Nintendo não deve ser "arrastada para discussões sobre console wars focadas em hardware", instrui Miyamoto

Imagem: Reprodução/Famitsu

Embora a Nintendo tenha se estabelecido como uma presença fortíssima na guerra dos consoles no início dos anos 90, a partir da era GameCube, a multinacional de Yamauchi nitidamente passou a adotar uma abordagem diferente, alterando o foco primário de perseguir aprimoramentos de hardware para a criação de experiências únicas para os jogadores.

Hoje, em meio a tantas tecnologias e tendências ascendentes na indústria dos jogos eletrônicos, a Nintendo não se vê como uma integrante competitiva das supostas "console wars", e Shigeru Miyamoto, o criador do Mario e uma das figuras mais importantes da empresa, postula que sua natureza exclusiva deveria ser contemplada por mais pessoas. Confira, abaixo, um trecho de sua mais recente participação à Famitsu:

Se o objetivo é preservar todos os ativos passados ​​da Nintendo para que as pessoas possam entender o que a Nintendo é, então não se trata apenas dos funcionários; agora, temos pessoas abrangendo três gerações que sabem sobre a Nintendo. Seria ótimo se essas pessoas pudessem ver e entender o que a Nintendo é. Espero que, por meio disso, as pessoas entendam e se abstenham de arrastar a Nintendo para competições como as chamadas "guerras de consoles", que se concentram em especificações altas e desempenho de hardware (risos).

A Nintendo continuará a usar as várias tecnologias disponíveis hoje para criar coisas de uma forma que seja exclusiva da Nintendo. Não estamos limitados apenas a jogos; também estaremos envolvidos em filmes e continuaremos a criar uma variedade de conteúdo de entretenimento. Achei que seria uma boa oportunidade para as pessoas entenderem isso, e é por isso que fizemos isso.

Segundo Miyamoto, o Nintendo Museum, localizado em Tóquio, no Japão, ajudará também a construir uma exibição mais evidente deste perfil da Nintendo.

Acredito que o mais importante é que várias pessoas visitem este museu e saiam pensando: "A Nintendo é uma empresa que não tem nenhuma relação com a competição da indústria de jogos ou com a tecnologia de ponta sobre a qual as pessoas costumam falar".

Claro, nós sempre conduzimos pesquisas tecnológicas. No passado, analistas e outros disseram coisas como: "Por que a Nintendo não está se concentrando em redes?", "E quanto aos dispositivos móveis?" ou "Por que vocês não estão usando chips de ponta?". No entanto, se as pessoas olharem calmamente para as exposições, perceberão que, na verdade, estamos trabalhando nessas coisas o tempo todo. Mas a Nintendo tem um histórico de esperar o momento certo para lançar os produtos, comercializando-os apenas quando acreditamos que o momento é perfeito.

Acho que isso fica claro por meio do museu e ajuda a construir confiança na Nintendo. Para nossos acionistas também, isso serve como uma espécie de perspectiva de médio a longo prazo, mostrando que eles podem confiar em nós para administrar a empresa adequadamente.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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