Super Mario 64: nem todas as cadeiras de Big Boo's Haunt são agressivas; entenda

Imagem: Reprodução/Nintendo

O quinto mundo de Super Mario 64 e Super Mario 64 DS, uma mansão de três andares misteriosamente escondida dentro de uma gaiola — a qual conhecemos como Big Boo's Haunt —, esconde toda a sorte de assustações. Lá, Mario se depara com Bus, Srs. Z. Oios, livros mímicos e caixões que se mexem sozinhos.

Pelos aposentos da mansão, há também um par de inimigos muito inusitados: cadeiras. Existem apenas duas cadeiras em todo o jogo e podem ser encontradas apenas em um cômodo: a segunda porta à esquerda, a partir da porta da frente da mansão. Quando MarioLuigi ou Wario se aproximam das cadeiras, elas ganham vida própria: levitam para cima, fazem um movimento de rotação rápida em pleno ar e, ao parar, se arremessam na direção dos heróis.

No Japão, essas cadeiras são chamadas de Porutāgaisuto (ポルターガイスト). O nome pode fazer um trocadilho com "poltergeist" e "isu" (椅子), que significa "cadeira". "Poltergeist", do alemão poltern (fazer barulho) e geist (fantasma), também conhecido como psicocinesia, é a manifestação de um espírito travesso que utiliza de meios físicos para causar pânico entre os seres viventes. E é realmente o que parece!

A cadeira de Super Mario 64 cujo único propósito é ser derrubada pelo Mad Piano

No entanto, existe uma cadeira muito específica no game, posicionada próximo ao traumatizante Mad Piano, com a qual você não precisa se preocupar. Ao contrário do agressivo instrumento de cordas percussivas, esta cadeira não parece estar imbuída de nenhuma entidade maligna, e sua função é, simplesmente, ser derrubada assim que o Mad Piano começar a atacar.

Esta cadeira adiciona um elemento dramático à cena do piano; afinal, foi posicionada pelos desenvolvedores muito próxima a ele para dar aos jogadores uma dica sutil de que nada ao redor do Mad Piano está realmente seguro quando ele mostra os dentes. Em outras palavras, esta cadeira não é uma ofensora — e sim, uma vítima!

Imagem: Small Mario Findings • Reprodução/Nintendo

Existe, porém, uma forma de "salvar" esta cadeira de ser atingida pelo Mad Piano. Para tanto, é preciso encarar seus medos e se aproximar do inimigo assustador com muito cuidado sem acordá-lo. Em seguida, dar um salto por sobre o piano e aterrissar atrás dele, na direção contrária à cadeira, o que fará com que ele comece a atacar na direção oposta. E depois disso, conforme aponta o Small Mario Findings, Tumblr administrado pelos especialistas do Supper Mario Broth, Mad Piano pode ser atraído para longe, salvando a inocente cadeira de ser empurrada pelo inimigo.

Este gesto também torna a cadeira livre para possíveis interações com o jogador. Infelizmente, ao contrário do que possa parecer, mesmo na única cadeira não hostil do jogo, Mario não é capaz de subir ou de se assentar; sua função de empurrar o encanador, como faria se estivesse derrubada, ainda permanece.

Quando o assunto são as cadeiras de madeira de Super Mario 64, é preciso proceder com muita cautela. Afinal, sem perceber, você pode acabar levando uma cadeirada em um momento muito inusitado.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem