Music Room: "Beware of Forest Mushrooms" (Super Mario RPG)

Imagem: Reprodução/Nintendo

O que é música? Música é uma expressão de arte complexa que, diferente de artes visuais, tenta passar uma mensagem ou significado sem a ajuda dos olhos daqueles que a apreciam. Músicas de videogame não são a exceção para a regra, e assim como na época de compositores lendários como Ludwig van Beethoven (que deu inspiração ao nome do meu Koopaling favorito: Ludwig), nós temos algumas “lendas” entre nós quando o assunto é trilha sonora de jogos.

O meu nome é Vinicius, mais comumente conhecido como Monado Duck na página do Facebook “PATO Nintendista”, onde costumo escrever! Aqui, serei responsável por esse novo quadro, Music Room, onde faço análises superficiais das músicas que aparecem na franquia Mario — seja a principal com os jogos de plataforma ou com os spin-offs de Kart, esporte, RPG e afins, a franquia Mario sempre trouxe uma variedade e diversidade musical incrível desde “Super Mario Bros.”, lançado em 1985.

Minhas análises musicais são divididas em 3 partes: a primeira, onde credito a música usada de forma apropriada e traduzo suas letras, caso a mesma tenha; a segunda parte, onde comento do significado da música e em qual momento ela costuma tocar no jogo, além de como isso pode afetar a melodia; e por fim, a análise da música em si, onde eu comento sobre os instrumentos usados, o significado por trás do uso de tais instrumentos e a possível intenção que o/a compositor(a) teve quando os usou, por exemplo.

Para celebrar o lançamento mais recente da IP de Mario, o remake do tão aclamado Super Mario RPG (e usar como uma desculpa descarada para falar da minha compositora favorita de todos os tempos), nada mais justo do que escolher uma música dele, não é mesmo? Então se preparem e não esqueçam suas bazucas em casa, pois agora viajaremos pela mágica trilha sonora de...

“Beware of Forest Mushrooms”
Jogo: Super Mario RPG (2023)
Compositora: Yoko Shimomura


Sendo uma das músicas mais populares do jogo original de 96, dando origem a vários memes e até mesmo uma música de fã bem popular, Beware of Forest Mushrooms é um clássico que impressionava por criar uma melodia quase orquestral em um chip sonoro de SNES — mas agora com um hardware muito mais poderoso, o Nintendo Switch, como fica esse "quase" que mencionei?

O começo da música começa quase da mesma forma que a original, com instrumentos de sopro da família do trompete servindo para abrir uma melodia incrível acompanhada por instrumentos de percussão como o xilofone; porém, as semelhanças instrumentais com a versão antiga da música acabam após os primeiros 10 segundos, quando a versão nova introduz um solo de um dos instrumentos mais importantes quando estamos falando de músicas da Shimomura: o violino! Após o solo de violino, a música vai para um ritmo mais lento, quase sem usar os outros instrumentos, até então seguir com o resto da melodia, dessa vez usando majoritariamente o violino.

O uso dos instrumentos aqui não varia tanto do que deveria ser a “visão” original que a Yoko Shimomura tinha quando as compôs para a versão original do game, mas agora podemos ouvir os sons em sua forma aperfeiçoada em uma belíssima orquestra! O momento em que a música toca no jogo serve para adicionar essa beleza, pois é logo após o jogador observar a cutscene de um boneco ganhando vida e saindo pela floresta, floresta essa que é, na verdade, um labirinto — em muitos aspectos a música usa da sua melodia para apelar ao tom mais fantástico/fantasioso, afinal, o Geno é uma óbvia referência ao clássico conto de fadas “Pinóquio”.

Imagem: Reprodução/Nintendo

Devido a esse aspecto de querer retratar uma floresta e um momento mais mágicos, a música consegue criar uma melodia maravilhosa que é inegavelmente memorável, muitos a tendo como a “melhor música de uma área” tanto nessa versão do jogo como a de 96. Encerrando também com um tópico engraçado, mas “Beware of Forest Mushrooms”, ou “cuidado com os cogumelos da floresta”, é uma pequena referência aos Amanitas, inimigos comuns de Forest Maze que podem ser confundidos facilmente pelos itens de cogumelo, que Mario também pode adquirir no meio da floresta.

Espero que tenham gostado; eu não tenho nenhum curso de teoria musical, mas desde que jogo videogame com uma frequência maior, sempre amei as melodias por trás dos mesmos! Meu nome é Monado Duck, e espero vê-los de novo aqui, semana que vem!
Vinicius "Monado" Madeira

Estudante de jornalismo e redator para sites de jogos em horas vagas; meu amor por jogos está enraizado em franquias clássicas, incluindo The Legend of Zelda e claro, Super Mario.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem