Iwata fala sobre concorrência e explica computação em nuvem

Há pouco tempo, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, abordou vários assuntos de interesse da mídia numa entrevista completamente em japonês. Agora, a Nintendo oficialmente traduziu os textos para inglês, e o Reino do Cogumelo vai trazer algumas palavras do executivo direto para seus monitores - e para dentro de sua zona de conhecimento. Além de mencionar que a Nintendo manterá o sucessor do Wii no mais rígido sigilo e comentar melhoras nas redes de download de jogos WiiWare e DSiWare, entre outras coisas, Iwata montou um comentário completo que abrange um tema interessantíssimo: a concorrência.
"Falando sobre rivais em geral, nós costumávamos ser entrevistados pela mídia com relação à competição com a Sony e a Microsoft. Recentemente, os repórteres da mídia têm me entrevistado com sua própria crença de que a Apple é a rival da Nintendo, e têm escrito artigos de acordo com essa crença. Pelo contrário, nós assumimos que nosso rival é tudo o que consome o interesse, o tempo e a energia das pessoas. Se formos considerar uma coisa específica como nosso rival, não pensaríamos em nada além de um modo de derrotá-lo. Pensar deste modo permitiria que caíssemos na armadilha das filosofias míopes de negócio, dizendo, 'como nós arruinamos a força do rival" ou "como nós fazemos o que o rival não pode fazer'. Se a Nintendo manufaturasse comodidades de necessidade diária, e se houvesse algum tipo de metodologia estabelecida para que nossos produtos fossem apreciados pelos consumidores, essa abordagem faria mais sentido. No entanto, para os produtos da Nintendo, é bem incerto para nós o que as pessoas consideram incrível e divertido. Mesmo se perguntarmos aos consumidores sobre qual é o tipo de game que eles querem jogar e se desenvolvermos um jogo conforme seus requisitos, ele pode nem sempre satisfazê-los. Ao invés disso, devemos desenvolver o que está além de suas imaginações e deixá-los dizer, "isto é inesperadamente interessante", ou "é por isso que eu estava procurando". Podemos dizer que nosso negócio é muito único.

Portanto, ao invés de tentar identificar um rival específico e pensar sobre como lutar contra ele, é mais importante para nosso negócio único sempre nos perguntar, e tentar responder, questões como 'o que significa fazer as pessoas se interessarem por algo?', 'no que vale a pena gastar o tempo e a energia das pessoas', ou 'onde as pessoas encontram divertimento?'. Ficaríamos contentes se você entendesse que, como base, não estamos cientes de quaisquer rivais específicos."
Iwata também comenta sobre a computação em nuvem, conhecida em inglês como cloud computing, dá uma luz aos leigos no assunto e indica se a Nintendo usará a tecnologia algum dia:
"Especificamente sobre a 'computação em nuvem' da qual você se referiu, o termo é muito visto ultimamente nos jornais. Por favor me deixe explicar sobre o termo primeiro. Agora que a internet e outros meios de telecomunicação foram altamente desenvolvidos, você pode fazer com que computadores processem transações online complexas e devolver os resultados rapidamente através de linhas fixas e celulares. O grupo de computadores online é chamado de "nuvem". Com a nuvem, você não precisa de um computador caro em mãos nem mesmo para o processamento de informações mais complicadas; tudo o que você precisa é uma configuração e um aparelho de exibição. Este é o conceito de computação em nuvem. Uma das vantagens da computação em nuvem é a flexibilidade da atribuição de computadores instalados. Dizem ser uma tecnologia muito eficiente para um negócio com demanda volátil, ou seja, a demanda de um serviço que cresce repentinamente dez vezes mais em um dia e decresce a somente uma fração dentro de três meses. Por outro lado, no mundo do entretenimento interativo que nós criamos, o que vem primeiro é uma resposta aos jogadores do computador. A tecnologia que nós usamos em nossos consoles de video game na verdade incluem alguns elementos que são muito adequados, e outros que nunca se encaixarão em computação em nuvem. Com a computação em nuvem, por exemplo, os consumidores ficariam irritados até mesmo por uma breve demora de resposta após o pressionamento de um botão. Então, para o que é adequado para a computação em nuvem, nós tiraremos vantagem da tecnologia no futuro. Também é natural que nós nos alinharíamos a um fornecedor de serviços de computação em nuvem, para não ter o problema de desenvolver nossas próprias instalações. Dito isto, no entanto, a computação em nuvem não conquistaria todos os campos do entretenimento, porque as tecnologias de telecomunicação presentes inevitavelmente envolvem um certo atraso e limitação de velocidade de transmissão. Nós empregaríamos a computação em nuvem assim que for útil."
Só nos resta aguardar as surpresas tecnológicas da Nintendo para o futuro. Continue ligado para mais comentários oficiais dos executivos da Nintendo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

  1. a nitendo é bem esperta,ao invés de ficar achando um jeito de derrotar outra empresa cmo a maioria faz,ela só se concentra em seus proprios produtos e não nos produtos dos outros,po isso a nintendo é a melhor produtora de video games e video jogos.

    ResponderExcluir
  2. Video games e video jogos...
    Anotado

    ResponderExcluir
  3. Ta aí o motivo da Nintendo ser a melhor produtora d games, quem trabalha la sabe o q faz!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã incondicional da Nintendo desde o 8bits.
    Realmente, a nintendo não se preocupa em derrotar os rivais, pois assim vao surgir outros rivais (a sony preocupada com o WiiMote fez o Move, dai veio o Kinect. lol) ao invés disso a nintendo faz uma revolução total, sem se preocupar com os outros, e que consequentemente afeta todos.

    Quando o Iwata falou "Também é natural que nós nos alinharíamos a um fornecedor de serviços de computação em nuvem, para não ter o problema de desenvolver nossas próprias instalações." Ou seja, provavelmente será o Google ^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem