Amor e Ódio: Mario & Luigi: Superstar Saga

Demorou, mas chegou! Continuando o grandioso trabalho de nosso fiel Eduardo Jardim, eu, Lucas Pinheiro, trago a vocês a sequência de uma das colunas mais queridas de todo o Reino do Cogumelo: Amor e Ódio! E a pedido de fãs, o jogo escolhido para a quinta postagem da coluna foi Mario & Luigi: Superstar Saga para Game Boy Advance. O jogo é o primeiro de muitos, já que serviu de pontapé inicial para a série de RPG Mario & Luigi, que continua no Nintendo DS em Mario & Luigi: Partners in Time e Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story. Sem mais delongas:

Amor: Mario... & Luigi!
Apesar de suas aparições em Paper Mario, Luigi nunca apareceu em um RPG do Mario como um personagem jogável. Mas finalmente, em respeito a todos os fãs do irmão de nosso encanador favorito, a Big N cria não um jogo, mas uma série inteira de RPG's que protagonizam os irmãos Mario juntos — pelo menos pela maior parte do game —, o que é realmente bonito de se ver e jogar.

Ódio: A perspectiva do modo de batalha
Quem já jogou Mario & Luigi: Superstar Saga sabe do que estou falando. Quem nunca tentou pular um casco de Troopea durante uma batalha e Mario foi atingido? A perspectiva é algo que atrapalha — e muito — durante as batalhas, já que o jogo cria um tipo de arena 3D em um ambiente 2D. Se fosse num 3DS eu até entenderia, mas...

Amor: Beanbean Kingdom
Pela primeira vez, nós somos apresentados ao reino vizinho ao Reino do Cogumelo: o Beanbean Kingdom, reino dos feijões. O reino apresenta diversas áreas distintas, cada qual com uma atmosfera diferente e nomes engraçados e complexos, como por exemplo Chucklehuck Woods. É habitado pelas mais diversas criaturas, e é esse grande número de novidades que nos deixa boquiabertos e motivados cada vez mais a explorar e completar o game.

Ódio: Lakipeas
Assim como, ao invés de Koopas, nós encontrarmos Troopeas, em Beanbean, ao invés de Lakitus, temos Lakipeas. Tão irritantes quanto os tradicionais, os Lakipeas te perseguem até alcançar sua velocidade, impossibilitando Mario e Luigi de saírem de baixo de sua chuva de Sharpeas (a variação de Spinies em Beanbean) — porém, é claro, há como esquivar seus ataques. E como se não bastasse, é muito difícil alcançar um Lakipea pela sua altitude, logo, o melhor a fazer mesmo é correr!

Amor: Cackletta e Fawful
Não, eu não amo a Cackletta, mas admiro a primeira vez na história de nosso encanador em que encontramos uma vilã. Cackletta pode ser horrenda, mas não deixa de ser esperta. Sem esquecer que nesse jogo surgiu um personagem ao mesmo tempo adorado e odiado por muitos: Fawful, o capanga principal de Cackletta. O baixinho fez tanto sucesso, que retornou nas seqüências da série Mario & Luigi, sendo que em Bowser’s Inside Story ele veio a ser o vilão principal... com momentos frequentes de fúria.

Ódio: Seabed
Controlar Mario e Luigi ao mesmo tempo em terra firme já era difícil, mas como se não bastasse, ainda temos que controlá-los debaixo d’água! O sistema não ficou muito bom, já que, com erros nas compassadas entre os botões A e B, nossos encanadores podem cair em cheio numa floresta inteira de ouriços do mar, tendo de retornar ao início da área para tentar novamente. Bem, pelo menos não se perde HP... Até você ser seguido por Bloopers!

Amor: Koopa Cruiser
Quem diria que o rei Bowser tivesse uma nave em formato de... Koopa? Exato. Como se não bastasse ter um castelo cheio de estátuas suas, Bowser decide construir uma nave inteira em seu formato. E os irmãos Mario ganham uma carona! Mesmo que por um curto período de tempo, pode-se aproveitar e explorar o grande Koopa Cruiser por dentro, uma viagem realmente divertida e interessante.

Ódio: Pouso forçado
Durante o passeio no Koopa Cruiser, Cackletta e Fawful destroem a nave, derrubando toda a tripulação em Stardust Fields. Por mais incrível que pareça, os únicos que não sofreram um arranhãozinho sequer foram Mario, Luigi e Bowser Koopa. O restante da tripulação? No chão, semi-mortos. Até aceitamos que os heróis devam viver... mas isso já é Matrix!

Amor: As músicas
Um dos pontos fortíssimos em qualquer jogo do Mario são as músicas. Tanto que em Superstar Saga elas se adequam perfeitamente ao ambiente e não são enjoativas! Foram compostas por Yoko Shimomura, porém, por um momento, pude pensar que tivessem sido compostas por Koji Kondo. Remixes perfeitos de músicas famosas da série Mario acrescentam uma nostalgia a mais na aventura. Mas como nem tudo é um mar de rosas...

Ódio: Joke’s End
...a música de Joke’s End, um dos locais do game, é tão repetitiva que você vai querer parar de jogar algumas vezes só para ficar em silêncio, pois como se não bastasse a música irritante, você tem que lidar com um dos maiores labirintos do game, inimigos difíceis de se derrotar e, no fim, um chefe amedrontador. "Joke’s End" em inglês quer dizer “o fim da piada”... Mas geralmente o fim da piada tem graça.

Amor: “Free-Roaming”
Assim como em Paper Mario, podemos desfrutar de uma exploração completa dos cenários em Superstar Saga, o que não foi seguido da mesma forma em sua seqüência para DS, Mario & Luigi: Partners in Time. Essa função torna o game mais amplo e divertido, além de ajudar na elaboração de quests adicionais, como encontrar Chuckle Beans para o Starbeans Café.

Ódio: O mapa de Beanbean
Por que odiar o mapa? Por falta de detalhes. O mapa não ajuda em quase nada, a não ser por referências de onde estão situadas as mais variadas regiões do reino Beanbean... e só. Na quest para encontrar Bean Fruits é onde mais sentimos a falta de apoio por parte do mapa, já que só temos marcas indicando a região onde a Bean Fruit está, e não o ponto específico. Se o mapa fosse como em The Legend of Zelda: Minish Cap, aí sim a coisa ia fluir...

Amor: Koopalings!
Sim! Nossos queridos Koopalings estão aqui! Pela primeira vez num RPG do Mario — e última, por enquanto —, os Koopalings aparecem bem nos momentos finais do jogo... E como chefes! Já estava na hora de trocar uns sopapos com essas pestinhas de novo, já que a última vez que os vimos foi no clássico Super Mario World para SNES. A presença dos Koopalings no jogo com certeza foi um choque para todos os jogadores que suportaram a fúria de Fawful até o fim sem ler detonados!

Ódio: Countdown Bob-ombs
A partir da luta contra Roy Koopa no castelo de Bowser, um Bob-omb relógio aparece mostrando o número de turnos nos quais deve-se derrotar o Koopaling. Isso é infinitamente estressante para quem se acostumou em derrotar chefes bem devagar, já que, se o número no Bob-omb chegar a 0, é Game Over na certa. Quer um conselho? Bros. Attacks sempre ajudam!

Amor: Bros. Attacks
Com os irmãos juntos, podemos desfrutar de superataques em batalhas, que com certeza te ajudarão de montão! Mario pula nas costas de Luigi, dá um mortal, Luigi segura em seus pés, e os dois giram no ar até atingir em cheio a cara do maldito Chuck Guy – variação de Shy Guy encontrada em Chucklehuck Woods. Tá aí um exemplo de como pode ser divertido viver em família. Piadas à parte, descobrimos que se usarmos os Bros. Attacks frequentemente, eles evoluirão para um estágio mais forte, que são os Bros. Attacks Advance! – o que é bastante gratificante, já que gastamos Bros. Points para realizar os Bros. Attacks.

Ódio: Errar a seqüência
Quando realizamos Bros. Attacks, temos que realizar uma seqüência com os botões A e B, para Mario e Luigi respectivamente. O problema é que, se errarmos a sequência, o ataque se torna praticamente inútil, especialmente em chefões, nos quais, com um erro, tiramos no máximo 2 HP de dano. Isso sem falar no desperdício de Bros. Points! A coisa é ainda mais frustrante quando você erra e está com o HP lá em baixo...

Amor: Starbeans Café
Com certeza uma das melhores referências do jogo é o Starbeans Café. Nele, você usa os mais diversos feijões coletados em sua aventura para fazer café expresso... ou melhor: suco de feijão. São quatro tipos diferentes de feijão para coletar: Woo Beans (verdes), Hoo Beans (marrons), Chuckle Beans (vermelhos) e Hee Beans (amarelos). Você pode fazer até sete bebidas diferentes, cada qual com um efeito diferente, como aumentar sua força de ataque ou sua velocidade. E o melhor: a cada nova bebida feita, o Professor E. Gadd — ele mesmo! — aparece e lhe dá um item que surte variados efeitos nas batalhas, o que pode ser de grande ajuda. Esses itens fazem referência a outros jogos famosos, como Sonic the Hedgehog e The Legend of Zelda, com os itens Bonus Ring e Great Force, respectivamente. Além dessas referências, o próprio E. Gadd faz a maior referência a Luigi’s Mansion, com a aparição do Super Poltergust 3001, uma versão avançada do Poltergust 3000 no game.

Ódio: Hee Beans
Os Hee Beans são relativamente chatos de se conseguir, visto que temos que passar por minigames para adquirí-los. Para quem tem uma péssima coordenação ou não gosta desse tipo de coisa, esses minigames são o cúmulo. O pior mesmo é você ter de se deslocar de um canto do mapa para outro, somente pra passar por um minigame e ganhar 3 feijões...


Termina aqui a quinta edição de Amor e Ódio no Reino do Cogumelo! Críticas? Sugestões? Poste nos comentários abaixo. Até qualquer dia, mariomaníacos! Quem sabe eu não retorno com mais uma edição das galáxias?

Boa Páscoa a todos!

17 Comentários

  1. Boa Páscoa a você também Lucas!
    Nossa realmente demais este Amor&Ódio. Eu não posso optar muito, pois, eu nunca joguei essa série de jogos, mas até que pareçe boa, emsmo não gostando muito de RPG.
    ''Amor: Bros. Attacks'', coitado do Luigi lá na foto, Hahaha'

    Gente visitem meu blog: www.brigadadostoads.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Páscoa a você também Lucas!(2)
    Boa Matéria, eu tenho um Game Boy Advance mas não tenho esse jogo (quando eu comprava os jogos nem sabia quais os jogos existia para GBA, eu escolhia o que me chamava atenção)
    Nas nada que me impeça de jogar esse jogo quando eu tiver o meu 3DS, pela e-Shop.
    Eu tenho uma sugestão para o Amor & Ódio: Super Mario Land 2: 6 Golden Coins

    ResponderExcluir
  3. Que tal um Amor&ódio de Super Mario Galaxy 2, iria ser DEMAIS!!

    ResponderExcluir
  4. ei nao teve amor e odio de super mario world pra mim é tudo amor XD
    espero um dia jogar esse game

    ResponderExcluir
  5. Ae pinheiro,ta excelente!Eu gostei muito,e eu também detestei a parte que tem que coletar aquelas coisas sem uma ajuda mais completa do mapa...
    Eu também tenho uma sugestão:New Super Mario bros wii.

    ResponderExcluir
  6. esse jogo è demais eu zerei ele 3 vezes e nao me cansei
    mais que pena que eu perdi meu gameboy
    eu atè queria jogar os ostros mario e luigi mais nao sao a mesma coisa do primeiro da serie

    ResponderExcluir
  7. Nem fala em game boy advanced. Fui assaltado em 2008 e leveram o me GBA com jogo (original) e tudo!

    ResponderExcluir
  8. (Mudando de assunto) Gente vcs acham q o controle do wii 2 é aquele mesmo? Do home do RdC??

    ResponderExcluir
  9. Caraca!! até que em fim outro amor e ódio!!!!! gostei muito e os tópicos foram bons!!!! Lucas, você é o cara!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu gosto da Joke's End, eu costumava a chamar de "fase do gelo"

    ResponderExcluir
  11. Tava demorando um Amor & Odio mesmo kkkkk' :D !!

    ResponderExcluir
  12. Sou o único que amava a música meio assustadora do Joke's End?
    Sempre amei aquele labirinto, pena não ter mais lugares "estranhos" assim na série M&L, coisa que pretendo fazer em meu fan-game. :3

    ResponderExcluir
  13. Foi muito legal esse Amor e Ódio. Tava louco de tanto esperar kkkk.
    Tentem fazer um Amor e Ódio dos jogos mais clássicos do Mario: Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3. :D

    ResponderExcluir
  14. eu gostaria que o próximo amor e ódio fosse do paper mario, já que ele tbm tem diversas variedades diversas.

    ResponderExcluir
  15. zerei esse jogo sem detonado.
    tenho ele ate hj

    ResponderExcluir
  16. Emmanoelbs, eu tenho que admitir: Iria AMAR se aparecer um "Amor e Ódio" do Paper Mario 64... Não fui com a cara do Thousant Year Door (Sei lá se se escreve assim). Ou então um com tudo sobre ele, seria uma boa comemoração de 10 anos (Mesmo o aniversário sendo em fevereiro)
    Vai Reino do Cogumelo, estou esperando!

    ResponderExcluir
  17. visitem meu blog!! ^^
    www.new-super-mario-world.blogspot.com

    PS: desculpem-me o trocadilho de diversas variedades diversas (2x) XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem