![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Quando a Nintendo anunciou que lançaria Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 no Nintendo Switch, muitos ficaram se perguntando se a companhia utilizou algum processo de emulação diferenciado destes games, que foram lançados originalmente para Nintendo Wii em 2007 e 2010 — lembrando que Super Mario Galaxy já havia sido lançado para Nintendo Switch como parte da coletânea Super Mario 3D All-Stars.
Agora, informações divulgadas pelo dataminer OatmealDome revelam alguns detalhes curiosos sobre o desenvolvimento de Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2, e um deles é que ambos os títulos usam uma abordagem técnica que é chamada de “emulação + port nativo”, o mesmo tipo de abordagem visto em Super Mario Galaxy na coletânea Super Mario 3D All-Stars.
O dataminer diz que “o código do jogo foi refeito para rodar nativamente no processador do Switch, enquanto gráficos, áudio e outros elementos funcionam sob o emulador do Wii da Nintendo (hagi)”. Utilizando essa técnica de emulação híbrida, ocorre uma maior compatibilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que a essência dos jogos lançados para Nintendo Wii é mantida.
Sabemos também que o projeto de Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 foi feito sob o codinome "Comet"; Super Mario Galaxy foi identificado como "Cosmo", e Super Mario Galaxy 2 como "Cosmo2". São nomes que remetem imediatamente ao tema das aventuras gêmeas, nas quais Mario deve viajar pelo espaço sideral para resgatar a princesa Peach das garras do vilão Bowser.
Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 serão lançados para Nintendo Switch amanhã, dia 2 de outubro, completamente localizados para o português brasileiro. Os games contam com uma série de melhorias, como melhor resolução de tela, modo de ajuda, modo de trilha sonora, compatibilidade com brinquedos amiibo e controle por mouse no Nintendo Switch 2 — note que o controle por mouse só pode ser utilizado no modo cooperativo destes games.
E você, leitor(a), o que achou do método de emulação híbrida utilizado pela Nintendo para desenvolver Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 para Nintendo Switch? Comente!