Switch 2

Ex-desenvolvedor da Nintendo diz que Shigeru Miyamoto vê os games como "produtos", e não como "obras de arte"

Imagem: Reprodução/Nintendo

Embora muitos jogos possuam um apurado senso artístico em seu design, a discussão sobre o fato de que os games devem ou não ser considerados como arte persiste; e enquanto algumas pessoas consideram que sim, outras acham que são apenas "produtos" de entretenimento, e é difícil dizer quem está com a razão nessa história toda.

A opinião de um desenvolvedor tão renomado como Shigeru Miyamoto sem dúvida é muito importante nesta questão, e, de acordo com o ex-desenvolvedor da Nintendo Takaya Imamura, que trabalhou em grandes clássicos como F-Zero e Star Fox, o criador de Super Mario vê os games como "produtos", e não como "obras de arte". Imamura acredita que a formação de Miyamoto como designer industrial é o que leva ele a ter este ponto de vista. Leia o que Imamura disse sobre o assunto logo abaixo.

O Sr. Miyamoto estudou design industrial em uma universidade de arte, e ele vê os games como 'produtos', não como 'obras de arte'. Eu acho que esta perspectiva é o que leva ao desenvolvimento de jogos que estão mais alinhados com o usuário. 

É uma opinião sem dúvida bastante controversa, já que há quem defenda veementemente que os games são uma forma de arte, embora não sejam universalmente reconhecidos como tal. No entanto, essa visão de Miyamoto sobre os jogos não o impediu de criar títulos que são considerados verdadeiras obras-primas, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda: Ocarina of Time, entre outros.

E você, leitor(a), é da mesma opinião de Shigeru Miyamoto sobre este assunto, ou acredita que os games são, sim, uma forma de arte? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem