Em entrevista, Satoru Iwata elogia genialidade de Miyamoto, mas diz que chegou a considerá-lo como rival

Embora hoje em dia a relação entre Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, e Shigeru Miyamoto, um dos mais reverenciados designers de games do mundo, seja notadamente amistosa, houve uma época em que as coisas foram diferentes. Em entrevista ao site japonês 4Gamer, Iwata confessou que por um longo tempo sentiu uma certa inveja do profissionalismo metódico de Miyamoto, considerando-o como um rival, e tentando "infernizá-lo" em seus trabalhos.

Eu tenho este estranho senso de dever no que diz respeito a codificar a "Metodologia de Miyamoto", porque sinto que seria útil para a indústria que pudéssemos colocar isso em palavras. Eu comecei um projeto similar ao "Iwata Asks" por este motivo. E, é claro, queria colocar isso em palavras para que eu pudesse entender também, porque voltando à época onde comecei na Nintendo, eu meio que decidi de forma arbitrária que Miyamoto era meu rival, embora seja embaraçoso admitir isso agora.

Você acreditaria que por um longo tempo eu apenas decidi comigo mesmo, de forma completamente arbitrária e de modo nenhum recíproca, que ele era meu rival e eu queria fazer algo para infernizá-lo. E talvez tenha conseguido um pouco (riso).

Miyamoto é, como você espera, uma pessoa incrível e sem dúvida possui uma metodologia que eu não tenho. E sempre senti que era um desperdício não verbalizar isso.

Iwata falou também sobre o memorável pensamento de Miyamoto a respeito do que é uma boa ideia: "Uma boa ideia é aquela que não resolve apenas um único problema, mas ao invés disso consegue resolver múltiplos problemas de uma vez só". O executivo disse ter ficado tão impressionado com a citação que resolveu espalhá-la de modo que se tornasse popular na indústria, e aproveitou a deixa para mencionar um outro interessante pensamento do criador de Mario, que diz que "quando um problema não pode ser resolvido de maneira alguma, alguém está mentindo."

Sim. Ele não quer dizer mentindo de uma maneira negativa, mas que o raciocínio da pessoa está equivocado, ou que estão olhando o problema pelo ângulo errado.

Miyamoto é, como posso explicar isso, ele é um gênio em criar mudanças de perspectiva. Explicar o valor de mudar a percepção de alguém de uma maneira facilmente compreensível faz as pessoas felizes, então este é um dom muito interessante. (risos)

Via NeoGAF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem