Pela primeira vez em um console, streamer zera Super Mario 64 sem pressionar o botão de pulo

Imagem: Reprodução/Nintendo

Já pensou como seria um jogo do Mario sem seus tradicionais saltos? E não, não estamos falando de Wrecking Crew, lançado para o NES em 1985, mas de um título muito venerado na indústria dos games que definiu os jogos de plataforma de sua época — e no qual, diga-se de passagem, os saltos e piruetas executados pelo encanador extraordinário são simplesmente essenciais: Super Mario 64.

Por mais incrível que isso possa parecer, Super Mario 64 foi zerado sem que o botão de pulo fosse pressionado uma só vez. O desafio, chamado de A Button Challenge (ou "ABC"), foi concluído com sucesso pelo streamer da Twitch Marbler entre os dias 17 e 21 de maio, em um total de 86 horas de gameplay.

Para tanto, Marbler utilizou algumas técnicas de exploit que, apesar de sua complexidade, já são bem conhecidas entre a comunidade de speedrunners de Super Mario 64 — como frame walking, que permite que o Mario suba ladeiras íngremes que normalmente o fariam escorregar, e held object's last position, ou "HOLP" ("última posição do objeto segurado"), que permite que Mario segure uma cópia visual dos objetos originais, podendo manipulá-los remotamente com os clones.

O desafio de zerar o jogo sem apertar o botão "A" não é novidade: os jogadores têm tentado executá-lo desde 2007, embora os participantes tenham utilizado ferramentas de emulação para alcançar determinadas soluções que não seriam possíveis com um controle. Portanto, ao jogar a versão Virtual Console de Super Mario 64 para Nintendo Wii, Marbler tornou-se o primeiro a zerar o jogo sem apertar o botão de pulo em um console de videogame.

A decisão de completar o desafio "ABC" no Wii foi completamente premeditada. Especificamente nesta versão do jogo, existe um bug que permite ao jogador manipular uma plataforma na fase Bowser in the Fire Sea — um feito complexo que exige, no mínimo, 70 horas para ser executado.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, esses e muitos outros glitches utilizados por Marbler para completar o desafio são explicados (em inglês) pelo canal Bismuth:


Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem