BLAM! Saiba tudo sobre os Bullet Bills!

Sugestão de matéria enviada pelo leitor Leonardo em nossa Central de Dúvidas. É sempre bom aprender sobre as famosas balas de canhão do mundo do Mario. Os Bullet Bills (lê-se "bíle'-bils") são inimigos tão velhos quanto Goombas e Koopa Troopas, aparecendo pela primeira vez em Super Mario Bros. Esses projéteis foram vistos na grande maioria dos jogos clássicos do Mario e em seus jogos contemporâneos, onde algumas vezes têm sido usados como ítens (tal como na série Mario Kart). Eles são atirados por Bill Blasters, e estão geralmente sob o controle de Bowser. No entanto, se você chegar muito perto do Bill Blaster que atira as Bullet Bills, eles não vão mais atirar.

Primeiros Tiros
Quando o Reino do Cogumelo foi dominado por Bowser em Super Mario Bros., os Bullet Bills eram a munição primordial do tirano. Eles fizeram estreia no Mundo 5-1 e foram inseridos muito estrategicamente em quase todas as fases, ou seja, em qualquer lugar onde Mario estiver. Um dos locais mais frustrantes é o chão, onde às vezes Mario era obrigado a pular em cima da bala, derrotando-a (ou chutando um casco em sua direção, ou usando uma Starman). Imunes aos ataques pirocinéticos (Flor de Fogo), os Bullet Bills se estenderam em seguida ao jogo Super Mario Bros.: The Lost Levels e em Super Mario Bros. 3. No último, eles não apareceram tanto, mas eram um verdadeiro tiroteio nos Navios Aéreos de Bowser.

Fogo Cruzado na Terra do Dinossauro
Em Super Mario World, os Bullet Bills apareceram novamente na Terra do Dinossauro como inimigos comuns. Aqui, você descobre que - oh, não! - novas subespécies de Bullet Bills foram criadas! Uma das mais marcantes é o Torpedo Ted, disparado de um canhão subaquático. O jogo também deu vida aos temíveis Banzai Bills - versões maiores e mais ameaçadoras dos Bullet Bills, mas que poderiam ser derrotados com um simples pulo certeiro na parte superior.

Pomba!
Após completar o Mundo Special de Super Mario World, os Bullet Bills serão substituídos por Pidgits Bills: pombos pretos da mesma raça dos pombos que voavam no tapete mágico de Super Mario Bros. 2. No remake de Super Mario World pra GBA, em Super Mario World: Super Mario Advance 2, os Bullet Bills só serão convertidos pra Pidgit Bills após as 96 saídas serem destravadas.

Balas na Terceira Dimensão
O manual de instruções de Super Mario 64 diz, "o que seria de um jogo do Mario sem um Bullet Bill?", embora eles só tenham aparecido uma vez no jogo. As balas foram encontradas na fase Whomp's Fortress, depois de Mario derrotar o Rei Whomp. Aqui, eles são invencíveis, disparados de um enorme Bill Blaster e perseguem o Mario! Em Super Mario 64 DS, eles também aparecem em Dire Dire Docks, podendo ser derrotados por um chute bem sincronizado, que os faria girar na direção contrária e explodir.

Mísseis Tropicais
Em Super Mario Sunshine, tudo é estranhamente diferente. Os Bullet Bills na verdade aparecem como uma subespécie chamada Missile Bills, os Bullet Bills vermelhos que apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3. Na praia de Pinna Park, eles são meio roxos e disparados do canhão de Monty Mole. Eles sempre perseguem Mario, e podem ser um tremendo pesadelo, mas tudo tem um lado bom: eles podem ser usados pra destruir as cestas da praia, que guardam Moedas Azuis. Os Missile Bills explodem quando entram em contato com alguma coisa, incluindo a água disparada pelo F.L.U.D.D. Há também versões douradas do projétil, que liberam moedas quando o jogador pula em cima.

A Fonte do Banzai Bill
Os Bullet Bills, tal como o grandalhão Banzai Bill, retornam em New Super Mario Bros. Pra todos que quebram a cabeça tentando adivinhar de onde eles eram disparados em Super Mario World, New Super Mario Bros. faz a bombástica revelação - eles são disparados por Banzai Bill Blasters, como visto na imagem acima.

O Senhor das Balas
New Super Mario Bros. Wii exagera na dose e traz, além dos Bullet Bills regulares, uma nova subespécie denominada King Bill. Os Reis Bill são ainda maiores que o próprio Banzai Bill, e ao todo existem 7 em todo o jogo. Apesar de serem à prova de fogo, os gigantes devastadores podem ser congelados pelo Mario Pinguim. Os Bullet Bills aparecem nos mundos 3, 7 e no Enemy Course do Mundo 6, onde assumem um papel importante.

Guerra nas Estrelas
Em Super Mario Galaxy, os Bullet Bills seguem Mario até atingirem um obstáculo ou inimigo, portanto, também podem ser usados pra quebrar e destruir coisas, estrategicamente. Eles são um dos inimigos mais recorrentes do jogo, aparecendo em várias galáxias. Torpedo Teds também aparecem num triunfante retorno em Super Mario Galaxy, com um sonido de radar específico que diz ao jogador o quão perto eles podem estar. Se os Bullet Bills disparados encontrarem o jogador, eles vão girar e seus olhos ficarão vermelhos, iniciando a perseguição ao herói. Banzai Bills também aparecem em Bowser's Galaxy Reactor.

Gira, Gira, Bullet Bill
Os Bullet Bills não aparecem em Super Mario Land, mas uma de suas subespécies - Gira - espalham o terror em Sarasaland. Giras aparecem nos dois últimos reinos, Easton e Chai. Eles seguem uma linha reta em uma velocidade perigosa. É especulado que os mísseis disparados pelo Roketon (inimigos aéreos, pilotos de avião) sejam Giras. Já em Super Mario Land 2: Six Golden Coins, Bullet Bills dão as caras em Mario Zone. Torpedo Teds também são vistos aqui, fazendo a segunda aparição da história.

Bullet Bills nos Desenhos Animados
Bullet Bills apareceram nos desenhos animados do Mario, é claro. Em The Super Mario Bros. Super Show!, eles estavam no episódio Robo Koopa. Projéteis com rostos também foram atirados por um Snifit (os Shy Guys com atiradores na máscara, de Super Mario Bros. 2) no episódio anterior, On Her Majesty's Sewer Service. Em The Adventures of Super Mario Bros. 3, eles apareceram no episódio Mush-Rumors ("Os Boatos"), onde eram disparados pela Nave Ruim do Rei Koopa junto com outras munições contra uma família de humanos perdidos.

Bullet Bills nas Histórias em Quadrinhos
Nas histórias em quadrinhos da Nintendo Comics System, muitas balas aparecem, e na história Bowser Knows Best!, os Koopalings pegam carona num Bullet Bill pra perseguir a Princesa Cogumelo, que havia escapado de suas garras. Em Super Mario Adventures, da Nintendo Power, Mario acaba levando um Bullet Bill na cara, que o obriga a fazer um pouso forçado na torre de Bowser e seus Koopalings. Pra conferir essa grande cena em português, confira a tradução e adaptação exclusiva do Reino do Cogumelo em nosso arquivo Super Mario Adventures!

Movido à Bala
No filme de 1993 Super Mario Bros., Bullet Bills em miniatura e não-explosivos (que lembravam os Banzai Bills em aparência) aparecem como a fonte de energia do Thwomp Stomper, as botas usadas por Mario, Luigi e Big Bertha. Também, a placa de um bar chamado "Bullet Bill's" pode ser visto em Dinohattan durante o filme.

Entre Balas e Yoshis
A primeira aparição cronológica dos Bullet Bills foi em Super Mario World 2: Yoshi's Island, quando Kamek sequestrou Baby Luigi. Lá você encontra Bouncing Bullet Bills (Bullet Bills Saltitantes), que pulam e ricocheteiam pelas paredes após serem disparados. Na versão pra GBA, havia Bullet Bills vermelhos com dentes rangentes que perseguiam Yoshi, e Bullet Bills verdes foram apresentados. Se Yoshi pegasse um Bill com sua língua, ele seria cuspido como se atirado por um canhão. Em Yoshi's Story, os Bullet Bills são iguais às demais aparições, exceto pelo fato de que agora possuem línguas.

Tiroteio nos RPGs
Snifits e Big Berthas usam os Bullet Bills como projéteis em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. O jogo também apresenta uma subespécie chamada Magnum, Bullet Bills dourados usados por Smithy em sua forma de tanque de guerra. Em Paper Mario, é fácil encontrar Bullet Bills na Fortaleza dos Koopa Bros., antes da batalha contra os Irmãos Koopa. Bullet Bills dourados conhecidos como Bombshell Bills eram atirados de Bombshell Bill Blasters e encontrados no Castelo de Bowser; eles agiam do mesmo modo que os Bullet Bills do jogo, mas tinham mais HP, causavam mais danos e tinham 1 ponto de defesa. Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, os Bullet Bills são vistos em Pirate's Grotto, e Bombshell Bills, no Palácio das Sombras (Palace of Shadow). Já em Super Paper Mario pra Wii, as famosas balas só marcam presença uma vez, em Bitlands, no Castelo de Bowser. Um só pulo pode destruir o inimigo. Neste jogo, também é possível fazer com que Thoreau pegue o Bullet Bill e o lance contra o Bill Blaster.

Festa de Tiros
Bullet Bills apareceram ocasionalmente como inimigos em vários mini-games de Mario Party desde Mario Party 3. Eles também aparecem em tabuleiros como Bowser's Warped Orbit de Mario Party 8. Em Mario Party Advance, um Bullet Bill aparece como atleta de campo - e dará um Gaddget se for derrotado pelo jogador numa corrida.

Ninjas Kamikazes
Em Mario & Luigi: Superstar Saga, os Bullet Bills e Bill Blasters retornaram como inimigos em Stardust Fields. Assim como em Paper Mario, eles se explodem pra acabar com os heróis, de fato causando um enorme dano a eles. Aqui, você conhece uma das piores e mais estratégicas subespécies, o Sniper Bill, um grande Bullet Bill que usava uma Super Scope como arma: ele atirava um Bullet Bill menor, e se atirava em seguida. Em Mario & Luigi: Partners in Time, uma subespécie de Shy Guy chamada Boom Guy e Elite Boom Guy carregava Bill Blasters na cabeça; e em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, eles são disparados por Canhões Aéreos, e podem ficar invisíveis em pleno tiro!

Disparado na Pista
Em Mario Kart DS e Mario Kart Wii, o jogador pode coletar Bullet Bills como ítens. Após ativar o Bullet Bill, ele vai guiar o carro do jogador e ser atirado automaticamente na pista, acertando qualquer inimigo ou projéteis no caminho do jogador, similar à função do Chain Chomp em Mario Kart: Double Dash!!. O Bullet Bill só pode ser sorteado pelo jogador se ele estiver entre o 6º e o 12º lugar. Bills também são um obastáculo em Airship Fortress, uma pista de Mario Kart DS. O carro de Bowser Jr. em Mario Kart: Double Dash!! tem o formato de um Bullet Bill, e é chamado de Bullet Blaster. Há também uma moto pra personagens de peso leve em Mario Kart Wii chamada Bullet Bike, que também lembra um Bullet Bill.

Bullet Bills também são ítens importantes de jogos como Mario Power Tennis, Mario Superstar Baseball, Mario Super Sluggers, Super Princess Peach, Mario Strikers Charged Football e em Mario & Sonic at the Olympic Winter Games.

Personalidade
Não se sabe se os Bullet Bills são vivos ou não, até pelo fato de serem kamikazes, mas sabe-se que eles produzem emoções como qualquer outro inimigo. Eles normalmente choram quando são pisados, e nos desenhos animados, alguns deles são capazes de falar. Bullet Bills também perseguem e se sacrificam pra destruir o inimigo, o que implica que, ou eles são bravos e honrados, ou são extremamente burros. Isso, é claro, supondo que eles realmente são seres vivos.

Curiosidades Projéteis
• O nome original do Bullet Bill no Japão é simplesmente "killer", ou seja, assassino. Em espanhol, ele é conhecido como "Bill Bala", e em italiano, "Pallotolo", derivado de pallotolla, nome dado a uma bala.
• Em The Legend of Zelda: Twilight Princess, um Bullet Bill pode ser visto na camiseta de Fyer, um hylian que opera o canhão no Lago Hylia.
• Em Kirby: Super Star Ultra, o chefe Kabula possui um ataque que envolve atirar mísseis que são a cara dos Bullet Bills, com a diferença de que têm hélices nas costas.
• Apesar de serem iguais a qualquer outro inimigo derrotado com um único pulo, na série de RPG, eles possuem uma defesa particularmente alta.
• O troféu informativo de Super Smash Bros. Brawl afirma que Bullet Bills seguem uma linha reta. Não acredite nisso! Alguns deles voam livremente por todo o lugar, e outros ficam parados nos lugares, como os Bullet Bills da série Paper Mario.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. Finalmenteeeee!!!!!!!!!!!
    Ficou exelente!!
    Valeu a pena esperar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria dos Bullets! *-*
    Minha vida de mariomaníaca não seria a mesma sem o "terror" dos bullets! <3
    Adoro o blog! XD Já acompanho a um tempo, mas só comentei agora =/

    ResponderExcluir
  3. Sempre cabe mais um (uma?), Misuri-chan! x]

    ResponderExcluir
  4. eu adorei a materia!foi D+! eu sempre gostei de bullet bills(mais prefiro chain chomps ou chomps XD)

    ResponderExcluir
  5. Odeio aquele bullet bills no New Super Mario Bros DS que nem parece um inimigo e sim uma fase inteira, mas no final acabei com a raça daquela bala!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem