títulos obscuros como Donkey Kong Circus para Game & Watch) de uma forma divertida e um tanto quanto acelerada, afinal tudo é contado em menos de treze minutos! Depois aproveite para nos contar qual é seu game Donkey Kong favorito, e suas expectativas pelos inevitáveis próximos games estrelados pelo carismático gorilão de gravata, leitor(a)!

Link Direto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem