Quantas e quais as séries em cartoon que foram lançadas do Mario?

Pergunta enviada pelo leitor Rokabu. O primeiro de todos os desenhos animados se chama Saturday Supercade, de 1983. Era um desenho animado baseado em Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3, produzido pela Ruby-Spears Productions. Foi a primeira adaptação de TV da série Mario e Donkey Kong antes mesmo de se separarem como personagens individuais. Aqui você vê pela primeira e última vez personagens como Pauline, Donkey Kong Jr. e Stanley the Bugman (o cara que espirra inseticida constantemente na bunda do Donkey Kong em Donkey Kong 3).

Mas os mais famosos desenhos animados do Mario começaram quando a DiC Entertainment assumiu o papel, trazendo The Super Mario Bros. Super Show! em 1989. Cada episódio começava com Mario e Luigi em carne e osso morando no Brooklyn, onde eles seriam visitados por uma celebridade da época na agência Mario Brothers Plumbing. O programa com atores reais seria seguido por um desenho animado baseado em Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 2, onde Mario, Luigi, Princess Toadstool e Toad batalhariam contra King Koopa em muitas terras do Mundo do Cogumelo, muitas vezes fazendo paródias com filmes ou história. Foi um cartoon bem sucedido, com 52 episódios e um rap delirante na abertura, que deu origem à famosa frase "Do the Mario!".

No fim de 1990 foi lançado o bem-sucedido, e provavelmente mais famoso aqui no Brasil, The Adventures of Super Mario Bros. 3. Foi o segundo desenho animado do Mario produzido pela DiC, baseado no jogo de mesmo nome (ao qual foi muito fiel, trazendo às telas da TV os power-ups, os mundos, as Toad Houses, e até mesmo o Navio Aéreo, de Super Mario Bros. 3). Os sete Koopalings fizeram aparições aqui, e lhes foram dados nomes alternativos para o desenho; a razão disto é pelo cartoon começar antes da Nintendo of America ter dado nome aos personagens, e por isso, a DiC criou seus próprios nomes para as pestinhas. The Adventures of Super Mario Bros. 3 teve 26 episódios, alguns disponíveis em DVD no Brasil, com episódios como Princess Toadstool for President, Oh, Brother!, Do the Koopa e Kootie Pie Rocks.

De longe baseado no jogo de mesmo nome, a série de televisão Super Mario World, lançada no fim de 1991, conta as crônicas de Mario, Luigi e Princesa Toadstool em Dinosaur Land. Yoshi, junto a inúmeros personagens novos, como o irritante Oogtar, o menino das cavernas, fazem aparições, também. Super Mario World foi o último desenho animado da DiC Entertainment. Assim como no jogo, Bowser aqui também tem o Castelo de Neon, mas totalmente infiel ao jogo, há pessoas cavernosas e estúpidas morando na Terra do Dinossauro. Ainda assim, os 12 episódios lançados eram massivamente divertidos, dentre eles o mais conhecido (e último), Mama Luigi. O cartoon também trouxe a famosa frase "it's a blast from the past".


Mais tarde, em 1994, um programa chamado Mario All-Stars tinha o papel de (adivinha!) compilar os três desenhos animados anteriores em um só show. Ele trazia de volta apenas 39 episódios de toda a trilogia.

Recapitulando, pode-se dizer que Mario teve 4 séries de desenho animado (Saturday Supercade, Super Mario Bros. Super Show!, The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World). Existem também cinco filmes do Mario, e alguns programas de TV com personagens reais, como o infantil King Koopa's Kool Kartoons, e Club Mario, que estrelava jovens extremamente obcecados pelo Mario. Me identifico.

Obrigado a Rokabu pela pergunta brilhante!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

4 Comentários

  1. Obrigado digo eu,parabéns Jardim e todo o pessoal do Reino do Cogumelo.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, alguém sabe onde posso baixar ou comprar esses desenhos do mário?

    Na locadora perto de casa tem, mas ta incompleto... Ç_______Ç

    Ah e parabéns pela matéria, sensacional... \°O°/

    ResponderExcluir
  3. Bem legal ter um cartoon baseado no donley kong antigo
    mas e esse ai Super Mario AllStars nunca ouvi falar será que ainda existe pra ver?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem