Shigesato Itoi, o renomado criador da franquia de videogame Mother (ou Earthbound), teve um momento marcante em sua carreira que envolveu ninguém menos que Shigeru Miyamoto, o cérebro por trás dos icônicos superirmãos Mario. Neste texto, exploraremos a curiosa situação em que Itoi apresentou o conceito de Mother a Miyamoto, apenas para receber uma reação inesperada que o deixou emocionalmente abalado.
Este encontro em particular com Miyamoto, narrado por Itoi ao site da empresa de papelaria japonesa Hobonichi, ocorreu durante um período crucial para ele. O criador estava ansioso para compartilhar com Miyamoto o conceito inovador por trás de "Mother", um jogo que eventualmente se tornaria uma peça fundamental na cultura dos videogames, especialmente dentro do nicho nintendista.
No entanto, ao apresentar sua visão a Miyamoto, a reação inicial do supervisor foi surpreendentemente fria:
A propósito, todos vocês aqui reunidos hoje, vocês conhecem a história de como Miyamoto-san uma vez me fez chorar? Há uma história que é bem conhecida em certos círculos sobre eu chorando no [trem-bala] Shinkansen. Isso aconteceu quando mostrei a ele minhas anotações sobre o que se tornaria o enredo básico de um jogo chamado "Mother”.Naquela época, mostrei meu enredo ao criador de Mario, Shigeru Miyamoto, presumindo, honestamente, que ele iria admirar muito o meu trabalho. Então, mostrei a ele minhas anotações a lápis e, claro, ele não me deu nenhuma exultação, apenas dizendo 'Hmm..'
Miyamoto, conhecido por sua habilidade em captar ideias revolucionárias, não demonstrou entusiasmo visível em relação ao projeto de Itoi. Essa resposta lacônica deixou Itoi não apenas desapontado, mas profundamente triste. O impacto emocional foi tão intenso que, conforme o trem-bala Shinkansen avançava pelos trilhos, Itoi não conseguiu conter as lágrimas.
Eu esperava que Shigeru Miyamoto visse meus rascunhos e dissesse, 'uau!', mas não houve nem o menor indício de 'uau' vindo dele. Então, quando eu estava voltando para casa a bordo do Shinkansen, pensei, '...tudo isso foi em vão', e minhas lágrimas começaram a escorrer.
O motivo por trás da aparente falta de entusiasmo de Miyamoto foi o fato de que a quantidade de trabalho necessária para tocar o projeto seria proporcional à de um título já conhecido — Shin Onigashima para Famicom —, o que o afastaria de muitos outros projetos devido ao nível de concentração e dedicação exigidas para dar vida ao roteiro.
Na mesma entrevista, Miyamoto esclarece dois pontos importantes: primeiro, que, na ocasião, ele pretendia alertar Itoi a respeito do nível de comprometimento de tempo para a criação de Mother, sem relação alguma com as habilidades do desenvolvedor. O segundo ponto de Miyamoto é ter reconhecido que não é lá muito bom com elogios: "vou trabalhar nisso", promete o mestre.
Pouco tempo depois do incidente, Itoi receberia de Miyamoto, por ligação, a inesperada oferta de uma equipe de produção para Mother; e hoje em dia, a franquia conseguiu conquistar o seu lugar no coração dos fãs de videogame ao redor do mundo, mostrando que as reações iniciais nem sempre definem o sucesso futuro.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!