Saiba tudo sobre os Dry Bones!

Enviado por Lucas em nossa Central de Dúvidas. Dry Bones, também conhecidos como Skeleton Koopas (Esqueletos Koopas), são versões esqueléticas dos Koopa Troopas. Esses mortos-vivos vão se desmanchar quando atacados, mas reviverão logo, se tornando completamente normais outra vez. Quer dizer, "normais" em termos... Os Dry Bones apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3, onde eram a simples edição de Koopa Troopas. O único modo de derrotar um Dry Bones permanentemente é com uma Estrela ou com o Hammer Suit, já que são imunes aos golpes do Mario Guaxinim e a bolas de fogo. O primeiro Dry Bones da história apareceu na fortaleza do Mundo 1.

Fósseis Vivos
Um tempo depois, os seres esqueléticos apareceram novamente na Terra do Dinossauro, em Super Mario World, com as mesmas habilidades regenerativas que tinham no jogo anterior. Você precisa de uma Capa Mágica pra se ver livre dos Dry Bones de modo permanente. Os Dry Bones de Super Mario World são diferentes de suas contrapartes em Super Mario Bros. 3, exibindo uma altura maior e um pescoço mais largo. Alguns deles arremessam ossos - mais uma vez enfatizando a velha teoria da esperta evolução dos inimigos ao passar dos jogos.

Ossos Gordos
Em New Super Mario Bros., os Dry Bones eram comandados por Bowser Jr., e implantados no propósito de impedir o progresso de Mario nas torres e castelos. Assim como nas plataformas anteriores, ao pular num Dry Bones, ele se desmancharia, mas um toque especial à sua mecânica foi adicionado: sua cabeça cairia longe do corpo. Uma vez desmoronado, no entanto, sua revitalização é somente uma questão de tempo. Se sua cabeça cair em algum buraco ou na lava, a batalha ainda não estará vencida (mas se cair na lava derretida, ele demorará mais pra se remontar). Uma nova subespécie é apresentada no jogo: o Super Dry Bones, uma versão gigante do Dry Bones original. Pra provocar alguma reação hostil num Super Dry Bones, o pulo não é o suficiente: um ground pound é necessário pra que o grandalhão se desmonte. Mas cuidado - ele se regenera tão rápido quanto os Dry Bones regulares. Nenhum dano poderá ser causado ao Super Dry Bones se Mario estiver em seu estado "mini", mas você pode arregaçar ambas as variantes espécies se estiver em posse de uma Estrela, de um Casco de Koopa Azul ou de um Mega Cogumelo. New Super Mario Bros. marca a primeira vez em que Dry Bones não vão cair dos penhascos, e sim, retornar ao sentido contrário assim que chegar na beirada.

Ir ao Espaço Não Faz Bem aos Ossos
Os Dry Bones reaparecem em osso e osso em Super Mario Galaxy, mais especificamente em Dusty Dune Galaxy, Bowser's Dark Matter Plant e na fase final, Bowser's Galaxy Reactor. Se eles conseguirem atingir Mario ou Luigi, eles vão gargalhar como Boos! O único jeito de acabar com a raça deles é usando uma Rainbow Star, fazendo-os cair na areia movediça ou os destruindo com um Bullet Bill. Aqui, eles estão notavelmente mais agressivos, pois correrão atrás de Mario ou Luigi assim que os avistarem.

Que Fria
Em New Super Mario Bros. Wii, os Dry Bones, é claro, marcam seu retorno. E agora, estão mais vulneráveis - com uma Flor de Gelo ou o Traje de Pinguim, é possível congelá-los e estilhaçá-los de uma vez por todas.

"Vamos Quebrar Esses Ossudos Todos!"
No desenho animado The Adventures of Super Mario Bros. 3 (ou só Super Mario Bros. no Brasil), os Dry Bones só apareceram em um episódio, "A Dança do Koopa" ("Do the Koopa"), mas pra compensar, apareceram em massa: para conseguir tomar posse da Máquina de Dança Sinistra ("Doom Doom Dancer Box"), Mario, Luigi, Toad e a Princesa tiveram de enfrentar um exército de Dry Bones. Para tanto, eles esmurraram tijolos e os soterraram com os destroços. "Vamos quebrar esses ossudos todos!", dizia Mario. No final, eles foram descobertos e libertos por Cheatsy, Bully e Big Mouth Koopa (ou Larry, Roy e Morton Koopa Jr., respectivamente). No desenho sucessor, Super Mario World, um Dry Bones foi visto no episódio "The Night Before Cave Christmas". O nome lhe é familiar? Exatamente, o episódio (traduzido como "A Véspera do Natal das Cavernas") foi legendado pelo Reino do Cogumelo como um presente aos nossos leitores, celebrando o Natal de 2009. Caso tenha perdido, você confere aqui.

Especiais
Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, os Dry Bones aparecem como inimigos no Navio Afundado, e têm a tarefa de guardar a seção mediana do navio. Os mortos-vivos possuem uma quantidade infinita de HP, que os faz imunes a ataques comuns. O único modo de derrotá-los é usando um ataque especial. Vai dizer que você também não ficou confuso antes de descobrir essa manha? Aqui, ao serem atingidos, eles desmancham no mapa, e podem tentar se restaurar após um curto período de tempo pra reencarar Mario e sua turma. O jogo também apresenta, em Barrel Volcano, uma subespécie mais forte de Dry Bones, conhecida como Vomer. Seu nome é derivado do vômer, um osso ímpar do crânio humano.

Ossos de Papel
Dry Bones na série Paper Mario

Em Paper Mario, os Dry Bones aparecem aos montes como inimigos bem fortes no Castelo de Bowser, bloqueando certas regiões. Aqui, os Dry Bones podiam andar em pé e readotaram a mania feia de arremessar ossos no Mario. Eles também possuem a habilidade única de se construírem ainda mais, com a mesma quantidade de HP que havia na unidade original. Eles se regenerariam se seu HP fosse drenado, mas seriam permanentemente derrotados com chamas e explosões.

Ossos Fracos
Existem quatro variantes de Dry Bones em Paper Mario: The Thousand-Year Door, pra GameCube, durante a invasão dos X-Nautas. O primeiro tipo apareceu no Castelo de Hooktail e era chamado de Dull Bones: a espécie mais fraca do jogo ("dull" significa lento, tapado, entediante). Quando Mario o encontrou pela primeira vez, ele o podia acertar com seu martelo. Este tipo de Dry Bones não podem voltar à vida uma vez que seu HP for tomado, mas eles são capazes de construir mais aliados. Muitos Koopa Troopas mortos aparecem ao redor do Castelo de Hooktail, muitos dos quais eram moradores de Petalburg. Alguns eram Dull Bones animados, e outros, como o pai de Kolorado, estavam mortos de verdade.

Vermelhões
Também no castelo de Hooktail, encontramos o adequadamente chamado Red Bones, uma alteração levemente mais poderosa que o Dull Bones. Essa variedade era, no começo, acompanhada por quatro Dull Bones; os Red Bones podem criar reforço a partir de Dull Bones e pode se reviver quando cai, ao contrário de suas contrapartes mais fracas. Os Red Bones reaparecem no Palácio das Sombras (Palace of Shadows) junto a Dry Bones normais (estes, aparecem também no Abismo das 100 Provas, ou Pit of 100 Trials). Vale lembrar que o Dry Bones normal é mais forte que ambos os Dull e os Red Bones.

Panelinha
O Palácio também era casa dos Dark Bones. Se até agora os Dry Bones se mostraram mais fortes que as primeiras espécies apresentadas, o Dark Bones chega pra humilhar: eles são mais fortes e podem reconstruir suas contrapartes mais fracas. Os Dark Bones são confrontados duas vezes no palácio. Pra concluir, todas as quatro espécies de Dry Bones foram confrontadas mais uma vez durante as viagens do Mario: eles foram encontrados todos de uma vez só em uma sala do Palácio das Sombras. Os quatro tipos tinham de ser derrotados na ordem do mais fraco para o mais forte: Dull Bones, Red Bones, Dry Bones, e finalmente, Dark Bones. Ao concluir, você consegue uma chave de acesso para outra parte do castelo.

Em Super Paper Mario, somos apresentados, no Flopside Pit of the 100 Trials, ao Dark Dull Bones, junto a todos os inimigos que também foram transformados em contrapartes sombrias de suas versões regulares. Assim como todas as sombras, o Dark Dull Bones é mais forte do que seu primo colorido.


Crânios
Dry Bones na série Mario & Luigi

Os Dry Bones dominavam o Reino de Beanbean em Mario & Luigi: Superstar Saga, quando a voz da Peach havia sido roubada. Aqui, eles são bem mais diferentes do que suas versões anteriores: eles andavam de quatro (essa característica, no entanto, foi trazida de volta de Super Mario Bros. 3), tinham um crânio bastante diferente e não tinham cascos! Se os irmãos Mario tiverem de escalar a Montanha Hoohoo, eles vão ter que confrontar montes dessas criaturas esqueléticas. Aqui, eles têm a bilhante ideia de atacar usando suas próprias cabeças! E fique ligado: se a cabeça de um Dry Bones girar em sentido anti-horário, ele vai atacar Mario; se girar em sentido horário, ele vai atacar Luigi. O jeito é não deixar barato e pisar na cabeça kamikaze quando ela vier na direção dos heróis. Derrotar Dry Bones aqui te garante um Cogumelo!

Costelas na Barriga
A primeira aparição cronológica dos Dry Bones, ou seja, a primeira vez em que eles apareceram na história do Marioverso (ao invés dos jogos), foi em Mario & Luigi: Partners in Time, durante a invasão Shroob ao Reino do Cogumelo. Por mais estranho que pareça, os Dry Bones moravam exclusivamente dentro da barriga do gigantesco Yoob (uma mistura entre um Yoshi, um Shroob e o Faustão). Aqui, eles arremessam ossos novamente, mas se derem um pulo antes de fazê-lo, isso indica que o projétil passará por cima da cabeça dos irmãos e não há necessidade de pular, ou eles serão atingidos. Somado a isso, os Dry Bones conseguiam atacar os Irmãos um após o outro. Se um deles esfregasse os dentes, atacaria Mario antes de Luigi, e se sua cabeça girar, Luigi será a vítima, e depois, Mario. Mais tarde no jogo, grandes estátuas de Dry Bones apareceram no Deserto Gritsy. Quando forem encontradas, o jogador deve dividir os adultos e os Bebês; após isso, é necessário bater em dois pares de blocos. Uma vez que os dois pares forem atingidos, uma porta escondida, que dá no Koopaseum, será aberta.


Ser Princesa é Osso
Quando Bowser roubou o Cetro das Vibrações (Vibe Scepter) e sequestrou a Pea... ops, sequestrou Mario, Luigi e os Toads em Super Princess Peach... os Dry Bones estavam lá. Mas eles só aparecem no terceiro mundo, a Mansão Shriek. Eles arremessam ossos na heroína do jogo, a Princesa Peach, que os pode bloquear golpeando com o Perry, seu guarda-sol. Aqui, os Dry Bones se regeneram bem mais rápido do que nos jogos anteriores, ficando desmontados por apenas três segundos. Para derrotá-los permanentemente, Peach deve acertá-los com a vibe da raiva.

Monstros Também Choram
Super Princess Peach também apresentou uma subespécie de Dry Bones chamada Sad Dry Bones, uma variação que chora abertamente, sem parar, toda vez que é visto. Mas não se deixe levar pela depressão do cara - ele também arremessa ossos, e eles são mais rápidos e mais difíceis de desviar. Provavelmente, eles tomam impulso a partir de seu estado melancólico. Ai, ai.

Matando a Bola
Mario Superstar Baseball marcou a estreia dos Dry Bones em jogos de spin-off; ele entrou como um personagem do estilo "técnica" como parte do time de Bowser. Suas quatro cores eram brancas, vermelho, verde e azul (não confundir com as cores impostas na série Paper Mario). Falando em baseball, ele retorna em Mario Super Sluggers, com dois conjuntos diferentes de vozes - um deles, é, novamente, aquele riso que se parece com um Boo. Dry Bones joga em Mario Strikers Charged na defesa, e prova ser bastante veloz, ou seja, ele pode reagir e correr rápido em campo. Mas como não se pode ter tudo, o Dry Bones é ruim de passe - mas não culpe o coitado... ele já morreu. Seu poder especial no jogo é o Shocker, onde o Dry Bones eletrifica a bola fazendo com que o goleiro rival não consiga se mexer nem reagir. E o mais bacana - se o Dry Bones conseguir desviar de um ataque potencial do oponente enquanto estiver em posse da bola, ele pode se virar e desaparecer! Assim, ele fica quase invencível, podendo passar tranquilamente por obstáculos difíceis, como porcarias largadas no campo, e até mesmo desviar dos movimentos do goleiro. Olho no lan-cê!

Aventura de Tabuleiro
Em Mario Party 7, você vê o primeiro Dry Bones: ele deve comprar a Loja Isenta de Impostos (Duty-Free Shop) por 1000 Cruise Mileage Points. Seu orbe especial era o Magic Orb, que dobrava o número no dado e tornaria o personagem invisível. Aqui, ele era amiguinho do Boo. Dry Bones retorna em Mario Party 8, também como jogável, e em Mario Party DS, como não-jogável (mas como o responsável por transformar o Donkey Kong em pedra). No último, você até mesmo pode enfrentar o Dry Bones cara a cara numa batalha de chefão, no mini-game Hexoskeleton (uma mistura entre "hex", que quer dizer "feitiço", e "exoesqueleto").

Estrada de Ossos
Mario Kart DS trouxe o Dry Bones às pistas como um personagem secreto: você pode destravá-lo vencendo o troféu de ouro da Nitro Grand Prix, no modo 50cc. Seus karts são o Standard, o Banisher (com formato de sua cabeça) e o divertido Dry Bomber (parecido com um tanque de guerra). Em Mario Kart Wii, o esqueleto reaparece, e é destravado se você ganhar o troféu de ouro na Copa da Folha (Leaf Cup) no modo 100cc. Sendo um corredor pequeno, ele possui um limite menor de velocidade, mas boa aceleração e habilidade off-road. Ele é capaz de ganhar um pouco de aceleração e bônus de drift, mas seu melhor bônus é seu mini-turbo. Isso faz com que veículos como o Booster Seat e a Bullet Bike realizem mini-turbos levemente mais fortes seguidos de um drift.

Dry Bones em Vancouver
Em Mario & Sonic at the Olympic Winter Games, os Dry Bones aparecem como rivais. No Wii, eles aparecem ao lado de Dry Bowser em Fever Hockey: enquanto Dry Bowser é o goleiro, três Dry Bones são jogadores de campo. No Team Festival, eles aparecem no curling, onde formam um time, desta vez sem o Dry Bowser.

Curiosidades Esqueléticas
Fatos interessantes de doer nos ossos

"Dry Bones" significa "Ossos Secos". Seu nome em inglês é baseado em seu nome japonês, Karon, que por sua vez é derivado de karakara (seco).
• Os Dry Bones são chamados de Huesitos em espanhol (que significa "Ossinhos"). Em francês, são Skelerex; em alemão, Knochentrocken Skelett-Koopa (Koopas Esqueléticos Secos Como Ossos); em italiano, são chamados de Tartossos, uma mistura em tartaruga e osso (nome que também funciona em português), e em coreano, o mais bacana: Dry Bones se chamam Waruru, o equivalente ao barulho que fazem quando se desmancham.
• Nos jogos de baseball em que Dry Bones aparece, ele usa um osso como bastão.
• Há uma curiosidade bombástica sobre os Dry Bones chegando aí na Top Secret. Atreva-se a perder!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. Cara adoro Dry Bones,quando abri ele no Kart Wii simplismente amei ele -s
    Resumindo....adorei a materia -s

    ResponderExcluir
  2. curiosidade bombástica? não posso perder!
    Mas afinal, qual a origem dos Dry Bones?

    ResponderExcluir
  3. Dry Bones são os melhores inimigos do Mario. Fato.

    ResponderExcluir
  4. adoro Dry Bones...
    odiava lutar com ele no paper mario 64,que eu me lembre para mata-los,precisa desmontar todos antes que um se monte de novo,para todos morrerem juntos.
    Era muito divertido *-*
    vlw \o/

    ResponderExcluir
  5. mistura entre um Yoshi, um Shroob e o Faustão...rsrsrsrsrsr!gostei da matéria!obrigado por responder minha pergunta!

    ResponderExcluir
  6. Parábens pelo trabalho!

    Um pequeno detalhe: No exemplo do nome em italiano, você escreveu "tartossos" porém o plural em italiano não se faz adicionando "s" ao final da palavra (o plurarl de "tartosso" seria "tartossi" sendo um plural regular). Acho que ficaria mais correto usar o nome no singular assim como foi feito na MarioWiki (http://www.mariowiki.com/Dry_Bone#Names_in_Other_Languages)

    Esteja à vontade para ignorar meu comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Dry Bones é o meu personagem favorito do Mario Party 7,mas não da série,pois o meu personagem favorito da série é o Koopa Kid XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem