Artes conceituais de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES) revelam que o jogo poderia ter sido bem diferente

Imagem: Reprodução/Jiro Mifune

Algumas artes conceituais de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES, 1996) divulgadas por Jiro Mifune, designer creditado no RPG como responsável pelos efeitos visuais e assistência de roteiro, mostra que o jogo seria bem diferente.

Segundo a proposta do artista, o game traçaria uma história bem paralela ao mundo dos superirmãos, no qual Mario, Luigi e — pasmem — Wario seriam soldados da regência dos cogumelos, com direito a espadas e armaduras elegantes. Mifune justifica que esta era a tendência dos jogos de RPG daquela época, e portanto, enobreceu os personagens, inspirando-se na série de romances históricos de capa-e-espada Os Três Mosqueteiros, publicada em 1844 pelo escritor francês Alexandre Dumas.

Os rascunhos mostram as seguintes propostas:

  • Peach seria rainha.
  • Toad seria um humano com chapéu de bolinhas.
  • Wario comporia o trio de mosqueteiros como um ex-líder de uma associação de bandidos.
  • Mario também teria um amigo sapo que o acompanharia durante a sua aventura.
  • A história partiria de um poderoso bruxo chamado de "Enigma Slugnid", nascido no reino das lesmas e crescido no mundo subterrâneo.
  • Os vilões do jogo seriam lesmas e crustáceos antropomórficos de um reino opositor — o qual Mifune descreve como "Slug Kingdom" —, que invadiriam o Reino Cogumelo para sequestrar a rainha Peach. Seriam lideradas pelo imperador Numerion.
  • Assim como a Smithy Gang de Super Mario RPG possui chefões inspirados por armas, como a espada Claymorton, o arco Bowyer e a lança Speardovich, os rascunhos originais de Mifune concebiam a ideia de uma "tribo das armas" liderada por "Gordon Axe" e "Quinn Sonia".

Você pode conferir todas as artes apresentadas por Jiro Mifune para Super Mario RPG: Legend of Seven Stars seguindo a thread de seu perfil no Twitter/X ou clicando na imagem abaixo para expandir a nossa galeria:

São conceitos muito atraentes, mas a ideia de que os personagens de Super Mario deveriam empunhar armas brancas dividiu muitas opiniões entre os membros da equipe de desenvolvimento — e, por fim, acabou sendo deixada para escanteio. Quem sabe eles não a reutilizam em alguma oportunidade futura?

Curiosamente, Os Três Mosqueteiros ainda foram homenageados, de certa forma, na versão final do jogo. Mesmo com os heróis principais se acomodando mais propriamente à tradição da franquia, um trio composto por um Greaper, um Bu e um Quebra-ossos que se identifica como os 3 Musty Fears oferecem uma paródia fonética ao termo "The Three Musketeers". Porém, não passa de um trocadilho da localização norte-americana, visto que são chamados originalmente de Undead 3 (アンデッド・3).

E aí, querido(a) leitor(a)? O que achou do conceito? Acredita que alguma destas ideias ainda possa ser utilizada em projetos futuros da franquia Super Mario? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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