5 anos de Nintendo DS: Saiba tudo sobre o revolucionário sistema portátil

O revolucionário portátil da Nintendo completou 5 anos ontem (21), seguindo seu lançamento americano, que foi antes mesmo do japonês. O pequeno sistema carregava tantas maravilhas que chegava a ser inacreditável. Graças a essa peça, revemos o superclássico Game & Watch, conhecemos as sequências de Mario & Luigi: Superstar Saga, participamos das olimpíadas, entramos de mala, cuia e guarda-sol num jogo de aventura da própria princesa, revivemos Super Mario 64 e as rotas 2-D do Mario em New Super Mario Bros., tocamos, sopramos, sorrimos.

O Nintendo DS, todo mundo sabe, é um portátil lançado em 21 de novembro de 2004 que trouxe consigo duas telas, uma das quais é sensível a toques. Pra quem não sabe, "DS" é a sigla de "Dual Screen", indicando um de seus pontos mais interessantes. O sistema também foi o responsável por trazer som stereo, entrada de áudio (microfone), gráficos em 3-D e suporte para os jogos de seu querido ancestral, o GBA. O Nintendo DS ficou marcado como um primeiro sistema da Nintendo a ter uma conexão wireless embutida, permitindo que você se conecte ao DS de seu amigo sem necessidade de qualquer tipo de ligamento físico ou peças externas. Esse também foi o primeiro sistema da Nintendo a ficar "on" na internet (com Mario Kart DS sendo o primeiro jogo online da Nintendo), usando o Nintendo Wi-Fi.

Nintendo DS Lite
Um novo modelo? Show! O Nintendo DS Lite foi lançado em 2006 e contém todas as características do Nintendo DS original, com algumas novas características, como uma tela significantemente mais clara (com quatro opções de ajuste), um peso mais leve e um tamanho geral menorzinho (tendo o efeito colateral negativo do cartucho regular de Game Boy Advance, saliente pra fora da parte inferior, semelhante a jogar um cartucho do Game Boy ou Game Boy Color num Game Boy Advance).

Série Nintendo DSi
Nintendo DSi

Um terceiro modelo, chamado Nintendo DSi, foi anunciado no dia 2 de outubro de 2008. Ele é ainda mais magro e mais leve que o Nintendo DS Lite, tendo o slot pra GBA removido. No entanto, isso quis dizer que o Nintendo DS Rumble Pack, que era usado pra títulos como Mario & Luigi: Partners in Time, não pode mais ser usado. Duas câmeras, funções de reprodução de música, telas maiores, e uma relação de canais do estilo Wii foram adicionados.

O DSi também era capaz de baixar jogos pelo Nintendo DSi Shop, guardado num cartão SD ou na memória interna. Foi lançado no Japão no dia 1º de novembro de 2008, nos EUA em 5 de abril de 2009 e na Europa no dia 3 de abril. A parte frontal do DSi tem uma lente enorme que se parece com uma câmera, e a outra, possui uma lente menor localizada onde o microfone estava originalmente posicionado, permitindo que fotos pudessem ser tiradas aravés do DSi aberto. Os jogos pra essa versão provavelmente envolveriam movimentos na frente das lentes menores, como a habilidade de sesibilidade de movimentos do Wii.

Nintendo DSi XL
Com o lançamento esperado no Japão no dia 21 de novembro de 2009 (ontem) e na América do Norte e Europa na primavera de 2010, o Nintendo DSi XL (no Japão conhecido como Nintendo DSi LL) possui telas maiores e uma diagonal de dez centímetros. O tamanho e o peso aumentaram de acordo com isso, então o novo modelo pesa 50% mais do que o DSi. De acordo com afirmações por aí, a Nintendo quer direcionar a nova versão pra jogadores mais velhos que podem ter problemas em ver a tela de um modelo regular de DS. Não é bacana? O DSi XL virá com jogos pré-instalados, sendo estes Brain Age Express: Arts & Letters (também conhecido como A Little Bit of... Dr. Kawashima's Brain Training: Arts Edition), Brain Age Express: Math (também conhecido como A Little Bit of... Dr Kawashima’s Brain Training: Maths Edition) e Kiyou Akira Rakuhiku Language Easier.

Stylus
A Stylus é um acessório parecido com uma caneta que vem junto com o Nintendo DS. O instrumento é muitas vezes usado em conjunção com a touch screen do Nintendo DS. Normalmente, a stylus é usada pra fazer seleções de menu, ou pra te ajudar na jogabilidade: por exemplo, New Super Mario Bros., Super Mario 64 DS e Wario: Master of Disguise requerem o uso da caneta pra mini-games como Wanted! e Roach Smash. A stylus também é necessária pra fazer os Mini Marios pulares em Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis, entre muitas outras funções. Você sabe.

No DS, o slot da stylus é localizado na parte de trás, e é inserido de cabeça pra baixo, relativa ao DS. No DS Lite e DSi, entretanto, o slot foi relocado pra parte direita do sistema, e é inserido da direita pra esquerda, relativa ao DS Lite ou DSi. A stylus pra DS é de oonge mais magrinha do que a stylus do DS Lite. Um DS geralmente vem com duas stylus, e você ainda pode comprar mais em lojas ou ganhar em promoções.

New Super Mario Bros. Pens
NSMB Pens ou Yujin Nintendo DS Super Mario Bros. Stylus são uma substituição das stylus regulares, feitas pra galerinha que é fã do Mario. Essas stylus especiais trazem consigo um número de personagens e ítens embutidos. Existem dois pacotes, mas elas geralmente são vendidas individualmente. Confira os dois sets abaixo:


Microfone
No DS original, o microfone fica no canto esquerdo, logo abaixo da tela. No DS Lite, ele fica no meio, entre as duas telas. No DSi, a posição dele é substituída pela câmera, e o microfone ficou a mais ou menos dois centímetros à direita. Soprar nele faz com que aconteçam eventos dentro dos jogos. Você já deve estar acostumado com isso, mas não é fantástico? Em alguns jogos, você deve falar palavras no microfone, e em Mario & Sonic at the Olympic Games, o jogador deve bater palma em frente am microfone pra ganhar a inspiração da plateia no Long Jump e Triple Jump. Heh, genial.

Referências nos Jogos!
Mario & Luigi: Partners in Time
Os Shroobs chamam os OVNIs Shroob (Shroob UFOs) usando um comunicador prateado. Pelo fato do Nintendo DS ter a capacidade de enviar mensagens verbais aos amigos, isso pode muito ser uma referência ao sistema. Somado a isso, é mostrado que o Professor E. Gadd na verdade possui um Nintendo DS com um aparente radar de tempo que ele usou pra localizar a Princesa Peach no início do jogo; logo depois, ele usa o DS pra operar um Hydrogush 4000:


Super Smash Bros. Brawl
Um dos nomes que podem aparecer quando o jogador pressiona o botão randômico quando está nomeando seu estágio personalizado é DS. Também, um estágio baseado no sistema de comunicação PictoChat inclui o Nintendo DS no Brawl, completo com o próprio emblema.

Mario Kart DS
Um dos cursos de batalha é chamado de Nintendo DS:


Super Paper Mario
Há um console de computador chamado Dining Specializer ("Especializador de Jantar"), que também pode ser abreviado como "DS", foi modelado após o DS Lite. Há também um portátil de duas telas que lembra um Nintendo DS, conhecido como Training Machine ("Máquina de Treinamento"), que a cartomante Merluvlee queria usar pra treinar seu cérebro (uma referência ao título Brain Age). Aparentemente, o Training Machine é um modelo velho; Bestovius diz que existe uma versão mais nova e mais fina do que essa.

Super Mario 64 DS
Bowser faz muitas referências sobre a Touch Screen, dizendo frases do tipo "mantenha essa touch screen esfumaçando!".

Mario & Luigi: Bowser's Inside Story
Os Emoglobins que perambulam pelo Gauntlet e o Cholesteroad possuem o formato de sistemas DS. Além disso, Dark Fawful utiliza um aparelho que lembra um DS pra tentar encontrar a Dark Star.

Jogos do Mario pra Nintendo DS!
Uma lista com os títulos mais joinhas do portátil!
• DK Jungle Climber
Restaure as bananas de cristal e balance com os Kongs nessa sequência de DK: King of Swing.

• Diddy Kong Racing DS
Divirta-se com a versão melhorada de Diddy Kong Racing. Você vai poder jogar até com um relógio ambulante!

Game & Watch Collection
Nada como uma versão vintage dos video games do passado trazidos de volta hoje em dia. A coleção Game & Watch, que relembra nostalgicamente Stanley the Bugman e Donkey Kong, pode ser comprada pelo Club Nintendo.

Itadaki Street DS
Um jogo superdivertido criado pela Square-Enix (a mesma de Super Mario RPG) que mistura banco imobiliário com Mario e Dragon Quest. Você até mesmo pode ouvir o tema do Reino do Cogumelo de Super Mario RPG ("Hello, Happy Kingdom!") na fase tutorial. Infelizmente, só foi lançado no Japão, mas quem sabe quando podemos topar com ele?

Mario & Luigi: Bowser's Inside Story
A terceira instalação da série, seguindo Superstar Saga e Partners in Time (abaixo), faz com que Mario e Luigi se envolvam numa grandiosa aventura dentro do corpo de Bowser, e o que é melhor, você pode alternar entre as jogabilidades e se aventurar como o próprio rei dos Koopas! Quer mais?! ...Você terá, se jogar!

Mario & Luigi: Partners in Time
O segundo título da série Mario & Luigi te leva a uma inusitada viagem no tempo rumo ao encontro inesperado de Mario e Luigi com suas contrapartes bebês! Lute contra um exército de alienígenas que são conquistadores roxos...

Mario & Sonic at the Olympic Games
Quem diria, nos anos 90, que Mario e Sonic dariam as mãos num jogo que traria o nome dos dois no título? As olímpiadas de Pequim se tornam mais empolgantes do que nunca quando dois universos se chocam.

Mario & Sonic at the Olympic Winter Games
A Nintendo e a Sega ousaram trazer avanços e melhorias de explodir mentes em mais um titulo olímpico, desta vez tomando palco nas olimpíadas de inverno em Vancouver.

Mario Hoops 3-on-3
Esqueça tudo o que sabe sobre basquete e venha fazer enterradas nesse superempolgante crossover entre Mario e Final Fantasy; jogadas quentíssimas de fazer os mais durões da NBA se encher de inveja.

Mario Kart DS
O sétimo Mario Kart é sem dúvida um dos mais empolgantes da série. O pioneiro da jogatina online traz novas pistas, personagens, ítens e elementos que vão te fazer delirar no volante. Aperte os cintos!

Mario Party DS
O 11º título da série Party não decepciona. Com mais de 17 minigames e 9 tabuleiros inteiramente novos, as noites no Reino do Cogumelo nunca mais serão as mesmas.

Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis
A Companhia de Brinquedos do Mario retorna, assim como a superestrela convidada de honra, Pauline! Ajude os Mini Marios numa jornada pra resgatar a primeira donzela em perigo da história dos video games das patas do invejoso Donkey Kong.

New Super Mario Bros.
Em 4 palavras: "plataforma 2-D do Mario". O jogo que lançou nosso querido encanador bigodudo de volta às suas tão adoradas rotas bidimensionais traz uma horda de inimigos, ítens e características novas de tirar o fôlego, assim como versões renderizadas em 3-D dos elementos mais clássicos de toda a série. New Super Mario Bros. é um ítem obrigatório na coleção de qualquer jogador de DS.

Super Mario 64 DS
O jogo é conhecido como Super Mario 64 x 4, e faz jus ao nome: além de remontar totalmente o superclássico revolucionário Super Mario 64, essa versão diminuta e ao mesmo tempo super-expandida faz com que você jogue com quatro personagens - Yoshi, Luigi, Wario e Mario! Mergulhe na mais nova jornada dentro dos quadros pra salvar a Princesa Peach das garras do arregaçador Bowser.

Super Princess Peach
É a vez de guiar a Princesa Peach, que embarca de mala, cuia e guarda-sol numa aventura perigosa pra resgatar os Irmãos Mario das garras de Bowser e sua temível tropa. Um jogo indispensável!

Tetris DS
Uma sofisticada instalação da série Tetris te permite experimentar novos e customizados desafios em diferentes jogabilidades e cenários que fazem homenagem aos jogos mais clássicos da Nintendo.

Wario: Master of Disguise
Se você quer partir pra uma aventura sólida, esse jogo faz com que Wario retorne às suas rotas de quando estreou nos video games: roubando tesouros. Pra cumprir seus objetivos gananciosos, se transforme num ladrão, um astronauta, um artista, um gênio da ciência, um gerador de energia elétrica, um capitão de submarino, um dragão e até mesmo um vampiro demoníaco! Imperdível.

WarioWare: D.I.Y.
O mais novo jogo da louca série WarioWare só foi lançado no Japão até agora (como WarioWare: Made in Ore), mas sua versão americana, ainda a ser anunciada, promete ser imperdível. "D.I.Y." é uma sigla inglesa pra "do it yourself", ou "faça você mesmo". Além de participar dos microgames mais loucos e geniais da história dos video games, você pode criar seus próprios microgames, músicas e gibis! Vale a pena continuar esperando.

WarioWare: Touched!
Se participar de microgames super-rápidos que testam tua agilidade mental e contribuem a um sadio fluxo de glicose no cérebro já é divertido, imagine ter de rabiscar, arrastar, clicar, agitar e apavorar com sua stylus?

Yakuman DS
A turma do Mario desafia inimigos clássicos num supertradicional jogo de mahjong. Assim como Itadaki Street DS, Yakuman foi lançado somente no Japão.

Yoshi Touch & Go
Se você quer fazer um bom uso de sua stylus, Yoshi Touch & Go é obrigatório. Crie nuvens, guie o Yoshi e arregace inimigos com toques na tela.

Yoshi's Island DS
A sequência direta de Super Mario World 2: Yoshi's Island traz gráficos melhorados, novos bebês e uma aventura completamente inovativa. Além de se aventurar como nunca com os dinossauros mais queridos dos video games, você ainda pode ter acesso a um interessantíssimo "museu dos inimigos".
Por hoje é só, espero que tenham curtido nossa matéria em homenagem aos cinco anos do Nintendo DS. O tempo passa rápido, né? Nem imagino o que a Nintendo ainda tem escondido na manga para os portáteis dos próximos anos. O que tenho certeza é: vale a pena esperar.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

3 Comentários

  1. Muito boa a matéria, Jardim!
    Espero que o DS dure bastante tempo ainda.

    Btw, olhe seu e-mail. (:

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem sabia dessa! vou indicar pros meus amigos do blog do DS Party!
    eu lembro q fui um dos primeiros a jogar, qdo teve a EGS aqui em 2004 eu tava lá e pus as mãos no DS ^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem