Top 5: Doenças do Mundo do Cogumelo

Saúde é algo que se deseja assim, a cada virada de ano, a cada aniversário ou até mesmo a cada espirro. Infelizmente, todos nós sabemos da pior forma que não é bem assim que as coisas acontecem! Por mais que nos cuidemos, seja por infecções ou traumas, transtornos ou distúrbios orgânicos, sempre haverá uma enfermidade à espreita para agendar sua visita ao posto de saúde mais próximo. No mundo dos video games, não é nada diferente! Desde o T-Virus de Resident Evil, passando pela Twin Fever e a Phazon Madness de Metroid Prime até o beneficente Pokérus, de Pokémon, doenças de todos os tipos têm afligido os personagens de video game desde o início dos tempos. Reunimos no Top 5 de hoje as cinco doenças mais conhecidas do Mundo do Cogumelo, onde acontecem as aventuras do Super Mario — que, inclusive, mesmo com toda a saúde e disposição, não ficou imune de algumas delas!

5. Veggieitis/Rosieitis

Gravidade:
Contágio:

Temos aqui duas condições semelhantes exibidas no episódio Flower Power da porção live-action do clássico The Super Mario Bros. Super Show! — e, possivelmente, as mais bizarras de todas. Conforme registros, Veggieitis acontece a cada 300 anos e é ativada pelo consumo de molho para macarrão preparado com sementes de vegetais desidratados. Os sintomas? Vegetais começam a brotar pelo corpo todo, com a poda resultando em regeneração instantânea. A única cura conhecida é obtida pela ingestão de uma flor específica de conhecimento do jovem fazendeiro McDonald (Young McDonald); o problema é que, seguido da cura de Veggieitis, a rosa consumida engatilha Roseitis, um efeito colateral que faz brotar flores pelas orelhas do usuário. Bem, medicina alternativa nem sempre funciona como deveria...

4. Blorbs

Gravidade:
Contágio:

Um tipo de moléstia se abateu sobre os habitantes do Reino do Cogumelo durante o RPG Mario & Luigi: Bowser's Inside Story; um mal que alterava a saúde dos infectados de forma organicamente agressiva. Se você pensou em alguma doença conhecida do Mundo Real, está "redondamente" enganado! De todos os casos que desafiam a já insuficiente medicina do Mundo do Cogumelo, poucos são tão peculiares quanto "Blorbs", uma condição causada por Blorb Mushrooms vendidos pelo maquiavélico Fawful. Os enfermos têm alterações drásticas na estrutura do corpo, que incha como um grande balão e os faz rolar por aí, sem controle ou destino. Pode ser tratado com a "Cura Miraculosa" (Miracle Cure). Comicamente, ao longo dos eventos do jogo, um Toad ainda permanece extremamente inchado em Toad Town, mas garante: ele sempre foi desse jeito!

3. Bean Fever

Gravidade:
Contágio:

Na terra, febre é um mal que acomete 95% da população sadia do planeta; já no Mundo do Cogumelo — mais especificamente, nas regiões áridas do reino vizinho de Beanbean, ilustrado em Mario & Luigi: Superstar Saga — as chances de se contrair uma febre são muito raras, e os sintomas tendem a ser um tanto quanto... leguminosos! Bean Fever, que pode ser interpretado como a "febre do feijão", é uma condição endêmica contraída pelo consumo do Invincishroom que simplesmente transforma o enfermo num grande e opulento grão de feijão. A cura para tal doença repousa numa erva encontrada apenas nos confins das ruínas de Guffawha, onde o perigo jamais descansa. Melhor não confiar nos alimentos com os quais seu corpo ainda não está acostumado!

2. Virus

Gravidade:
Contágio:

Isso mesmo: Virus. A simplificação nominal reforça a natureza das criaturas que com tamanha excelência antagonizam os games da série Dr. Mario — eles simplesmente são o que são. Representados como um trio de monstrinhos de cores, nomes e causas distintas, os Virus andam lado a lado em busca da disseminação endêmica perfeita num combo de males que fazem jus a seus nomes: o vermelho, Fever, deixa as vítimas do Hospital do Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom Hospital) em estado febril; o azul, Chill, causa constipação e infecções no trato respiratório, enquanto os sintomas causados pelo amarelo, Weird, ainda não foram propriamente diagnosticados. Somente o auto-intitulado Dr. Mario possui a destreza e o conhecimento medicinal para erradicar estas pestes. No bom doutor e suas Megavitaminas, nós podemos confiar.

1. Kongo Bongo Gone Wrongo

Gravidade:
Contágio:

Apesar do nome esquisito, Kongo Bongo Gone Wrongo é a doença mais perigosa e letal da qual se tem registro em todo o Marioverso. Destacada em Speak No Evil Dude, o 29º episódio da série de TV Donkey Kong Country, a gripe tem toda uma coleção de sintomas que levam à morte. A princípio, as vítimas têm obstrução nasal, calafrios e espirros constantes, diminuição excessiva da temperatura do corpo, rouquidão e dificuldade de expressão linguística e, por fim, o desligamento das células cerebrais. Conforme descrito pelo sábio Cranky Kong, "é como ter uma gripe, porém cento e duas vezes mais forte". Causada pela mordida do perverso tucano tropical conhecido como Polly Roger, pode ser curada pelo néctar do raríssimo fruto Tin-Banana-Tu. É altamente transmissível e os efeitos são súbitos — morte certa na fila do SUS!
Considerações: Shroomshock (Mario & Luigi: Partners in Time), Koopaphobia ("Raiders of the Lost Mushroom", The Super Mario Bros. Super Show!).
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem