![]() |
Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo |
Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do quadro Vozes Puras! Nesta edição, consideraremos a proximidade do lançamento de Princess Peach: Showtime! fazendo uma homenagem a uma voz que marcou bastante a princesa Peach. A voz de hoje será a de Leslie Swan!
Leslie Swan nasceu no ano de 1970 e, ao contrário da maioria das vozes que marcaram a franquia Super Mario, não começou o trabalho como uma dubladora propriamente dita quando começou a carreira como a voz da princesa Peach — na verdade, ela trabalhava na Nintendo of America traduzindo jogos, editando para a revista Nintendo Power e ajudando na tradução de Super Mario Adventures, uma história em quadrinhos mensal incluída na revista em 1992.
Até que em 1996, quando Swan pegou o script de Super Mario 64 para traduzir, a Nintendo EAD solicitou que ela dublasse a princesa Peach no jogo e que fizesse uma voz doce para a personagem; e assim, ela fez. Swan voltou a dublar a princesa na versão americana de Mario Kart 64 até passar o papel para a seiyū Asako Kozuki em Mario Party, e logo depois, para Jen Taylor em Mario Golf.
Dear Mario, please come to the castle. I've baked a cake for you. Yours truly, Princess Toadstool, Peach.
Leslie Swan voltou à localização de jogos após esses acontecimentos, adaptando títulos como Dr. Mario 64, Animal Crossing e Luigi's Mansion, até voltar para o mundo da dublagem em 2003, dublando a personagem Mona em WarioWare, Inc.: Mega Microgame$!; continuou a dublar a personagem em WarioWare, Inc.: Mega Party Game$! e, no ano de 2004, em WarioWare: Twisted! e WarioWare: Touched!. Ainda em 2004, a Nintendo lançou o jogo Super Mario 64 DS, um remake do clássico de Nintendo 64 no qual muitas das falas da princesa Peach foram alteradas, fazendo com que Swan retornasse ao papel depois de 8 anos.
Swan permaneceu na área da localização por mais algum tempo, voltando a dublar a Mona em WarioWare: Smooth Moves em 2006 e a princesa Peach novamente em 2007 — desta vez, na sua encarnação em Super Paper Mario. Voltou-se novamente para a localização de jogos até 2015, ano em que ela renunciou ao cargo de gerente de localização.
Perdeu alguma edição do nosso quadro quinzenal Vozes Puras? Não precisa se preocupar: acompanhe a nossa tag e boa leitura!