Para Miyamoto, os personagens da série Mario são como um grupo de atores, prontos a assumir variados papéis

Uma questão intrigante sobre a série Mario foi respondida por Shigeru Miyamoto durante entrevista concedida pelo mestre à revista Game Informer. Depois de esclarecer a questão sobre o sobrenome dos irmãos Mario e Luigi, o repórter da referida revista perguntou a Miyamoto como é possível que Mario e Peach disputem partidas de tênis e corridas de karts com alguém como Bowser, que está sempre envolvido nos sequestros da princesa. A resposta do criador de Mario a esta questão envolve até mesmo um famoso marinheiro que adora espinafre, e não se aprofunda em enlaces emocionais entre Mario, Peach e Bowser.
Se você está familiarizado com coisas como Popeye e alguns personagens de gibi antigos, você deve ter visto que geralmente estes personagens assumem diferentes funções dependendo do gibi ou do desenho em que estão. Eles podem ser homens de negócios em um (desenho) e piratas em outro. Dependendo da história que está sendo contada, eles trocam de papéis.
Shigeru Miyamoto foi um dos principais responsáveis pelo design do arcade Popeye, de 1982, posteriormente portado para diversos sistemas, entre eles o NES. Não é muito difícil notar diversas semelhanças entre as franquias Mario e Popeye, sendo que a mais evidente delas é o triângulo de protagonistas que as compõem. Para completar, Miyamoto afirma que, apesar da eterna batalha entre eles, assim como nas histórias de Popeye, os personagens da série Mario no fundo funcionam como uma família.
De certo modo, vejo nossos personagens de um jeito similar e sinto que eles podem exercer papéis diferentes em jogos diferentes. É como se eles fossem uma grande família, ou quem sabe um grupo de atores.
Não é de se admirar então que praticamente todos os jogos do Mario possuam um apelo por vezes teatral, passando ao jogador a impressão de que está no comando de um grande espetáculo de atores. Os maiores espetáculos do mundo dos games, há mais de 30 anos. Obrigado, mestre!

3 Comentários

  1. Pensando bem, os jogos do Mario seriam bem mais entediantes se não houvessem atuações. Já imaginou se em todos os Mario Karts o Bowser fosse o vilão também, e não um participante das corridas?

    ResponderExcluir
  2. Boa! Acho que o Bowser já é vilão o bastante em Mario Party. E outra que tréguas ocasionais como essas costumam representar o maior antagonismo de todos os tempos, onde há respeito, e honra!

    ResponderExcluir
  3. Ahãm, sei Shigeru Myamoto, e os créditos do Mario Power Tennis? Aquilo não é muito planejado não?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem