Especial: Conheça a série "Um Joystick, Um Violão", de Marcos Castro

Você é um amante da boa música? Gosta dos video games mais do que tudo nessa vida? Então vai ficar feliz em saber que o Reino do Cogumelo vai juntar essas duas coisas nesse especial que só a gente pode trazer para você! Como? Simples! Trazendo a você, querido leitor, as informações mais quentes dos vídeos da série Um Joystick, Um Violão, idealizada pelos geniais irmãos Marcos e Matheus Castro!
Na série Um Joystick, Um Violão, músicas brasileiras famosas pelas vozes dos mais variados artistas são parodiadas para se adequar ao universo dos games, tudo feito com muito bom-humor e animações extremamente bem feitas! Nas músicas, predomina um tom nostálgico, já que a maioria esmagadora das referências em todos os vídeos é feita a games antigos.

Um Joystick, Um Violão - 01 - Aquarela
O primeiro vídeo da série, denominado New Aquarela, foi feito em cima da música Aquarela, originalmente composta pelo artista Toquinho. Na paródia, a letra faz referência aos Hammer Bros. - enquanto o locutor bebia com eles, um dos irmãos, se referindo à clássica frase dita por um Toad após o término das lutas contra os False Bowsers em Super Mario Bros., alega que "a princesa está em outro castelo". Na música, é feita ainda uma referência à série Mario Kart, além de serem metaforicamente citadas as franquias GTA, Sonic The Hedgehog, Mortal Kombat, Street Fighter e The Legend of Zelda.



Um Joystick, Um Violão - 02 - Assim Sem Você
A música Fico Assim Sem Você, famosa por sua interpretação tanto pela dupla Claudinho & Buchecha quanto pela cantora Adriana Calcanhotto, também marcou presença na série Um Joystick, Um Violão. A paródia, intitulada Assim sem Coop, cita como exemplo vários ícones dos games, mas é no final da música que seu título é justificado. Os últimos versos retratam a vida de uma pessoa que não aguenta mais perder, e que, por isso, deseja jogar com um amigo, mas não pode por problemas de conexão - fazendo ainda uma sátira ao "apagão" ocorrido no sistema de Internet dos consoles PlayStation, a PSN.

"Lara sem peitaço" Você com certeza sabe que a personagem Lara Croft, protagonista dos jogos da série Tomb Raider - e interpretada pela bela Angelina Jolie nos cinemas - tem avantajados seios. Tão grandes que viraram até motivo de brincadeiras por toda a Internet. Mas você já se perguntou porque eles são tão grandes? A resposta é que, enquanto moldava a personagem, o desenvolvedor colocou, acidentalmente, o tamanho dos seios em 150%. Que saúde, hein, Lara?!


Um Joystick, Um Violão - 03 - Somos Amigos
No terceiro vídeo da série, o locutor faz o papel dos vilões mais famosos dos video games: Bowser, Robotnik (de Sonic The Hedgehog), M. Bison (da franquia Street Fighter), Janken (de Alex Kidd) e até mesmo o querido Goomba - que se diz ser "o maior vilão"! A paródia é feita sobre a música Somos Amigos, da Turma do Balão Mágico e foi batizada de Sou Inimigo. Ela ensina, ainda, como derrotar alguns dos chefões, dando destaque ao método adotado por vários jogos onde se deve pular três vezes sobre a cabeça do inimigo.



Um Joystick, Um Violão - 04 - Sina
Para fazer a quarta música da série, chamada Mad Sina, foi escolhida a música Sina, composta pelo cantor Djavan. Uma das partes mais interessantes nessa aqui é a explícita referência a Super Mario Bros. 2 - um jogo que fugiu insanamente dos padrões da série para a época, mas que, mesmo assim, virou um clássico. Nela, o locutor diz que jogaria com qualquer personagem ("até com o Toad"!), com excessão da princesa, "que só tem beleza e nada faz". Outro fator importante é o destaque que a paródia dá aos itens, objetos que muitas vezes são esquecidos pelos assíduos jogadores que pensam apenas nas vidas extra.



Um Joystick, Um Violão - 05 - Sapato Velho
Nessa música a estrutura muda um pouquinho! A dupla de irmãos, Marcos e Matheus Castro, abre espaço para a banda Desconcertados no quadro Um Joystick, Um Violão! A banda retrata, na música - denominada Cartucho Velho e realizada sobre a música Sapato Velho, do Roupa Nova - como um video game antigo se vê no mundo atual: apesar de ser desbotado pelas altas definições, controles cheios de botões e games complicadíssimos, ele ainda liga e roda "uns joguinhos nota dez". Com direito a cartucho-gaita, a paródia ainda conta com referências à série Pokémon e ao ótimo jogo de Atari Pitfall.



Um Joystick, Um Violão - 06 - Amor I Love You
Nessa música, a série volta às suas origens... Salvo pelo cosplay de M. Bison, vilão da franquia Street Fighter, realizado por Matheus Castro e pelo inesperado e estranho depoimento de um Ryu anão! Isso mesmo, essa paródia ficou louca! A música em si é um depoimento do próprio M. Bison - o que explica o cosplay do mesmo -, que lamenta não conseguir nocautear o protagonista da série, Ryu. Bison diz também que ele é praticamente imbatível, citando vários lutadores da franquia e seus fracassos no combate contra o herói. Vale notar que a paródia, batizada de Eu vou matar o Ryu, foi feita em cima da música Amor I Love You, de Marisa Monte.

Bison, Vega, Balrog ou o quê? Nas cópias japonesas dos jogos da franquia Street Fighter, o vilão M. Bison recebe o nome de Vega. Isso ocorreu graças ao boxeador Balrog - conhecido no Japão como Mike Bison, ele teve de ter seu nome trocado quando o jogo foi trazido ao Ocidente. Seu nome ficou com o vilão principal do jogo, enquanto o deste foi para o lutador Vega (conhecido no Japão como Balrog), que deu seu nome ao próprio Mike Bison. Por quê? A desenvolvedora não queria pagar os direitos autorais ao lutador Mike Tyson, cujos nome e aaprência física se assemelham com as do lutador Balrog. Uma confusão só, não é mesmo?

Um Joystick, Um Violão - 07 - Por Você
A sétima - e atualmente última - edição do quadro recebeu o nome de Por Vc e parodiou a música Por Você, do Barão Vermelho. Nela, o locutor se diz capaz de fazer coisas difíceis (leia-se: "jogaria Wii Fit de terno"), fora do comum e/ou que prejudiquem seu progresso nos jogos. O locutor deve estar bem apaixonado para "jogar Wii Fit de terno", "deletar os games do iPhone" e "traduzir a coletânea de Zelda toda em japonês". Aliás, tá aí a dica: caso esteja perdidamente apaixonado(a) por um(a) gamer, toque essa música para ela(e)! Vai dar certo com certeza!

Share o quê...? Shareware é um jogo ou programa de computador disponibilizado gratuitamente. Normalmente, vêm com tempo máximo para teste ou limitações. Ao terminar esse programa, o jogador é requisitado a comprar a versão completa dele. Tem a função, então, de anunciar o produto que está sendo vendido, permitindo às pessoas testar o jogo antes de comprá-lo.
É isso, então, caro leitor! Não se esqueça de se inscrever no canal do Marcos Castro no YouTube e de comentar os vídeos - e essa postagem, também, é claro! Diga o que achou de cada uma das músicas, sua preferida, enfim, o que sua fértil imaginação permitir. Posso adiantar-lhe, também, que mais coisa relacionada à série Um Joystick, Um Violão vem aí no Reino do Cogumelo! Fique ligado na gente!
Bernardo Schmitberger

Torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, fã da Nintendo e amante de blink-182.

5 Comentários

  1. Jorge aprova esta série!

    Muito bom! Adorei as músicas.

    ResponderExcluir
  2. ficou maneiríssimo!!! =D
    vou mostrar os vídeos pros meus colégas aqui!

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia, adoro as músicas, e o vlog dele também. A minha preferida, que por sinal eu baixei aki no meu PC é o 4º, feito com a música "Sina". Simplemente colocar as power-ups do Mario em uma só frase... Incrível xD

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho todas as musicas deles no meu Pc =D

    Jorge aprova esta série!² (antes que fale tbm sou jorge)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem