Miyamoto explica como surgiu a ideia de usar Lakitu como "cameraman" em Super Mario 64

Um dos maiores saltos tecnológicos da geração 2D para a 3D aconteceu no sistema de câmera, passando de um recurso praticamente inexplorado para algo fundamental no mundo dos games, principalmente em games com ambientes de livre exploração. Um dos títulos que primeiro fez uso de mudança de ângulos de câmera foi o clássico Super Mario 64, e uma solução certamente muito inovadora para a época foi encontrada por Shigeru Miyamoto e sua equipe para explicar estas variações de perspectiva: transformar o personagem Lakitu em um cameraman! Entrevistado pelo site NPR, Miyamoto falou sobre este que foi um dos maiores desafios de sua carreira, e também explicou melhor como surgiu a ideia de incluir Lakitu no sistema de câmera de Super Mario 64; leia as interessantes revelações feitas pelo desenvolvedor logo abaixo.

Quando eu era jovem, eu costumava desenhar meus próprios quadrinhos, e na escola eu estudei design industrial. Então a partir destas duas experiências do passado, eu estava sempre pensando sobre qual é o ângulo certo para desenhar uma imagem ou de visualizá-la, e neste sentido eu estava sempre pensando sobre perspectivas.

Quando começamos a fazer games e os fazíamos em 2D, criar games em duas dimensões é bem parecido com desenhar imagens. Mas quando a tecnologia 3D chegou, e começamos a criar games usando modelos poligonais, não estávamos mais criando imagens, mas havia objetos que teríamos que mostrar. E para mostrar estes objetos sólidos em 3D, você tinha de se preocupar sobre onde a câmera seria posicionada, como ela seria manipulada ao redor do objeto. E então paramos de criar imagens e ao invés disso começamos a criar sequências de histórias para dar fluxo às cenas no game, e coisas assim. E conforme trabalhávamos no processo, me ocorreu que, sim, temos um protagonista no game, mas há também a câmera. E precisávamos de pessoas que entendessem por que a câmera estava se movendo - e a própria câmera é quase como um personagem.

Então tivemos esta ideia de que haveria Mario, e haveria um personagem carregando a câmera, e eles embarcariam em uma aventura juntos. E foi isso que fizemos - se você olhar para cima, nós temos um pôster aqui, e nele há um personagem cujo nome em inglês é Lakitu, e ele é uma tartaruga que voa por aí sobre uma nuvem nos games Super Mario. Pensamos que ele era o personagem perfeito para segurar a câmera, já que ele flutua por aí na sua nuvem, e segue Mario em sua aventura. E então eu percebi que ninguém no mundo havia tido esta ideia, e fiquei muito empolgado com isso, e me esforcei muito em transportar isto para o game, e finalizamos o game com esta ideia anexada a ele.

Via NPR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem