Miyamoto anuncia que se aposentará de sua posição atual para cuidar de projetos menores

O mestre criativo da Nintendo, Shigeru Miyamoto, tem sido responsável por grandes feitos na companhia desde 1981, quando criou Donkey Kong — aquele game de arcades que se tornaria a maior franquia de video games de todo o mundo. Depois de muitos anos criando conceitos, produzindo e gerenciando os principais jogos da companhia, Miyamoto, agora com 59 anos, anuncia em entrevista ao site Wired que se aposentará de seu cargo atual na companhia e que deixará de participar do desenvolvimento de jogos grandes como Super Mario 3D Land ou The Legend of Zelda: Skyward Sword.
"Dentro de nosso escritório, eu tenho falado recentemente, 'vou me aposentar, vou me aposentar'. Eu não estou dizendo que vou me aposentar de todo o desenvolvimento de games. O que quero dizer por isso é me aposentar de minha posição atual. O que eu realmente quero fazer é estar na linha de frente do desenvolvimento de jogos; provavelmente trabalhando em projetos menores com desenvolvedores mais jovens. Ou talvez eu possa me interessar em algo que eu possa fazer sozinho, algo bem pequeno."
O pai do Mario diz estar "interessado em produzir uma variedade de outras coisas", mas nada que "exija cinco anos de desenvolvimento". Mais detalhes sobre a aposentadoria serão revelados pelo desenvolvedor em 2012, após a conclusão de um projeto cuja natureza ainda não foi revelada.

Via Wired
Obrigado, Tinga, pelo informe!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

32 Comentários

  1. Pelo menos ainda vai trabalhar com games

    ResponderExcluir
  2. Agora só precisa fazer um novo personagem pra Nintendo xD

    ResponderExcluir
  3. ele falou isso pq cansou de fazer skyward sword, deixou ele muito ressacado, ele mesmo menciona ai. >_<

    ResponderExcluir
  4. Nããããããããããããããããooooooooooooooooooooooo! Por que? Por que? Por que? Por que? Por que? Por que? Por que? Por que? Miyamoto não pode se aposentar! Não agora! É cedo demais! Nem que ele só va fazer coisas menores mas mesmo assim! Por que??????????? Esse mundo é muito cruel!

    ResponderExcluir
  5. Ele é como se fosse o Esteve Jobs da Nintendo ele não pode nos deixar agora <:/

    ResponderExcluir
  6. Calma, Victor! Se não sabe, ele é um dos responsáveis á dar ideias de jogos e ver se o game realmente é bom. Ele, provavelmente, sairá do cargo de supervisionar, e não na ''mesa-redonda''.

    ResponderExcluir
  7. Ele mudou o mundo do entretenimento digital, e agora quer repousar. Normal. Todos nós agradecemos a suas idéias e vontades, mas como nós mesmos vimos, muitas pessoas conseguem fazer de suas séries jogos de alta qualidade, e ele assim como todo humano envelhece e cansa-se. Ele também não está se retirando. Eu sempre pensei que esse dia chegaria, e aguardo ansiosamente o futuro gamístico da Nintendo para ver como funcionaria a Nintendo e seus produtos sem o Miyamoto.

    ResponderExcluir
  8. Sem pânico pessoas, ele só vai trabalhar em projetos menores, relaxem. E de certo modo, isso pode ser bom, já que outras pessoas podem treinar para criar e desenvolver os jogos quando ele realmente se aposentar (porque no momento, não é bem isso que está acontecendo). E Emanoel, mais uma vez, sem preconceito com Zelda.

    ResponderExcluir
  9. Isso foi um desastre pra Nintendo :/ !! (e pra nóis)

    ResponderExcluir
  10. Se acalmem -.-, acabei de ver na tecmundo que a nintendo negou a reportagem sobre a aposentadoria do Miyamoto: http://www.tecmundo.com.br/nintendo/16354-nintendo-nega-reportagem-sobre-aposentadoria-de-criador-do-mario.htm

    ResponderExcluir
  11. pelo menos ainda podem fazer uns "mini-games" do Mario.
    E Aí finalmente a Wikipedia pode ficar em paz colocando "último jogo estreado: Mario Kart 7" ou sei lá qual foi o último.
    E Ainda tem os fangamers, eles não vão deixar de fazer uns joguinhos pra gente. Como a hello.

    ResponderExcluir
  12. "E Aí finalmente a Wikipedia pode ficar em paz colocando "último jogo estreado: Mario Kart 7"

    @lu9
    Mesmo que Miyamoto realmente fosse se aposentar, a Nintendo não vai parar de fazer jogos e falir por causa disso.

    ResponderExcluir
  13. Cara eu estava falando sobre isso com minha namorada esses dias
    "Nossa eu imagino quando o Miyamoto aposentar que triste" e ela ( apesar de saber quem é o mestre Miya claro ) disse "Hum....grande coisa a Nintendo vai continuar fazendo jogos iguais" ....eu poderia ter retrucado mas sabia que não ia adiantar já que ela não entende TODO o valor que Miyamoto tem na indústria....quando ví essa noticia uma lagrima quis escorrer aqui PORÉM lendo-a direitinho...ela vai continuar por lá, ajudando e projetos menores e até disse que vai concluir um novo projeto ai então...não precisa ficar tão triste assim!

    ResponderExcluir
  14. porque Miyamoto? porqueeeeeee? MAS EU SEI QUE MARIO VAI CONTINUAR nao nos decepcione nintendo

    ResponderExcluir
  15. @retrojourney

    Vão continuar a mesma coisa sim.
    O pessoal só vai dizer que é ruim devido a uma visão fanboyista de que se não for feito pelo Miyamoto, é uma bosta. ( o mesmo está prestes a acontecer com Mega Man )

    ResponderExcluir
  16. Ah pessoal,olhe o lado positivo:
    ...não tem lado positivo

    ResponderExcluir
  17. Seu bando de incompetente, dá pra parar pra ler esse comentario um pouco? Olha aqui: http://www.tecmundo.com.br/nintendo/16354-nintendo-nega-reportagem-sobre-aposentadoria-de-criador-do-mario.htm A Nintendo NEGOU a reportagem dizendo que o Mestre Miyamoto iria se aposentar -.-

    ResponderExcluir
  18. @• Abnэr
    O RdC devia ler essa matéria,e fazer uma retratação do mito citado.

    ResponderExcluir
  19. que diferença faz se ele sai ou fica?
    bando de fanboy do c*r*lho!pqp¬¬

    ResponderExcluir
  20. @Lipe!, seu infeliz! se vc nao eh fan ou nao gosta dos jogos e/ou nao gosta dos produtores, melhor visitar outro blog seu fdp!

    ResponderExcluir
  21. Legal.
    Acho que é por essas e outras que o shija tá dando o fora:deve ser um saco aguentar tanto fanboy chato chorando e fazendo mimimi,mas o shija tá sendo muito sábio ao dar espaço pra gente nova e querendo se focar em jogos curtos...é mil vezes melhor se focar em games indie do que grandes produções de qualquer forma.
    Não,não sou "fan"(pelo menos "fan" da forma que você tá dizendo),mas gosto muito de jogos e gosto dos produtores tanto que quero vê-los longe de gente como você que não deve ter vida ao ponto de sentir ofendido com um comentário meu.

    ResponderExcluir
  22. Sério gente, vocês estão fazendo tempestade no copo d'água. Parem com esse drama, o fato de Miyamoto se aposentar não é o fim do mundo. Bem, pra começo de conversa, ele não vai se aposentar, ele só vai trabalhar em projetos menores.

    Além disso, não sei se vocês sabem, mas tem muito jogo bom por aí que não foi criado por ele. Super Mario 3D Land foi ideia de Koichi Hayashida, Zelda Skyward Sword e foi basicamente criado por Eiji Aonuma. Ambos os jogos estão recebendo notas médias de 9 e 10 respectivamente (sinto informar aos fanboys de Mario que existem aqui, mas Zelda está recebendo notas maiores SIM. Corram atrás se vocês não acreditam). E isso sem falar de Kirby, Smash Bros. e Kid Icarus, que são criados por Masahiro Sakurai, Pokémon, que nem é a Nintendo que cria, entre outros.

    Só não venham me dizer que eu não sei o que Miyamoto fez. De fato, ele mudou a indústria dos games, mudou a forma de jogar, e foi o responsável por grandes franquias que temos hoje. Mas todos nós sabemos que ele vai se aposentar de verdade algum dia. E depois de tantos anos trabalhando em games ele tem (até mesmo pela lei) o direito de se aposentar. Um dia isso vai acontecer, e com certeza ele tem planos de fazer isso. Mas antes de fazer isso, ele quer ter certeza de que outras pessoas podem tomar conta do lugar dele.

    Ah, para aqueles que estão falando mau da notícia do RdC, porque a Nintendo negou, saibam que essa decisão não é da Nintendo, e sim do próprio Miyamoto. A Nintendo não tem o direito de interferir.

    Quanto as mudanças que podem ocorrer nos jogos com outras pessoas trabalhando neles, talvez até aconteçam, mas não será "Nossa, nem parece o mesmo jogo, está horrível!". Serão mudanças pequenas, e que inclusive podem ser melhores.

    Enfim, acho que ao invés de entrar em pânico porque Miyamoto vai sair, acho que vocês deveriam pensar que um dia isso vai acontecer de qualquer jeito, e saber que existem outras pessoas que fazem ótimos jogos.

    ResponderExcluir
  23. concordo plenamente henrique , miyamoto nao vai se aposentar agora e quando acontecer as series que ele criou nao sofreram mudanças drasticas.que bom que nao existem so fans choramingoes.

    ResponderExcluir
  24. Feliz por saber que caras como os dois de cima existam.
    aleluia,irmãos!

    ResponderExcluir
  25. Mesmo q Miyamoto saisse da Nintendo Mario ia continuar, vejamos o criador do Sonic saiu da SEGA em 2006 e Sonic continua ate hj, o criador da serie Metroid infelizmente morreu em 1997 mas deixou sua obra imortal, Miyamoto sair suas criações vão continuar por muito e muito tempo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem