Guide Book: Grass Land (Super Mario Bros. 3), berço das superfolhas e flautas mágicas

Grass Land em Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 • Imagem: Reprodução/Nintendo

A edição de hoje do quadro Guide Book dá destaque à bela Grass Land, uma das áreas mais memoráveis que um jogador de videogame poderia visitar e o primeiro mundo de Super Mario Bros. 3, lançado originalmente para o Famicom em 1988.

Grass Land é um dos oito países que fazem parte de Mushroom World, território que pode ser acessado através do Reino Cogumelo (de acordo com o manual de instruções de Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, pág. 21). É chamada na edição 8A da saudosa revista VideoGame, da editora Sigla (novembro de 1991), de "Terra da Grama".

Mushroom World foi vitimado no passado pelas intensas investidas de Bowser e seus Koopalings, e como tal, seus reis sofreram uma terrível transformação. O rei de Grass Land, conhecido por seu magnífico turbante branco e cujo nome nunca foi realmente revelado, tornou-se alvo fácil da magia dos Koopas, sendo transformado em um cachorro (NES) e/ou em um Cobrat (SNES), dependendo da versão da história, até que os irmãos Mario pudessem desfazer o feitiço.

Geografia de Grass Land

Grass Land está localizada na parte superior esquerda do mapa de Mushroom World • Imagem: Reprodução/Nintendo/VGMaps

De acordo com o mapa completo de Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (2003), Grass Land faz fronteira com Desert Land ao sul e com Pipe Land a leste. É dividida entre os seguintes setores:

  • World 1-1: uma fase plana e básica, com 3 supercogumelos, 1 cogumelo vida extra e 3 superfolhas capazes de transformar os heróis em Raccoon Mario e Raccoon Luigi. Possui Goombas, Red Para-Goombas, Koopas e Paratroopas verdes e vermelhos, plantas Piranha e as perigosas plantas Piranha de fogo — também conhecidas na época como Venus Fire Traps.
  • World 2-2: um dos primeiros exemplos de fases com múltiplas saídas em Super Mario, este nível dá acesso ao World 1-3, World 1-4 e World 1-. Garante ao jogador uma experiência mais dinâmica com ladeiras escorregadias e Note Blocks. É composta por algumas plantas Piranha de fogo e vários Goombas, Paragoombas vermelhos e marrons e Mini Goombas que são gerados por eles (conhecidos na época como Micro Goombas). Possui 2 supercogumelos, 2 superfolhas, 1 cogumelo vida extra, além da primeira superestrela da aventura.
  • World 1-3: similar à primeira fase, esta coloca o jogador em um plano repleto de Semisolid Platforms (nome dado às plataformas por baixo das quais o jogador pode pular). Goombas, Koopas e suas variantes seguem constantes, mas são auxiliados por um par de irmãos Bumerangue. Aqui, há duas passagens secretas: a primeira, acessada por um Super Note Block, dá acesso a uma Coin Heaven — famosa área de abundantes recompensas nos jogos do Mario. A segunda passagem secreta fica atrás de uma Semisolid Platform que levará Mario à camada de trás da fase, permitindo-o passar reto pelo Card objetivo e entrar em uma casa de Toad com a Magic Whistle. O World 1-3 possui 2 supercogumelos, 2 superfolhas e 1 cogumelo vida extra.
  • World 1-4: aqui é quando as coisas começam a ficar um pouquinho complicadas para os visitantes. World 1-4 é a primeira fase de rolagem automática não somente de Super Mario Bros. 3, como de toda a franquia Super Mario. Em ritmo atlético, apresenta as famosas Lifts — plataformas que se movem sozinhas. A dificuldade se apresenta na própria estética da fase, e portanto, consiste apenas de 2 Koopas vermelhos, 1 Paratroopa vermelho e 1 irmão Bumerangue. Possui 1 supercogumelo, 1 superfolha e 2 cogumelos vida extra — mas nenhuma passagem secreta.
  • World 1-: a primeira fortaleza de Mushroom World. Não se sabe exatamente se este edifício já existia em Grass Land antes da conquista de Bowser ou se foi um de seus resultados. Durante os eventos de Super Mario Bros. 3, era guardado por 1 Dom Dom (ou Boom Boom, em inglês), 1 Quebra-ossos, pelo menos 7 bolhas de lava e alguns Roto-Discs. A fortaleza possui 2 supercogumelos, 1 flor de fogo, 1 superfolha e 1 passagem secreta, acessada por meio da forma Raccoon Mario, que o leva à próxima Magic Whistle do game. Porém, esta fase não possui nenhuma moeda ou cogumelo vida extra.
  • World 1-5: a primeira área legitimamente subterrânea de Grass Land é uma gruta com porções de água recheada de Besouros (ou Buzzy Beetles, no original), Koopas verdes e plantas Piranha. Possui 1 supercogumelo, 1 flor de fogo, 1 cogumelo vida extra e outro Coin Heaven secreto que também pode ser acessado por meio de um Super Note Block.
  • World 1-6: muito parecido com o World 1-4, esta fase também conta com plataformas que se movimentam sozinhas e é coroada por tartarugas do mal — 2 Koopas verdes, 2 Koopas vermelhos e 3 Paratroopas vermelhos. Contém 1 supercogumelo, 1 superfolha e 1 cogumelo vida extra, mas nenhuma passagem secreta.
  • World 1-: literalmente a primeira vez em que a aeronave de Bowser foi explorada na história de Super Mario. É fortemente protegida por canhões diagonais e rotatórios, canhões Bill, Bill balas e, ao fim, por Larry Koopa, um dos Koopalings. Possui apenas um potenciador, podendo este ser um supercogumelo ou uma flor de fogo (dependendo do estado atual de Mario ou Luigi). Larry mantinha posse da Magic Wand (ou "varinha mágica") do rei de Grass Land, e sua derrota fez com que o monarca pudesse reverter à sua forma original — agora, sem pulgas ou carrapatos! Acredita-se que, por motivos óbvios, World- deixou de pertencer à geografia de Grass Land após o contra-ataque dos Marios.
  • World 1-: uma área curta, mas vigiada por um irmão Martelo louco para demonstrar serviço. O problema é que ele escolheu uma série de sete blocos quebráveis sobre os quais patrulhar — um deles, contendo uma flor de fogo. Sua derrota garante ao herói uma superestrela.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Super Mario Wiki

Com inúmeras montanhas, plataformas, grutas e canos por toda a parte, Grass Land é um dos maiores reminiscentes da estética do Reino Cogumelo — e um com uma infinidade de segredos para explorar. Que suas áreas verdejantes possam nos dar impulso para voar em direção aos nossos objetivos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus paisanos e descubra mais sobre outras áreas do mundo de Super Mario através da nossa tag Guide Book!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem