![]() |
Imagem: Reprodução/Alice875/YouTube |
Embora o primeiro trabalho do ator e dublador estadunidense Charles Martinet como voz do Super Mario no mundo dos games tenha acontecido em Mario Teaches Typing (MS-DOS) em 1992, a primeira audição dele para viver o papel do mascote bigodudo da Nintendo, realizada em 1990, tinha como objetivo utilizar sua voz e suas expressões faciais para interagir com outras pessoas em eventos como um Super Mario virtual. E ele se saiu tão bem na audição que a sua gravação fazendo a voz do Super Mario foi a única enviada para a Nintendo no Japão.
A primeira vez dele como Super Mario aconteceu através do Mario in Real Time (MIRT, ou "Mario em tempo real"), um sistema interativo desenvolvido pela SimGraphics em parceria com a Nintendo que foi introduzido em 1991 e permitia que as pessoas interagissem com Super Mario e outros personagens em eventos promocionais da Nintendo.
Agora, trinta e cinco anos após a realização da audição que deu a Martinet o papel de Super Mario, o produtor executivo por trás desta contratação, Ralph Miller, concedeu uma entrevista onde revela mais detalhes sobre a audição, e aborda temas como a atual utilização de inteligência artificial (IA) para dar vida a Super Mario no MIRT.
Amor à primeira ouvida
Segundo Ralph, quando Martinet foi introduzido para se apresentar na audição, ele e sua equipe já haviam terminado seu expediente e estavam partindo, mas o engenheiro de som, Michael Halton, disse que havia mais alguém para lhe mostrar. Ralph disse a Martinet que ele era um encanador italiano, e que estava em um videogame, e o que ele conseguiria fazer com essas informações em relação ao personagem e sua motivação. Martinet disse nunca ter jogado um game na vida, e acabou inventando um game na hora, começando a falar com sotaque italiano expressões como "pope and pizza", e falava sem parar, dizendo tudo que vinha à cabeça.
Ralph levou a fita da gravação de Martinet para as pessoas da agência ouvirem, e elas ficaram impressionadas com a disposição do ator em ficar falando sem parar por tanto tempo. Depois disso, Ralph levou a fita para mostrar ao cliente, que ficou encantado com o que ouviu, e foi amor à primeira ouvida.
O "super" talento de Martinet
Ralph disse que trabalhou com Martinet nos últimos trinta e cinco anos como diretor, e menciona que o dublador come muito, mas trata as pessoas muito bem. Ele se diz impressionado com a autenticidade do trabalho de Martinet, e relata que é como se o personagem do Super Mario tivesse explodido de dentro dele, e ele lhe deu vida. O produtor diz ainda que há um elemento de espontaneidade, imprevisibilidade e sensibilidade em Martinet que simplesmente não pode ser replicado através da IA.
O uso de IA para dar vida a Super Mario
Ralph revela que, na loja oficial da Nintendo em Nova Iorque, Estados Unidos, eles usam IA atualmente para dar vida ao Super Mario na interação com as pessoas. No entanto, os vinte anos que Martinet trabalhou com o MIRT são utilizados para programar essa IA, sendo que tudo que o Super Mario fala é moderado, para evitar que ele fale palavras inconvenientes ou aborde temas impróprios; o objetivo é manter a conversação sempre fresca, sem repetições.
Outro detalhe interessante é que, através do uso de IA, a voz do Super Mario é melhorada digitalmente, tentando replicar o material das gravações humanas. Ralph ressalta que toda sequência é diferente da que já foi, já que eles possuem uma base de dados bem extensa como referência, e tudo é programado seguindo diversas variáveis, como eventos correntes, promoções correntes, data do ano, e hora do dia. O produtor afirma que a intenção é que a IA seja um complemento para a ação humana, e não sua substituta.
Uma revelação curiosa feita por Ralph é que as vozes dos bonecos animatrônicos de Super Mario e Wario utilizados pela Nintendo entre 1996 e 2000 eram feitas por outro dublador, chamado Michael Curry. Ralph fala também que houve conversações com Kevin Afghani, que atualmente faz a voz do Super Mario nos games desde 2023, para que ele assumisse o posto de voz do mascote da Nintendo no MIRT.
Por fim, Ralph diz que a Nintendo vem se preparando, nos últimos vinte anos, para a possibilidade de Martinet seguir com sua vida, e para essa transição, buscando novos talentos e talentos sintéticos – ou uma combinação dos dois –, ouvindo centenas de pessoas para procurar um caminho de transição.
Você pode assistir à entrevista completa de Ralph Miller no vídeo logo abaixo.
As revelações feitas por Ralph Miller sobre o processo de audição que tornou Charles Martinet a voz do Super Mario por muitos e muitos anos, e também sobre o atual uso da IA para dar vida ao personagem na loja da Nintendo em Nova Iorque, certamente são importantes para se entender melhor o conceito de interação de personagens virtuais com pessoas reais que a Nintendo realiza há mais de três décadas.
E você, leitor(a), o que achou das revelações feitas por Ralph nesta entrevista? Algum detalhe dito por ele chamou mais sua atenção? Comente!
E você, leitor(a), o que achou das revelações feitas por Ralph nesta entrevista? Algum detalhe dito por ele chamou mais sua atenção? Comente!
Tags:
Curiosidades