Miyamoto diz que gamers japoneses odeiam games de ação difíceis; gamers japoneses respondem à declaração

Em entrevista ao site 4Gamer, o mundialmente famoso designer de games, Shigeru Miyamoto, fez uma afirmação bastante polêmica envolvendo gamers japoneses. Segundo o criador de Mario, os jogadores japoneses odeiam os jogos de ação muito difíceis. Eles simplesmente não toleram o alto nível de desafio proposto por esses games e deixam de jogá-los. Em contrapartida, ele acredita que os gamers ocidentais gostam bastante deste tipo de game, e a Nintendo tenta produzir games que agradem ambos os estilos de jogadores. Confiram a surpreendente declaração do mestre Miyamoto sobre o assunto a seguir.

Eu tenho feito games de ação por pelo menos 30 anos, e estive pensando na diferença evidente de como sua popularidade vem gradualmente diminuindo no Japão enquanto ela se mantém na América. O problema é que os japoneses que não conseguem vencer o nível de dificuldade em um game de ação não querem mais jogá-lo. Esta percepção então se espalha para os games como um todo, e as pessoas evitam eles por que os consideram muito difíceis.

No caso da América, há muito mais pessoas que gostam de um desafio, se mantém firmes e tentam superar o obstáculo inicial. Sim, são games de ação que demandam um certo nível de habilidade. Então, alguns jogadores se divertem apenas por jogar, outros preferem chegar ao final de um jogo, e alguns preferem grandes desafios. Pessoas procurando por desafio vão dispensar um jogo que é facilmente concluído por considerarem ele "fácil". Mas se fazemos as coisas muito difíceis, as pessoas que apenas querem jogar ficam de fora. Eu sempre quis agradar ambos os tipos.

É claro que depois de uma declaração dessas, não tardou para que os jogadores japoneses acorressem em fúria ao site 4Gamer (talvez porque tinham acabado de perder todas as vidas do Mario na fase Tubular) para responder à Miyamoto na seção de comentários. Leiam abaixo o que disseram alguns deles.

Sim, sim, é tudo culpa dos japoneses.
O motivo pelo qual eles fazem isso é por causa de idiotas como este colocando a culpa de tudo em seus consumidores.
Quem quer jogar um game onde se você perde um pixel na tela é Game Over instantâneo?
O público gamer envelheceu e não tem mais tempo para games de ação difíceis.
As pessoas falam como se a dificuldade determinasse o quão divertido um jogo é. É o contrário - o jogo precisa ser divertido para te manter jogando e gostando do desafio.
Eu me lembro que muitos games ocidentais costumavam ser bem difíceis. Então eles facilitaram as coisas e começaram a vender mais como resultado. Eu realmente acho que os games japoneses não estão vendendo por causa da escassez de ideias.
Games devem ser divertidos. Jogá-los não deve ser um ato de auto-flagelação.

Parece que Miyamoto despertou mesmo o orgulho dos gamers japoneses com sua afirmação de que eles não gostam de games de ação desafiadores. O que você pensa sobre isso, leitor(a)? Quem acredita estar com a razão nessa história: Miyamoto ou os gamers japoneses? Comente.

2 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um jogo não precisa ser difícil para ser bom, e ninguém precisa gostar de jogos difíceis para ser um jogador.

    Sério, eu detesto generalizações.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem