Satoru Iwata diz que trava de região em consoles Nintendo é algo necessário

Embora Microsoft e Sony tenham anunciado que seus próximos consoles, Xbox One e PlayStation 4, não terão trava de região, a Nintendo não parece disposta a abandonar esse recurso em seus consoles. Com a trava de região, os usuários só podem jogar games da mesma região do seu console, que não roda games lançados em outras regiões. Tanto o Wii, como o Wii U e o 3DS possuem trava de região, uma prática que a Nintendo deixou de adotar com o DS e o DS Lite, mas que retornou no DSi.

Recentemente, fãs iniciaram uma petição online pedindo para que a Nintendo remova a trava de região de seus consoles - clique aqui para acessar, e assinar se quiser - que já conta com quase dezenove mil assinaturas, mas pretende chegar às 25 mil. Durante a E3 2013, Richard George, editor do site IGN, conversou com Iwata sobre a trava de região nos consoles Nintendo (isso foi antes da Microsoft anunciar que o Xbox One não teria esta trava); leiam o que o presidente da Nintendo disse sobre este assunto a seguir.

Na visão de algumas pessoas, parece um tipo de restrição. No entanto, nós esperamos que as pessoas compreendam o fato de que vendemos nossos produtos para o mundo todo. Há muitas regiões diferentes no mundo e cada região tem suas próprias aceitações culturais e restrições legais, assim como diferentes classificações etárias. Sempre há coisas diferentes que devemos fazer em cada região, e elas podem ir contra esta ideia de que os jogadores ao redor do mundo querem liberdade para jogar o que quiserem.

Eu espero que os fãs de games entendam que a indústria não está fazendo isso somente por uma questão de ego. Há razões por trás disso.

Iwata disse também que sistemas com trava de região fazem parte de uma política histórica nos consoles Nintendo, e que essa não é apenas uma estratégia sua, e sim algo que a indústria como um todo teve de aprender a lidar. Será que pode haver uma reviravolta nesta linha de pensamento da Nintendo caso os fãs alcancem as 25 mil assinaturas de sua petição contra a trava de região nos consoles da companhia? O que você pensa a respeito desse assunto, leitor(a)? Comente.

Via IGN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem