Saiba onde encontrar todos os Shine Sprites de Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC/Switch)

Imagem: Reprodução/Nintendo

A descrição dos Shine Sprites em Paper Mario: The Thousand-Year Door é muito adequada: é, em forma e aparência, "um objeto misterioso e poderoso", e o jogo ainda ressalta que "colecioná-los será muito útil". Nascidos em Super Mario Sunshine (GameCube, 2002), estes artefatos são os guardiões de Isle Delfino e os sustentadores da harmonia cotidiana de seus habitantes.

Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, existem 41 Shine Sprites espalhados pelos muitos mapas do jogo e 1 Shine Sprite pertencente ao Bub, o Bob-bomba filho de Goldbob — somando um total de 42 Shine Sprites. Eles podem ser utilizados para upar cada um dos sete parceiros do Mario, no máximo, duas vezes cada. E portanto, são um dos itens colecionáveis mais proveitosos do jogo.

Nos próximos capítulos, você confere com o Reino do Cogumelo a localização de todos os 42 Shine Sprites de Paper Mario: The Thousand-Year Door.


Chapter 1: Castle and Dragon

  • Hooktail Castle: no início do corredor com os blocos amarelos e roxos, ao lado da última janela ao norte da sala que contém as escadarias reversíveis.
  • Hooktail Castle: à esquerda do depósito no terceiro andar (onde você conhece a Sra. Mowz).
  • Hooktail Castle: no 4º andar, no topo da escada alta que leva à ponte do lado de fora.
  • Rogueport Underground: na borda superior esquerda da sala da Thousand-Year Door (a porta dos mil anos), no 3º subsolo.

Chapter 2: The Great Boggly Tree

  • Boggly Woods: à esquerda do airplane panel na área de voo.
  • The Great Tree: à direita do lago de bolhas.
  • The Great Tree: em cima da grande pedra no canto inferior esquerdo da sala, abaixo do lago de bolhas. Deve ser acessado pelo modo "avião de papel", que, por sua vez, deve ser revelado após a madame Flurrie soprar o grande jarro.
  • The Great Tree: acima de um pilar na parte norte da sala.
  • The Great Tree: acima da vitória-régia no canto nordeste do andar inferior, sobre as águas.

Chapter 3: Of Glitz and Glory

  • Glitzville: à direita da entrada de Glitz Pit, antes do cartaz do irmão Martelo. Há um bloco escondido abaixo dele.
  • Glitz Pit: na área entre as caixas no depósito do segundo andar, subindo as escadas.
  • Rogueport: atrás da casa ao extremo-leste. É preciso esgueirar-se por entre as caixas para cair do outro lado.
  • Rogueport: na ponta esquerda do telhado vermelho da parte esquerda do mapa.
  • Rogueport Underground: na plataforma mais à esquerda, na sala de entrada oeste do subsolo 1.
  • Rogueport Underground: na versão GameCube, este Shine Sprite encontra-se na plataforma com um cano que leva a Petal Meadows no subsolo 2; na versão Switch, encontra-se escondido atrás de um grande bloco amarelo.

Chapter 4: For Pigs the Bell Tolls

  • Twilight Trail: atrás da última árvore no caminho para Creepy Steeple.
  • Creepy Steeple: no canto sudoeste, descendo o poço do lado de fora.
  • Creepy Steeple: na sala do tesouro ao norte da entrada.
  • Creepy Steeple: ao lado do Save Block, na pequena sala na metade do caminho (partindo do poço).
  • Rogueport: nos fundos da casa do almirante Bobbery.
  • Rogueport: no quintal dos fundos das casas do outro lado do cano alto; acessível através de um buraco no 2º andar da casa da frente através do Tube Mode (modo "bolinha de papel").

Chapter 5: The Key to Pirates

  • Keelhaul Key: no topo do tijolo à esquerda da área superior da alta montanha.
  • Keelhaul Key: atrás das folhas da árvore à direita da ponte.
  • Pirate's Grotto: no topo da proa do barco esquerdo na sala inferior esquerda.
  • Pirate's Grotto: no topo das escadas à direita da cachoeira da gruta. Para acessar. é preciso bater no bloco escondido próximo a ele.
  • Pirate's Grotto: no barril mais ao norte do depósito à esquerda da cachoeira.
  • Pirate's Grotto: acima da água à direita da entrada norte na sala com ondas. É preciso usar a habilidade do Koops.
  • Pirate's Grotto: no canto nordeste da sala ao sul da cachoeira. Há um bloco escondido abaixo dela.

Entre os capítulos 5 e 6

  • Rogueport: encontrado no final do caminho, atrás da parede rachada à esquerda da loja. É necessário o Admiral Bobbery.
  • Rogueport Underground: na plataforma sul, além da área de água a leste do 1º subsolo. Acessível com Boat Mode (o modo "barquinho").
  • Rogueport Underground: na sala secreta a leste do 2º subsolo, há 3 Shine Sprites. No meio, há um mais alto que pode ser acessado por meio de um Spring Jump ou com o Yoshi, utilizando a plataforma móvel. Também é possível usar essa mesma plataforma para pular em cima de um dos Shine Blocks à direita ou à esquerda e, sobre ele, usar o Super Hammer para atingir o do meio (este segundo método só será possível antes de coletar os Shine Sprites mais baixos).

Chapter 6: Three Days of Excess

  • Excess Express: no chão, atrás da mesa da cabine 005 (a cabine do Mario).
  • Excess Express: este Shine Sprite está em posse de Bub, o Bob-bomba de bronze da cabine 008. Para obtê-la, é necessário que Mario consiga para ele o autógrafo (Autograph) do engenheiro da locomotiva como um presente de aniversário, já que ele sonha em ser um. Trata-se do Toad de quepe preto encontrado em Poshley Heights. Este é o único Shine Sprite que é dado como recompensa de uma quest.
  • Riverside Station: nos degraus atrás da estação, no canto do muro à direita da área do pôr do sol.
  • Riverside Station: próximo ao topo das escadas, acima da prateleira de registros na sala baixa oeste. Use a habilidade do Koops para conseguir obtê-lo.
  • Poshley Heights: na parte de fora de Poshley Sanctum, no lado direito da entrada. É necessário executar um Spring Jump para alcançá-lo.
  • Poshley Sanctum: no topo da segunda plataforma mais alta no lado esquerdo da sala interna.

Entre os capítulos 6 e 7

  • Rogueport Underground: no 1º subsolo, acima do pilar próximo à casa mais à direita (perto de onde Dazzle é encontrado). Para acessar, deve-se usar um Spring Jump pelo cano além da plataforma que sobe e desce e, em seguida, ir para a direita.
  • Path to Fahr Outpost: atrás da árvore sudoeste na segunda tela da esquerda para a direita a caminho de Fahr Outpost.
  • Fahr Outpost: no chão, à direita da última casa (do General White), ao leste.

Lembrando que, caso ainda haja alguma dúvida, a vidente Merluvlee, Shaman localizada em uma casa a leste da praça principal de Rogueport Underground, pode dar informações sobre o paradeiro dos Shine Sprites — isto é, desde que você ofereça moedas suficientes. O remake para Nintendo Switch também registra quantos Shine Sprites existem em determinados mapas, o que torna a jornada um pouco mais fácil.

O que fazer com os Shine Sprites? Talvez o velho Merlon, vizinho do Professor Frankly em Rogueport, tenha uma promissora resposta para essa questão. Isso porque ele pode elevar um dos parceiros do Mario para o patamar de Super Rank pela bagatela de três Shine Sprites. Mais para frente, depois de coletar a Sapphire Star em Keelhaul Key e retornar a Rogueport, Mario inicia um quest pela busca da mítica Ultra Stone, e com ela, os parceiros poderão ser upados para o Ultra Rank.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem