Montanha Minijogos: Ilumi-Nado (Mario Party 3)


O minijogo abordado de hoje é o Ilumi-Nado (Spotlight Swim) de Mario Party 3, lançado no ano 2000 para Nintendo 64, onde um dos participantes  simula ser um fugitivo de uma prisão e os demais jogadores precisam capturá-lo em menos de 30 segundos.

Os minijogos de 1 contra 3 ocorrem no final do turno de uma partida do tabuleiro, onde 3 jogadores caem numa casa azul e o que sobrar, cai numa casa vermelha, ou vice-versa. Se caírem em uma casa verde, como as de evento, a cor verde muda aleatoriamente para vermelho ou azul para o jogo escolher de qual categoria o minijogo será. Estes minijogos costumam ser mais favoráveis para uma das duas equipes, às vezes os deixando desequilibrados — como é o caso de Ilumi-Nado, de acordo com alguns fãs de Mario Party.

O jogador que estiver sozinho fica numa pequena piscina e precisa fugir dos outros três jogadores, que estão segurando holofotes e devem apontar as luzes deles no jogador solo de forma simultânea. Então, para fugir, é preciso apertar e segurar o botão A para mergulhar por um curto período de tempo e não ser pego; mas ao fazer isso, o personagem deve subir à superfície para respirar deixando ele parado por um momento. Além disso, ao mergulhar, pequenas bolhas d'água aparecem para indicar o local da piscina por onde ele passou.

Imagem: Spotlight Swim em Mario Party 3 • Reprodução/Nintendo

Se o jogador sozinho conseguir escapar das luzes depois dos 30 segundos acabarem, um Lakitu aparecerá com uma escada (ou vara de pescar, em Mario Party Superstars), carregando-o para longe.

Para a equipe de três jogadores ser a vencedora, eles precisam coordenar seus movimentos, sempre acompanhando o jogador solo com seus holofotes de cor verde, azul e vermelha para que as 3 luzes deles se encontrem enquanto o fugitivo estiver na superfície. Caso alguma das luzes ilumine o jogador sozinho, o jogo tocará um som de apito (ou som de sirene em Superstars). Se conseguirem fazer isso, uma pequena jaula cairá em cima do jogador solo na piscina, capturando-o. Logo, é preciso ser ligeiro para acompanhar o adversário com o seu holofote para iluminá-lo logo — já que o jogador nada numa velocidade maior que o movimento do holofote.


Se o minijogo estiver sendo jogado em Mario Party 3, e tiver algum personagem controlado pela CPU na equipe de 3, assim que o jogador solo mergulhar, eles ficarão mudando a direção do holofote em direções aleatórias até que ele volte ficar na superfície, não importando o nível de dificuldade.

Se o minijogo for jogado em Mario Party Superstars, e também tiver algum personagem CPU mas na dificuldade fácil, ele nunca irá mergulhar para fugir das luzes.

E você caro(a) leitor(a)? Qual a sua experiência com este minijogo? Sempre conseguia fugir das luzes ou sempre conseguia capturar o fugitivo em flagrante? Comente.
Luiz Gustavo Mendonça

Brasileiro e fã de videogames e Nintendo desde muito cedo, Luiz Gustavo sempre passou muito tempo apenas consumindo este tipo de conteúdo. Agora ele quer mudar de lado, passando a criar conteúdo, seja para ao Youtube e agora no blog Reino do Cogumelo. Enquanto isso, ele procura sua verdadeira vocação e seu lugar no mundo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem