Review: Alleyway (GB), tímido Breakout da série Mario, é um despretensioso passatempo


Lançado em 1989 para o Game Boy, Alleyway pertence a uma seleção pequena de jogos do Mario que, por algum motivo, não carregam seu nome no título.

O jogo foi desenvolvido pela Intelligent Systems — a mesma empresa que seria a responsável por Tetris Attack para SNES, Mario Kart: Super Circuit para Game Boy Advance e pelas séries WarioWare e Paper Mario. Foi relançado para o Virtual Console do Nintendo 3DS no dia 6 de junho de 2011 nos Estados Unidos, 7 de junho na Europa e Austrália e, finalmente, no dia 3 de agosto no Japão.

A gameplay de Alleyway, o Breakout da série Mario

No começo de Alleyway, você vê o Mario adentrando uma cápsula espacial de formato cilíndrico para pilotá-la no objetivo de quebrar todos os blocos cadentes de uma estrutura chamada na box art do jogo de Vid-Grid, sem permitir que sua energy ball, ou bola de energia, ao retornar, escape para trás da nave de origem.

A jogabilidade segue o padrão estabelecido pelo game Breakout, dos sistemas Atari — título que também se tornaria o termo popularmente utilizado para se referir a este gênero específico de videogame. Alleyway também nos remete a algumas fases de Arkanoid.

Imagem: abertura de Alleyway • Reprodução/Nintendo

Ao destruir todos os breakable blocks (como são chamados oficialmente no manual de instruções de Alleyway, pág. 6) da entidade espacial que se aproxima, o jogador é movido para a próxima fase, onde encontrará praticamente a mesma estrutura de blocos da fase anterior; a diferença mesmo provém dos três tipos de jogo que são possíveis na mesma fase para deixar as coisas um pouco mais desafiantes:

  • Normal Block Screen: o modo comum; retrata o nível básico do game, onde os blocos ficam imóveis enquanto você destrói sua estrutura.
  • Scrolling Block Screen: aqui, a coisa já começa a mudar. As fileiras de blocos passam a se mover ou para a esquerda ou para a direita; a direção certa depende do nível em que o jogador estiver.
  • Advancing Block Screen: neste terceiro modo, a batalha contra os objetos espaciais já começa a ficar tensa: a Vid-Grid se move para baixo conforme o número de blocos que são destruídos. Quanto mais perto a série de blocos se aproxima da cápsula do Mario, maior é a chance de derrota — especialmente por conta da redução do espaço de manobra necessário para buscar a bola para ricochete. Ainda por cima, começam a aparecer blocos de aço impossíveis de quebrar.

As frequentes fases bônus de Alleyway e as homenagens que prestam a Super Mario Bros. (NES)

Indispensáveis para um jogo clássico de Game Boy são as fases bônus , e a cada quarta rodada de Alleyway, o jogador é apresentado a uma destas fases — e é aí que entra a sensação de familiaridade com os jogos da série Mario em geral, já que muitas destas fases extras possuem estrutura com o formato de vários personagens de Super Mario Bros. para NES (1985).

Imagem: fases bônus de Alleyway • Reprodução/Nintendo

A citar alguns exemplos, as formações inimigas do Stage 03, 16 e 18 são nada mais, nada menos que o sprite do Mario. Também é possível encontrar Koopas, Bloopers, plantas Piranha, entre outras figuras que todo o fã da série já conhece, dando um ar fresco à possível sensação de monotonia do Breakout. E garantimos: a Vid-Grid de blocos do último estágio é aterradora.

Também nas fases extras, há uma mudança muito convidativa na gameplay: a energy ball manipulada pelo Mario pode destruir os blocos sem ricochetear após colidir contra um deles, sendo capaz de perfurar todos os blocos da imagem em sua direção, quicando apenas nas paredes de limite do game. Para completar, existe um tempo-limite de 99 segundos in-game — que pode ser ainda mais rápido que os segundos contados na vida real.

Corriqueiramente esquecido nas prateleiras, Alleyway é basicamente uma versão em preto e branco de Breakout ou Arkanoid requintada com referências gráficas à franquia Super Mario; e a coexistência com AlphaBounce no DSiWare e Arkanoid Plus! no WiiWare levanta muitas dúvidas a respeito da compra do jogo. Mas se você é um fã do encanador extraordinário e dá valor a estas pérolas perdidas de sua história, talvez queira dar uma chance para Alleyway — quem sabe a mecânica do jogo não possa quebrar as suas expectativas?


Alleyway não inova o formato Breakout, mas oferece um bom passatempo para os fãs de Game Boy.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. ja tnha baixado ele,e é mto bom o jogo^^

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, mas acho que não compraria, como eu já disse antes, não sou muito fã de puzzles x) mas recomendo.

    ResponderExcluir
  3. joguei esse jogo só uma veiz e gostei e eu sim sou fâ de puzzles :D

    ResponderExcluir
  4. Muito legal.A próxima Análise Real deve ser de Donkey Kong ou Tenis.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem