D.E.B.S. Alert

Nintendo anuncia detalhes da construção de novo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Kyoto

Imagem: Reprodução/Nintendo

A Nintendo divulgou, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, informações detalhadas sobre a construção do seu novo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (Technology Development Center) em Kyoto — a cidade que é o lar histórico da empresa desde a sua fundação, em 1889. O anúncio foi feito diretamente pelo presidente e diretor representativo da Nintendo, Shuntaro Furukawa, e representa um investimento de longo prazo da empresa em infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento de software e hardware.

O terreno onde o centro está sendo erguido foi adquirido da Prefeitura de Kyoto em 2022, após a Nintendo ser selecionada como operadora em 12 de abril de 2022 por meio de um processo público de propostas iniciado em dezembro de 2021 — o espaço era anteriormente ocupado pela antiga fábrica de suporte a startups e pelo antigo site ocidental do centro de materiais e prevenção de desastres da cidade. O edifício, anteriormente referido internamente como "Centro de Desenvolvimento da Sede Corporativa, Edifício Nº 2 (nome provisório)", será dotado de infraestrutura para servidores de desenvolvimento e espaços dedicados às equipes de pesquisa, com a Nintendo sinalizando que pretende continuar investindo no centro ao longo dos anos.

Confira, logo abaixo, as especificações técnicas da construção:

  • Nome: Nintendo Co., Ltd. Technology Development Center
  • Localização: 11-1 Hokotate-cho, Kamitoba, Minami-ku, Kyoto, Japão
  • Área construída: 6.084,00 m²
  • Área total de piso: 49.305,87 m²
  • Altura: 67,570 m (excluindo estruturas no topo do edifício)
  • Andares: 9 acima do solo e 1 subsolo
  • Conclusão prevista: março de 2029
  • Custo estimado de construção: ¥ 121 bilhões (estimativa atual conforme relatório anual de valores mobiliários)

A Nintendo foi fundada em 1889 em Kyoto como fabricante de cartas hanafuda e migrou para o mercado de videogames nas décadas seguintes, tornando-se uma das empresas mais influentes da indústria global de entretenimento. Sua sede permanece na cidade até hoje, e o novo centro reforça o enraizamento histórico da empresa no coração do Japão.

E você, querido(a) leitor(a)? Ficou animado(a) com o investimento da Nintendo em um novo centro de desenvolvimento tecnológico, e o que espera ver surgir desse espaço nos próximos anos em termos de novos jogos e consoles? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem