O que são os BLJ de Super Mario 64?

Sugestão de matéria enviada pelo leitor Milks em nossa Central de Dúvidas. BLJ é a sigla de Backwards Long-Jumping, e é essencialmente o que o nome traduz: um pulo longo pra trás. Trata-se de um glitch feito pra levar o jogo Super Mario 64 aos seus maiores limites. Pra fazê-lo, é preciso conhecer os comandos do pulo longo (Long-Jump): pressionando Z e A enquanto Mario estiver em movimento ("yahoo!").

Pra fazer o BLJ, você deve fazer uma sequência de pulos longos: ao pressionar Z e A, mantenha o Z pressionado e aperte A repetidamente. Isso resulta no Mario gritando "yahoo" um monte de vezes seguidas! Continue fazendo a sequência de pulos longos, e aperte a direção correspondente às costas de Mario: após alguns pulos longos fazendo isso, Mario não estará mais se movendo na direção pra qual está encarando, e sim, vai se mover pra trás ao mesmo tempo que estiver realizando o pulo longo com a mesma animação. E pronto! Você fez o famoso BLJ de Super Mario 64.

Acredite, você pode entrar em velocidade absurda e até mesmo atravessar coisas como paredes e torres quando fizer o BLJ! Você pode usá-lo pra subir ladeiras, escadarias ou enquanto estiver sobre uma plataforma locomotiva. Pressionar o botão de pulo muito rápido no meio do BLJ faz com que Mario entre em velocidades impossíveis e cause os glitches mais doidos do jogo. O melhor lugar pra praticar seu BLJ é na Escadaria Infinita (Infinite Staircase), antes de encarar o Bowser final e antes de coletar as 70 estrelas necessárias pra fazer com que as escadas terminem. Lá, é fácil fazer o BLJ e alcançar a fase final contra Bowser antes mesmo da escada deixar de ser infinita. Eis o que fazer:

Fique em pé na escadaria com o Mario de frente pra Porta da Grande Estrela pela qual você entrou, com a câmera de frente pr'as escadas. Desça alguns degraus e dê o pulo longo em direção à porta. Uma vez que Mario tenha começado seu primeiro pulo longo, segure pra direção contrária ao pulo (pra trás), na direção das escadas. Mario vai começar a dar o BLJ nas escadas. Continue pressionando o A o mais rápido possível, ao mesmo tempo que segurar o Z. Lembre-se, você precisa segurar o Z! Soltar o botão Z no meio da sequência de pulos longos ou não conseguir apertar o A rápido o suficiente faz com que o combo termine e que você tenha de fazer tudo de novo.

Se tudo der certo, você consegue derrotar a Escadaria Infinita, conseguindo alcançar o quadro de Bowser e o acesso à fase. A princesa agradece! Confira um vídeo contendo uma compilação de BLJs extremamente úteis:


Obrigado a Milks pela sugestão brilhante!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. ahh! então é assim q faz!
    Eu estou tentando aprender isso a anos!
    Obrigado pelo tutorial, nunca iria desconfiar q tem q apertar A repetidamente.
    Vou testar agora mesmo!(q bom q a minha manete de 64 é nova, senão o Stich ia quebrar)

    ResponderExcluir
  2. Puxa, só agora que vi a matéria, fiquei fora por um tempo...
    Obrigado por responder... Existem outros tipos de Bljs, que são bem mais difíceis, como aquele que usa dois degrais... :)
    valeu pela matéria...

    ResponderExcluir
  3. O meu mario 64 e pra DS e é a mesma coisa pra fazer isso?

    ResponderExcluir
  4. nossa mano valeu reino do cogumelo
    eu ja tinha perdido a esperança
    aii eu tentei na escadaria do bowser
    e fiz mano
    com 37 estrelas

    ResponderExcluir
  5. queria fezer no meu ds mas nao conssigo nem faze o longo pulo :P

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem