Detalhes sobre o desenvolvimento de Mario Takes America, game cancelado de CD-i, s√£o revelados

domingo, 28 de setembro de 2014

Parte de um acordo feito entre a Nintendo e a Philips no come√ßo da d√©cada de 90, o game Mario Takes America tinha como proposta principal oferecer aos jogadores uma maneira de conhecer melhor a cultura estadunidense enquanto acompanhava Mario em uma aventura de plataforma 3D por cen√°rios do mundo real, como a cidade de Nova Iorque. Mario Takes America seria lan√ßado para o console Philips CD-I, e esteve em desenvolvimento de 1992 a 1994 pelo est√ļdio canadense Cigam Entertainment, que chegou at√© mesmo a mostrar um v√≠deo do jogo durante a confer√™ncia New York CDi 3 em 1993, e tamb√©m no evento Winter CES de 1994. Para dar vida a este intrigante e inovador conceito de jogo, a equipe de desenvolvimento se aventurou a bordo de helic√≥pteros e barcos para tirar fotos das loca√ß√Ķes que estariam presentes em Mario Takes America, como as Cataratas de Ni√°gara, o Fort Knox e at√© mesmo o famoso letreiro da cidade de Hollywood.

A ideia era mostrar uma vers√£o 2D cartunizada de Mario viajando por diversos pontos tur√≠sticos dos Estados Unidos, de Nova Iorque a Hollywood, onde o bigodudo encerraria a aventura para estrelar seu pr√≥prio filme interativo. Para chegar ao seu destino, Mario viajaria de carro, caminh√£o, trem, aeroplano, helic√≥ptero e motocicleta, tendo de enfrentar alguns cl√°ssicos inimigos pelo caminho. Veja abaixo algumas fotos do per√≠odo de produ√ß√£o de Mario Takes America, que ilustram bem o esfor√ßo dos desenvolvedores para conseguir registrar os cen√°rios do game com suas c√Ęmeras fotogr√°ficas da melhor forma poss√≠vel.


Abaixo, você confere duas montagens feitas pelo site Unseen 64, que trazem uma vaga noção de como seria o game Mario Takes America em ação, caso ele tivesse sido realmente lançado; os desenvolvedores gostaram das montagens, mas disseram que, com exceção das cenas cinematográficas, Mario seria menor.


Uma matéria publicada em edição de 1993 da CD-i World Magazine, a revista oficial do console Philips CDI no Reino Unido, destaca as sequências de ação dramáticas do game, com cenas onde Super Mario voa sobre os céus de Manhattan, desliza na cachoeira de Niágara a bordo de um barril, comanda uma nave espacial, pilota um veloz barco sobre uma baía repleta de jacarés, guia uma motocicleta sobre a árida região de Badlands, enfrenta um pugilista peso-pesado em Las Vegas, e atravessa a rodovia LA Freeway para chegar à Hollywood a tempo de estrelar seu próprio filme interativo. Veja imagens desta matéria logo abaixo.


Um antigo funcion√°rio da Cigam Entertainment fez tamb√©m algumas revela√ß√Ķes muito interessantes sobre alguns dos est√°gios que estavam sendo desenvolvidos. Uma das fases, por exemplo, se passava no topo de um trem, onde Mario deveria travar um feroz combate contra Koopas que chegavam atrav√©s das laterais do trem, sendo que cada inimigo teria um estilo de luta diferente; uma c√Ęmera posicionada bem na janela de um dos vag√Ķes permitiria aos jogadores assistir √† dram√°tica escalada dos Koopas pelas laterais da embarca√ß√£o em movimento. Na fase Space Shuttle, Mario usaria um mecanismo espacial chamado Canadarm para atrair moedas e para socar inimigos e aster√≥ides que tamb√©m liberariam moedas. Em Hollywood Sign, o objetivo do mascote seria perseguir correntes el√©tricas sobre o imenso letreiro da cidade. Alguns est√°gios trariam uma perspectiva em primeira pessoa, no estilo on-rail, ou "sobre trilhos" (n√£o control√°vel), enquanto em outros est√°gios a jogabilidade assumia um formato de plataforma 2D tradicional, sempre tendo ao fundo paisagens reais dos EUA. Confira abaixo uma lista das fases que estavam sendo projetadas para Mario Takes America.


Est√°gios On-rail com vis√£o em primeira pessoa

• New York / Manhattan Skyscraper Helicopter Ride (com tema musical “New York New York”)
• Niagara Falls Upper e Lower Rapids Barrel Game
• Louisiana Bayou com um Speedboat (barco de alta velocidade)
• Luta em Vintage Steam Train (no topo de um vag√£o de trem) no Texas
• Badlands Motorcycle Chase
• Las Vegas Neon Race (nunca completado)
• Los Angeles Car Race (corrida noturna pela rodovia LA Highway)

Est√°gios de plataforma 2D

• Fort Knox Gold (padronizado ap√≥s sua apari√ß√£o no filme 007 Contra Goldfinger)
• Carlsbad Caverns
• Hollywood Sign
• Batalha contra chefe final em Graumann’s Theatre

Outros est√°gios gravados

• Detroit Auto Factory (nunca completado)
• Florida Space Shuttle Ride
• Monument Valley Motorcycle Race on Highway (eles conseguiram at√© mesmo os direitos para executar o cl√°ssico rock “Born to Be Wild”, da banda Steppenwolf, nesta fase)

Infelizmente, devido √†s limita√ß√Ķes t√©cnicas do console Philips CDI, os desenvolvedores come√ßaram a enfrentar diversos problemas durante a produ√ß√£o do game, o que tornou a cria√ß√£o de Mario Takes America um verdadeiro pesadelo. Percebendo a falta de progresso da Cigam Entertainment no desenvolvimento do game, a Philips cortou os recursos financeiros do est√ļdio. Confiantes no sucesso do conceito de jogabilidade por tr√°s do game, a Cigam ainda tentou uma parceria com a Sega para a utiliza√ß√£o de Sonic como personagem principal, e quando a tentativa n√£o deu certo, chegou a criar um personagem pr√≥prio chamado Metal, inspirado no vocalista Dee Snider da banda de rock Twisted Sister. Mesmo assim, eles n√£o conseguiram levar adiante seu ousado projeto.

As d√≠vidas da Cigam junto ao Canadian Imperial Bank of Commerce fizeram com que o est√ļdio abrisse fal√™ncia, e perdesse o direito sobre todo o material de produ√ß√£o do game para a institui√ß√£o banc√°ria canadense. Com isso, as chances de que venhamos a conhecer algum v√≠deo ou screenshot do game no futuro s√£o pequenas, mas n√£o nulas. E voc√™, leitor(a), acredita que um game como Mario Takes America poderia realmente ter feito algum sucesso caso tivesse visto a luz do dia? Comente.

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