Saiba mais sobre a Birdo

Matéria sugerida pelo leitor Cyber Wolf em nossa Central de Dúvidas. Em suma, existem vários personagens chamados "Birdo", assim como existem múltiplos Yoshis. O conceito de um Birdo como personagem não foi solidificado até que o mesmo Birdo começou a aparecer em inúmeros spin-offs. A Birdo, personagem central (que aparece na série Kart, Party, entre vários outros) possui um laço vermelho, um anel de diamante, um relacionamento especial com Yoshi (visto que são parceiros automáticos em muitas competições) e boa amizade com Peach, Toadette, Daisy e Petey Piranha. Outros membros da raça Birdo residem em Subcon, Nimbus Land e outras localidades.

Servos Leais
Como já foi explicado por aqui, Super Mario Bros. 2, que marcou a estreia de Birdo, foi uma estratégia da Nintendo do Japão usando do jogo Doki Doki Panic (clique aqui pra conferir mais sobre isso). Isso significa que os personagens Birdo daquele período não têm ligação direta com Mario, e seus fatores ofensivos existiam devido à lealdade daquele grupo de Birdos em particular ao maligno Wart, que escravizou todas as criaturas de Subcon.

Que Bosque
A segunda aparição de Birdo na série Mario (e a extração de Doki Doki Panic) aconteceu em Wario's Woods, um puzzle superdivertido lançado pra NES e posteriormente, SNES. Monstros do bosque aterrorizavam o Reino do Cogumelo, e Birdo, junto ao Toad e à fada Wanda, duelaram contra Wario. Birdo não era jogável, mas ajudava Toad com bombas. Que bom que ela estava do teu lado!

Brincadeira de Mau-Gosto
"Ah, eu nunca vou te deixar ir embora. Você é simplesmente... muito FOFO!". Essa frase descreve bem os motivos ofensivos de Birdo em seu terceiro papel no Marioverso, em Super Mario RPG. Não se sabe se é a mesma Birdo de hoje em dia (mas alguns dados menores apontam que não). Essa Birdo apareceu de dentro de um ovo chamado Shelly, encontrado em Nimbus Castle (enquanto a cidadela estava em controle da rainha usurpadora, Valentina). O ovo era cuidado por Shy Away, que pretendia usar a Birdo recém-nascida como uma arma. Nesse jogo, Birdo só briga com a turma porque está brincando!

Esportista Roxa
A estreia de Birdo nos esportes foi em Mario Tennis pra Nintendo 64, onde ela começou a mostrar afetifidade pelo Yoshi. Essa foi a primeira vez que Birdo foi dublada (com a voz de Jen Taylor). Em Mario Kart: Double Dash!!, Birdo era a parceira de Yoshi. Em Mario Kart DS, ela retorna, mas como um pôster; já em Mario Kart Wii, Birdo aparece como um personagem destravável (desta vez dublada por Yuko Kaida): pra liberá-la, você deve derrotar 250 jogadores em corridas online, ou correr no modo Time Trials em 16 pistas diferentes. Birdo também foi presença importante nas séries de baseball (Superstar Baseball, Sluggers), futebol (Strikers), basquete (Hoops 3-on-3) e Mario & Sonic.

Uma Estratégia Ruidosa
Birdo apareceu no RPG Mario & Luigi: Superstar Saga, com uma tarefa extremamente importante; ela sempre esteve lá, mas você pode não ter notado até a metade do jogo. Aqui, Birdo ajudou os heróis se disfarçando de Princesa Peach quando Cackletta e Fawful visitaram o Reino do Cogumelo fingindo boas-intenções. No começo do jogo, quando Cackletta tenta roubar a voz da Princesa Peach, ela rouba a voz de Birdo! Tudo isso foi um plano elaborado pelo velho Toadsworth pra ludibriar a terrível bruxa. Isso resultou no uso da voz indevida pra acordar a Beanstar, que explodiu em pedaços que se espalharam pelos quatro cantos do Reino de Beanbean... mas foi um bom plano, um bom plano. Birdo reaparece a certa altura do jogo como a "recruta" do ladrãozinho Popple, e ela mostra ter bastante afinidade com ele (ou isso ou ela é naturalmente carinhosa). No fim de tudo, ela só queria se tornar uma superstar.

A Personalidade de Birdo
Birdo demonstra grande confiança e determinação em todos os aspectos de sua vida. Birdo se compreende como sendo muito bonita e feminina, muitas vezes executando poses excêntricas pra mostrar sua aparência. Somado a isso, Birdo é mostrada como sendo muito amigável, e se sente bem com a turma do Mario. Sempre procurando por um amor, Birdo possui uma variedade de quedinhas e relacionamentos em sua vida; ela gosta de flertar e é bastante afetuosa com os demais, até mesmo quando não os conhece direito, como evidenciado pela relação que ela tem com Popple em Mario & Luigi: Superstar Saga. No mesmo jogo, Birdo expressa sua alta opinião sobre amor e romance, explicando sua natureza flertiva e direção ao encontrar seu amor. O efeito desses romances-relâmpago de Birdo foram insinuados em seu movimento Egg Shot de Mario Hoops 3-on-3, que faz voar coraçõezinhos partidos; isso é um contraste com o movimento Heart Shot da Princesa Peach, que, com Mario, possui um relacionamento muito fofo (awwwwwwm).

Fogo e Ovos
Além de ovos, Birdo pode cuspir fogo por seu focinho, embora isso só tenha sido mostrado em Super Mario Bros. 2 e seus remakes subsequentes. Birdo também tem a habilidade de usar seu focinho de uma maneira similar a um aspirador, sugando coisas próximas e até mesmo as engolindo (como visto em Mario & Luigi: Superstar Saga e Mario Superstar Baseball). Em algumas ocasiões, Birdo também mostrou a habilidade de envolver pessoas em ovos grandes, incluindo si mesma, pra aumentar o poder de defesa.

Macho ou Fêmea?!
De acordo com o manual de instruções americano de Super Mario Bros 2:
"Birdo pensa que é uma menina e gosta de ser chamado de Birdetta. Ele gosta de usar um laço em sua cabeça e atira ovos de sua boca."
Essa afirmação se aplica a todas as traduções do título, incluindo à versão japonesa. No Japão, Catherine (como Birdo é chamada por lá) é macho, e gosta de acreditar que é uma fêmea. Assim como Birdo, ele gosta de ser chamado de Cathy, se opondo ao seu nome real, Catherine. Em Super Smash Bros. Brawl, o troféu de Birdo a descreve como tendo "gênero indeterminado", e usa o pronome "it" ao invés de descrevê-la com um pronome específico de gênero como "he" ou "she". A confusão ao redor do gênero de Birdo também foi abordada de maneira alegre e jovial, como quando Popple dá uma pausa antes de chamar Birdo de "dama". Mais recentemente, na participação que faz em Captain Rainbow, Birdo é zombada de modo ridículo, com uma voz masculina profunda, que fica fininha quando ela fica brava ou feliz. No segundo trailer do jogo, Little Mac de Mike Tyson's Punch-Out!! fala sobre Birdo, chamando-a de "jovem moça", somente pra dar uma pausa breve e cogitar sobre isso. Seu veredito final é "dependendo do ponto de vista da pessoa, ela é uma jovem moça". Isso significa que alguns, ou todos os personagens Birdo são do gênero feminino.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

5 Comentários

  1. nuss, mto obrigado pessoal, mto explicativo. me ajudou pakas ^^. rly thanks.... só fikou meio estranho ao ficar na mente o sexo da Birdo principal. mas, é compreensivo oq ela (ou ele) gosta ^^" ("Birdo pensa que é uma menina")

    ResponderExcluir
  2. Bem... ... ... Parece que a Birdo tem algumas mesmas habilidades do Yoshi, como engolir e colocar em um ovo, se proteger em volta de um... ... ... AH!! AFINAL, ISSO É MACHO OU FÊMEA????!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem ofença mais que desgraça é essa !?!?! Birdo !??!! só vi ele(a) em Mario Kart mas não sabia também se é Homen ou mulher ! essa coisa é muito estranha !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem