A psicologia por trás do "fanboyismo"

Sejamos sinceros: sempre que postamos alguma matéria sobre a Sony, são travadas pequenas batalhas entre amantes de consoles comercialmente "opostos". Uma leva de Nintendistas batem o pé para defender a companhia das espetadas da gigante eletrônica Sony. Não digo que eu não o faria também, mas é claro que num padrão justo de diálogo — ou seja, sem xingar a companhia adversária sem ter argumentos o bastante ou olhando somente para um lado da situação. A essa lealdade irracional, fanatismo excessivo por determinada franquia, empresa ou marca, é dada a denominação "fanboyismo" — palavra derivada do inglês fanboy, que define um fã apaixonado por vários elementos da cultura nerd que, cego, acaba deixando seu fanatismo ultrapassar os limites do senso de julgamento, criando para si um sentimento de perfeição indiscutível sobre sua franquia favorita.

O Reino do Cogumelo espalha informações sobre a série Mario de forma enciclopédica, filosófica, mas preferimos manter o lado fanboy dentro da gaveta. É algo que deve ser sempre evitado e, quando for tarde demais, remediado. É baseado nesse tema que Eugene Kim, editor do Modojo, discute se os fanboys já nasceram assim ou se assumem esse status por meio de uma escolha consciente.

É de se ficar perplexo o modo como as pessoas ficam furiosas com relação a um sistema de video game. Como apontado por Kim, o DS nunca salvou a sua vida, e o PSP nunca assou biscoitos para você. E acredite, o fanboyismo já existe há tempos. Em 1968, dois pesquisadores, Knox e Inkster, recolheram dados de vários apostadores numa corrida de cavalos. Todos eles já haviam apostado 2 dólares em seus respectivos cavalos ou estavam prestes a apostar a quantia. Então, numa escala de 1 a 7, foi requisitado aos grupos de aposta que qualificassem a confiança que tinham na vitória dos cavalos escolhidos; a estimativa geral foi de 4.81. Muitos estudos subsequentes confirmaram este fenômeno, e os resultados são assustadores: algo acontece na mente das pessoas fazendo com que elas fiquem mais confiantes sobre suas escolhas após terem feito essas escolhas.

As pessoas sempre querem ter várias opções, mas fazer escolhas costuma ser um bicho de sete cabeças. Você pode ter muitas alternativas, mas todos sabem que, a partir do ponto em que você toma uma decisão particularmente difícil, a agonia ainda não acabou. E se eu escolher estudar num outro colégio? E se eu quisesse comprar aquele carro ao invés deste? Estes sentimentos de "o que aconteceria se...?" são chamados de dissonância pós-decisional, e a forma como seu cérebro lida com essa angústia é mudando o modo como você se sente sobre a escolha que você fez. Em outras palavras, você começa a gostar muito mais da escolha que você fez.

Digamos que você tenha juntado dinheiro para comprar um console portátil. Você fica entre o DS e o PSP, e digamos que você tenha escolhido o DS. Você o leva ansiosamente para casa, e em pouco tempo, vai ouvir sobre o leitor de vídeo do PSP e sobre sua tela widescreen de alta luminosidade e definição. Ao invés de se martirizar por ter feito uma escolha que não lhe agradou, é mais provável que você lide com isso pensando algo como "olhe para aquele maluco que pagou uma fortuna por um UMD" e postar isso na internet. É importante notar que ninguém decide ampliar o mérito de suas próprias escolhas; é o seu cérebro que faz você se sentir mais confiante com elas. Quanto mais difícil for a escolha, mais isso se faz necessário.

No fim das contas, até mesmo os defensores mais fiéis de suas marcas favoritas relutantemente concordam que todos os sistemas principais de video game na indústria são ótimos. É um momento maravilhoso para a indústria de jogos eletrônicos, e toda essa concorrência acaba dando vida a coisas inovadoras e atraentes. No entanto, enquanto existirem escolhas, vamos encarar decisões difíceis em vários momentos da vida, e para debater essas decisões, fanboys vão aparecer na internet como formigas em cima de uma jujuba. O jeito é esperar que todos tomem mais consciência e respeito sobre as decisões do próximo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

21 Comentários

  1. ele tava falando sobre aqueles que invadem sites (como aqui no RdC) para dizer que, por exemplo, PES 2011 é melhor que mario, é claro que todos nós, quando acontece isso, queremos defender nossa franquia favorita, ou seja, mario. e isso muitas vezes acaba em brigas virtuais, isso é muito comum em sites fã clube como RdC, NB, NP...
    porém muitos fanboys da sony costumam dizer que PS3 é melhor que Wii, e agente costuma dizer ao contrário e ai começa a discussão.

    PS: achei muito engraçado vc relacionar isso com o fanboy do desenho "fanboy e chum-chum da disney XD".

    ResponderExcluir
  2. e adorei a imagem do wii, psp, ds, pc, xbox 360 e o ps3 unidos. eu gostaria que todos os sonystas se unissem a nós e ninguem ficar falando mal da outra empresa, ou senão, que a nintendo e a sony se unissem ai acabaria de vez com isso tudo.

    ResponderExcluir
  3. @Rafael cpv se vc nao intendeu ou alguem tambem nao entao ve isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=FA7jbucLIGk&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  4. @Emmanoelbs, para isso acontecer elas vão ter que lançar 1 console para as três, poderia se chamar NintendoStationBox 3000 lol.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo: NintendoStationBox PC3000 lol.

    ResponderExcluir
  6. mto bom o post Jardim! realmente um texto mto informativo. eu tb às vezes fico meio bravo com essa questão wii vs ps3 ou ds vs psp, mas apesar de ser nintendista eu tb olho para o lado das outras empresas tb, tanto q o ps1 é um dos meus videogames favoritos até hj, gosto bastante do meu ps2 e o dreamcast é um dos meus prediletos tb

    ResponderExcluir
  7. é verdade mais tem gente que ja chega chngando por aqui
    que nem aquele cara que ficava reclamando dos posts do nintendo 3ds

    se me lembro ele disse "bla,bla,bla vcs so sabem falar do 3ds"(nao lembro mais) e ele ficou discutindo la no ost

    ResponderExcluir
  8. Ah tendi agora :) vlw...
    odeio quando isso aconteçe --'

    ResponderExcluir
  9. ué canselaram me recado la em cima no primeiro???

    ResponderExcluir
  10. Tp sou nintendista,mas nao fanboy,pq vejo sérios problemas do Wii,em questão de gráfico,não é um console perfeito!
    Assim como 3ds que só vou poder criticar quando eu jogar(que vai demorar um pouco,ate comprar xD)

    ResponderExcluir
  11. eu respeito a sony quando a sony começar a respeitar a nintendo, assim como so respeito sonystas quando eles começarema respeitar nintendistas.

    ResponderExcluir
  12. Credo,ainda bem que eu não sou assim (cara-de-pau XP!!!).
    Eu devo confessar,pelo o que eu me lembre,fui o culpado de duas discussões aqui(Sobre a Sony e a Microsoft valorizarem muitos os gráficos,a SEGA ser injevosa e imitou o Mario),parecia um líder de rebelião.Esse tipo de coisa estou evitando agora.

    ResponderExcluir
  13. mas mesmo assim nós todos tbm reclamamos quando algum fanboy sonysta chega aqui falando que o wii é o pior videogame do mundo ou o mario é peba, quem não faria o mesmo? eu mesmo faria isso. quem for nintendista ou mario-fan ou os 2 e disser que não. então tá mentindo.

    ResponderExcluir
  14. Tudo tem defeitos e todas as pessoas devem compreender isso.

    ResponderExcluir
  15. @Emmanoelbs fanboy e chun-chun é da nickelodeon e não da disney ;P

    ResponderExcluir
  16. Eu acho a nintendo Melhor pq gosto mais do jeito dela de fazer jogos,eu joguei o Wii,Xbox 360 e PS3 na casa de amigos antes de escolher e realmente gostei mais do Wii,mas se um amigo meu tem PS3 eu n recusaria uma Jogatina,bom... ninguém leu esse comentário néh? ._.

    ResponderExcluir
  17. cada console tem suas melhores partes, a questão é se essas partes agradam a pessoa, então é melhor usar eu prefiro tal console, do que
    tal console é melhor que outro, é questão de preferência.

    ResponderExcluir
  18. Interessante essa teoria psicológica.

    ResponderExcluir
  19. Enfim,eu não sou fanboy,meu primeiro video game foi um SNES(só que eu tinha uns 2 ou 3 anos quando tinha)o meu segundo foi um PS1(Considero ele como o meu primiero,pq eu tive ele com uns 4 ou 5)aí eu descubri a nintendo denovo,que ela fez parte da minha infançia quando pequeno,e desidi ficar com ela(porque a sony estava fazendo muito jogos violentos)e aqui estou eu!eu gosto da nintendo,mas não ODEIO a sony,odeio um pouco,não muito como os ''fanboys''

    ResponderExcluir
  20. Para mim, isso não é mera teoria; é fato.
    "No fim das contas, até mesmo os defensores mais fiéis de suas marcas favoritas relutantemente concordam que todos os sistemas principais de video game na indústria são ótimos. É um momento maravilhoso para a indústria de jogos eletrônicos, e toda essa concorrência acaba dando vida a coisas inovadoras e atraentes. No entanto, enquanto existirem escolhas, vamos encarar decisões difíceis em vários momentos da vida, e para debater essas decisões, fanboys vão aparecer na internet como formigas em cima de uma jujuba. O jeito é esperar que todos tomem mais consciência e respeito sobre as decisões do próximo."

    Aplausos. Muitos aplausos. Melhor trecho que já li sobre jogos na minha vida, sem sarcasmo nem exagero.

    ResponderExcluir
  21. Tinha um tempo que eu era bem mais fanboy, até que eu caí na real de deixei de me levar tanto pelas minha emoções. Hoje, quando eu vejo um jogo bom, não importando a plataforma admito que é bom, e muitas vezes não descanso enquanto não jogo.

    tive a oportunidade de jogar em ótimos consoles, SNES, Mega Drive, Nintendo 64, Playstation One, SEGA Saturn, DS, etc. Nessa 7º geração só não gosto muito do XBox, mas não por fanboyismo., e sim porque os jogos exclusivos não fazem muito o meu gosto , então em matéria de jogos ( exclusivos principalmente ) prefiro Palystation 3 e Nintendo Wii nesta geração.

    Entretanto, mesmo gostando de todos os tipos de jogos, eu ainda sou nintendista, devido a minha paixão pela Nintendo ser um pouco maior.^^

    É claro, Nintandista, mas não fanboy.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem