Anime Friends 2024: 4 momentos inesquecíveis do maior evento de cultura pop asiática da América Latina

Imagem: Viviane Jardim/Reino do Cogumelo

Entre os dias 18 e 21 de julho de 2024, aconteceu no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), nada menos que o maior evento de cultura pop asiática da América Latina: o Anime Friends.

Magistralmente realizado pela Maru Division com parcerias de grande escala como Copic, Panini e Redragon, o Anime Friends não somente atendeu como superou todas as nossas expectativas com suas diversas atrações, apresentações, desfiles e premiações de jogar o chapéu. Publicamos um resumo dos momentos mais impactantes lá no nosso Instagram, e você pode conferir logo abaixo:


Especialmente para mim, o fundador, redator e administrador deste blog a quem muitos conhecem como Jardim ou, sob certas ressalvas, "Sr. Reino", participar do Anime Friends 2024 foi uma experiência com implicações ainda mais emocionais. Isso porque, dentre as muitas atividades e apresentações propostas para este anual superespetáculo, muitas me falavam diretamente por meio de pontos específicos da minha própria história.

A seguir, compilamos algumas das diversas atrações do Anime Friends 2024 que tornaram a experiência da redação Reino do Cogumelo ainda mais inesquecível.

Super Show do grupo musical Miura Jam com músicas cover dos animes mais bem avaliados da história

Imagem: Viviane Jardim/Reino do Cogumelo

A apresentação do grupo musical Miura Jam na tarde do sábado (20) nos gerou enorme entusiasmo com um repertório de covers e autorais para ninguém botar defeito. E isso inclui versões adaptadas de grandes hinos do mundo otaku, como Gurenge, de LiSA, o tema de abertura de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, e Shinzō wo Sasageyo!, de Linked Horizon, tema de abertura de Attack on Titan — dois animes que venho acompanhando casualmente com a minha esposa, o que nos fez vibrar a cada nota executada. Um show com muita energia e potencial para despertar novos heróis do mundo shōnen.

Também tomaram conta do Palco Principal vários outros nomes da música nacional e internacional, como YUYU20, Senpai Old School, Tauz, Wasuta, Takeru & Hiroto, Ali, Claris, nano.RIPE, VK Blanka, ZAQ & MindaRyn, ROOKiEZ is PUNK'D e a Monte Cristo Coral e Orquestra.

Encontro com Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto, o Tōha e o Manabu de Jiraiya: O Incrível Ninja

O mundo tokusatsu é muito extenso e querido por fãs de todas as idades. A influência dessas séries japonesas de super-heróis é ocasionalmente refletida por grandes roteiristas de Super Mario, como Yukio Sawada, que trouxe aos volumes 1 e 2 do mangá Super Mario-kun os Mutant Ninja Sentai Nokonokoman e seus letais Kamenoko Shuriken; Kensuke Tanabe e Atsushi Tejima, que deram vida aos Axem Rangers em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars e seu remake para Nintendo Switch; e Taro Kudo, que trouxe a Paper Mario: Color Splash o conceito do grupo de Super Sentai Rescue V: Fearless Color Defenders — que, inclusive, possui um sósia do Melo!

Imagem: Eduardo Jardim/Reino do Cogumelo

Exibido pela primeira vez em 1988, Jiraiya: O Incrível Ninja, ou, em japonês, Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ), é de longe o meu tokusatsu favorito. A simplicidade, fé e dedicação cultivada pelos personagens deste nostálgico símbolo do Metal Hero sempre foram para mim como uma grande inspiração — especialmente por sentir refletidos na relação entre Tōha e Kei Yamaji (Jiraiya e Himenin Emiha, respectivamente) os cuidados complacentes que sempre tive, e tenho até hoje, pela minha própria irmã mais nova, Haru.

Graças ao convite especial da Maru Division e ao lançamento do antecipado mangá nacional Jiraiya:  O Novo Império dos Ninjas pela editora JBC, em cabine exclusiva de imprensa, pude encontrar dois destes grandes ídolos: Takumi Tsutsui, o protagonista da série, e Takumi Hashimoto, que interpretava o jovem e efusivo Manabu. A arte ninja de Togakure nunca esteve tão forte.

A Praça de Prontera, do clássico dos MMORPGs Ragnarök Online, da vida real

Imagem: Viviane Jardim/Reino do Cogumelo

Muito embora os fãs mais "raiz" de Ragnarök Online, MMORPG da sul-coreana Gravity Corp gerenciado no Brasil pela WarpPortal BR, hão de franzir suas testas, eu tive grandes experiências com a "sequência" Ragnarök Online II: Advent of Valkyrie — conhecido na versão beta como Legend of the Second. Um dos maiores responsáveis pelo meu carinho por MMORPGs, o free-to-play de fantasia reimagina os gráficos e sprites do primeiro RO em uma repaginada 3D com movimentos WASD, no melhor estilo World of Warcraft.

Infelizmente, referir-se a um projeto tão radical como uma sequência ao invés de, por exemplo, um título spin-off paralelo da mesma franquia fez com que os jogadores mais antigos torcessem o nariz para o novo conceito. E foi assim, em servidores muitas vezes vazios, com poucos jogadores para sequer liberar uma partida no Coliseu e com a economia nas alturas graças à supervalorização das Happy Hour Boxes, que eu perdi um grande naco da minha vida. Como um Mestre Guerreiro, me aventurei pelos cenários de Rune-Midgarts por anos a fio, logo, imaginem minha surpresa ao me deparar com uma versão real da praça de Prontera no Anime Friends 2024.

O estande promovido pela Level Up Latam reuniu influencers, cosplayers e staffs de Ragnarök Online para celebrar sua existência e apresentá-lo a toda uma nova geração. A praça continha uma Prateleira da Nostalgia, áreas de gameplay, arco e flecha e poções especiais com o rosto e as cores dos Porings, Poporings e Devilings produzidas pela Taverna Medieval — e é óbvio que uma dessas belezuras tornou-se uma peça indispensável da minha coleção.

Um paraíso dos retrogames com Super Mario Bros. 2, Super Mario World, Donkey Kong Country e outros clássicos em 8 e 16 bits

Prova incontestável de que um evento de animes, especialmente um de porte super como este, é feito para todas as idades, uma parceria da Maru Division com o Canal 3 Classic Gaming trouxe à tona uma área de exibição e gameplay de grandes clássicos da indústria dos videogames, muito profissional e convidativa — ou, um pequeno pedaço do céu para os retrogamers de plantão.

Imagem: Viviane Jardim/Reino do Cogumelo

Desnecessário dizer o quanto a experiência de presenciar tantos consoles lançados entre as três primeiras gerações de jogos eletrônicos foi impactante para mim. Jogar os clássicos em 8 e 16 bits diretamente nos consoles domésticos para os quais foram originalmente lançados nas décadas de 1980 e 1990 é sinônimo de absorver para si um pouco da pura essência histórica e inconfundível que os circunda, e que os consolidou como degraus tão fundamentais para os jogos que conhecemos hoje.

Relembrei Super Mario World e Donkey Kong Country diretamente do modelo SNS-001 norte-americano do Super Nintendo Entertainment System, comercializado entre 1991 e 1997; Super Mario Bros. 2 no Dynavision 3, clone mais acessível do NES de 1991 da extinta Dynacom conhecido por suas duas entradas — uma para cartuchos de 60 pinos e outra para 72 pinos; e até mesmo um cartucho 2 em 1 contendo Battletoads e Battletoads/Double Dragon no Famiclone de 1991 Supercharger, da IBCT Eletrônica Ltda. O cativante, aqui, foi o choque geracional entre pais e filhos — os primeiros, imbuídos de nostalgia pelas jogatinas de outrora, e os últimos, dando um mergulho prático e eficaz na história dos videogames que antecedia as suas próprias origens.

Imagem: Eduardo Jardim/Reino do Cogumelo

Com um público recorde de 140 mil pessoas, o Anime Friends foi um dos eventos mais emblemáticos dos quais eu já tive a feliz oportunidade de participar. E a edição de 2025 já tem data e local confirmados!

Anime Friends 2025

  • Data: 3 a 6 de julho de 2025
  • Local: Distrito Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo/SP

Let's-a keep-a going!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem