O segredo de Super Mario Galaxy que não tem nada de "super"

Imagem: Reprodução/HEYImHeroic (X)/noclip.website via Supper Mario Broth

Super Mario Galaxy, obra-prima da Nintendo lançada em 2007 para o saudoso console doméstico Wii, redefiniu a exploração cósmica da franquia dos superbombeiros do Brooklyn, levando os jogadores aos confins de um universo vasto e deslumbrante.

Entre Lumas e Launch Stars, a aventura 3D do encanador bigodudo nos transporta para uma série de pequenos planetas, luas e galáxias, cada um mais incrível e imaginativo do que o anterior. A mecânica revolucionária de gravidade do jogo permite que Mario navegue por esses corpos celestes de maneiras antes inimagináveis.

Porém, este vasto e deslumbrante playground cósmico, que nos cativa não somente pela vastidão do espaço sideral da mitologia de Super Mario como também pela infinitude da criatividade da Nintendo, esconde em seus arquivos internos um segredo que, nem de longe, poderia ser considerado extraordinário: uma galáxia "normal".

O planeta mais "sem-sal" já descoberto em Super Mario Galaxy

No jogo em que cada cenário é uma peça cuidadosamente esculpida de um cosmo cheio de surpresas, Super Mario Galaxy contém em sua programação interna um modelo 3D não utilizado chamado simplesmente de "NormalGalaxy" (imagem do artigo). Enquanto outros renders descartados nos oferecem um vislumbre de superfícies, inimigos e plataformas que poderiam ter adicionado uma camada a mais de conteúdo e criatividade ao produto final do jogo, este mapa nada exorbitante consiste de um único planetoide cinzento, sem nenhum outro detalhe característico.

De acordo com a enciclopédia The Cutting Room Floor, "NormalGalaxy" possui uma textura plana, com aspecto levemente arenoso, e que compreende não somente um, mas dois mapas de similar banalidade. Somado a isso, ambos os mapas possuem baixa resolução: nada mais que 512 x 512 pixels de largura e comprimento.

Sem quaisquer elementos que a tornariam remotamente interessante, por que essa "galáxia normal" foi sequer concebida pelos criativos desenvolvedores e, no fim das contas, adicionada ao terreno vasto e fértil que é a programação de Super Mario Galaxy? Possivelmente, como sugere o blog Supper Mario Broth através do X, "NormalGalaxy" tenha sido adicionada apenas a propósito de testes de qualidade, além de existir a possibilidade de se referir à técnica "normal mapping", utilizada em computação gráfica para simular relevos em uma superfície.

Como todas as moedas têm dois lados, há justiça sendo feita nas redes sociais em favor do conceito descartado de "NormalGalaxy". Citando o comentarista Elliot em uma publicação no X a respeito do planeta que, por motivos óbvios, nunca viu a luz do dia — ou sequer um acabamento que o prezasse —, "uma galáxia que consiste apenas de um único planetoide cinzento sem nada de especial jamais poderia ser considerada 'normal'".

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem