Qual foi o primeiro inimigo enfrentado pelo Mario?

Super Mario 3D Land • Imagem: Reprodução/Nintendo

Em sua incansável jornada para restabelecer a paz entre os habitantes do Reino Cogumelo, Sarasaland, Beanbean Kingdom, Isle Delfino, ou até mesmo de todo universo e tudo o que nele contém, Mario e Luigi, como um espelho inimitável de heroísmo e justiça, têm colecionado fãs por onde pisam suas marcantes botas.

Todavia, nem todo mundo se agrada com os feitos dos encanadores extraordinários. É grande a probabilidade de que a quantidade de inimigos enfrentados pelos irmãos Mario supere o número de seus aliados. O que nos leva à questão: qual foi o primeiro inimigo enfrentado pelo Mario? A resposta depende de alguns fatores e pode surpreender a muitos, já que não estamos falando sobre Koopas ou plantas Piranha.

O primeiro inimigo enfrentado por Mario foi Donkey Kong (1981)

Imagem: Reprodução/Nintendo

Antes de mais nada, lembremo-nos que, antes de se tornar "super", Mario era um carpinteiro que se dedicava a neutralizar todos os danos colaterais causados pelo selvagem Donkey Kong no jogo homônimo de 1981 para arcades. Logo, responsável pelos perigosos arremessos de barris contra o Mario, Donkey Kong foi o primeiro inimigo enfrentado pelo Mario na era "pré-cogumelo".

Primeira consideração: Donkey Kong era um boss, logo, o primeiro inimigo enfrentado por Mario imediatamente foi um Fireball (Donkey Kong, 1981)

No entanto, ainda existem algumas questões a considerar. Primeiro, Donkey Kong, apesar de dar movimento aos barris do jogo, antagoniza o nosso querido Jumpman no caráter de boss — ou seja, apesar de estar presente no game desde o início, ele ainda leva algumas fases para ser enfrentado pelo Mario cara-a-cara. Nesse âmbito, os primeiros inimigos enfrentados pelo herói seriam as Fireballs.

Super Smash Bros. Brawl • Imagem: Reprodução/Nintendo

Também chamadas de firefoxes (manual de instruções do port de Donkey Kong para Commodore VIC-20) e, em tempos mais recentes, de fire thingies e fire guys ("Let's Play Mario vs. Donkey Kong - Gameplay for Kids", Play Nintendo), os Fireballs são bolas de fogo vivas que emergem dos tambores de óleo. Estes elementais, que não devem ser confundidos com bolhas de lava dos jogos mainline, têm a capacidade de perseguir o Mario, mas podem se distrair muito facilmente.

Fireballs mantiveram sua relevância na franquia graças à série Mario vs. Donkey Kong, que, repleto de referências à época dos fliperamas, fez questão de manter a sua chama acesa.

Segunda consideração: na série Super Mario principal (mainline), o primeiro inimigo enfrentado por Mario foi um Goomba (Super Mario Bros., 1985)

Agora, se considerarmos a história do Mario a partir do lançamento de Super Mario Bros. para o console doméstico Nintendo Entertainment System em 1985, o primeiro inimigo enfrentado pelo bombeiro hidráulico foi o Goomba — o famoso monstrinho com aparência de um cogumelo shiitake que tanto marcou a franquia posteriormente.

Imagem: Reprodução/Nintendo

Uma curiosidade interessante é que, apesar de ter sido o primeiro inimigo enfrentado em Super Mario Bros., o Goomba foi o último a ser criado. Anteriormente, Koopas seriam os únicos inimigos básicos do jogo, mas a mecânica de seus cascos era muito complicada para um primeiro obstáculo; então, os desenvolvedores deram vida aos Goombas com o propósito de serem inimigos simples; perigosos, mas derrotados com um único salto.

Mario pode colecionar inimigos e obstáculos por onde quer que se aventure, mas sua persistência e força de vontade inabaláveis mesmo em meio a tantas adversidades são grandes exemplos a serem seguidos. Mas e você, querido(a) leitor(a)? Já sabia dessa curiosidade? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem