Guide Book: Subcon (Super Mario Bros. 2)

Imagem: World 1-2 de Subcon na versão Super Mario All-Stars de Super Mario Bros. 2 Reprodução/Reino do Cogumelo/Nintendo

A coluna Guide Book desta semana devaneia-se por Subcon, o mundo dos sonhos do universo de Super Mario. Também chamado na primeira edição da revista Nintendo Power (página 6) de World of Dreams e no guia de estratégias NES Game Atlas (página 3) de Land of Dreams, Subcon é um reino onírico, praticamente uma dimensão alternativa — conforme o nome entrega, é parte do subconsciente coletivo dos habitantes do Reino Cogumelo.

Na versão original do Japão, antes da nova roupagem (Yume Kōjō: Doki Doki Panic), Subcon é apenas um livro de conto de fadas que interage com o mundo real. Mas durante os eventos do Super Mario Bros. 2 americano, Subcon era um reino pacífico antes da dominação do tirano Wart e seus capangas, uma trupe conhecida como os 8 Bits; o sapão, em posse do aparato Dream Machine, deu vida a toda a sorte de monstros que serviram aos seus nefastos propósitos durante a conquista do mundo dos sonhos.

Subcon é habitada por criaturas feéricas chamadas, também, de Subcons. Durante a investida de Wart, estas pequenas e eruditas fadas com pijamas — e a habilidade de se comunicar com as pessoas através dos sonhos — foram aprisionadas dentro de vasos; mas, felizmente, libertas quando Mario e sua turma derrotaram as forças do mal, garantindo a libertação de Subcon.

Imagem: habitantes de Subcon, incluindo o rei, em BS Super Mario USA • Reprodução/Nintendo

Em BS Super Mario USA, pseudosequência de Super Mario Bros. 2 para o periférico Satellaview, o quarteto original de heróis do Reino Cogumelo retorna para mais uma missão, visto que Wart e seus 8 Bits ainda não haviam sido sumariamente derrotados — mas estavam, na verdade, escondidos em um outro sonho, aguardando pelo momento certo de atacar novamente.

Também neste título, é descoberto que Subcon é regida por um monarca chamado simplesmente de Ōsama (sem nenhum nome próprio, apenas "rei", em japonês). Ele e seu mordomo/comandante são os responsáveis por emitir o novo pedido de socorro de Subcon a Mario, Luigi, Toad e a princesa Peach.

Geografia de Subcon

De modo geral, Subcon é uma terra fértil e boa para o cultivo de vários tipos de vegetais diferentes. É crido que até mesmo poções mágicasblocos POW e bombas podem nascer do solo, o que pode ser um motivo de alerta para os agricultores locais!

Mas apesar de seus habitantes, nenhuma cidadela ou vilarejo são avistados pelos heróis durante suas aventuras. Mesmo com alguns pastos e zonas áridas, grande parte de Subcon fica nos céus, incluindo seu sétimo mundo, que poderia muito bem ser a base para Ōsama e seus possíveis súditos.

Imagem: Reprodução/Nintendo

Subcon tem sua própria moeda local, mas elas são muito raras. A única forma de obtê-las é através de uma Magical Potion, que abre uma porta para um mundo paralelo chamado Subspace. Neste espaço temporário, moedas brotam do chão.

Subáreas

  • World 1
  • World 2
  • World 3
  • World 4
  • World 5
  • World 6
  • World 7
  • Subspace

Demografia

Além das fadas que foram atacadas por Wart, Subcon também abriga muitas espécies curiosas que compõem a fauna de Super Mario. Muitos dos seguintes monstros foram criados de forma artificial através da Dream Machine, mas criaturas como Albatosses e o Tryclyde já pertenciam ao exército de Wart antes mesmo de sua investida, tendo sido recrutados, e não criados com esse único propósito. Em Subcon, é possível encontrar Beezos, Bob-bombas, Cobrats, Flurries, Hoopsters, Ninjis, Ostros, Pansers, Pidgits, Cactubolas, Porcupos, Shy Guys, Snifts, Trouters, Tweeters e até mesmo baleias.

Se algum dia você estiver dormindo e for parar em Subcon, aproveite a viagem; mas nem sonhando se atreva a pegar chaves de ouro que encontrar perdidas por aí — a menos que queira despertar a ira de um Phanto!

Quer saber mais sobre a casa do YoshiStardust Fields e outros locais dos jogos do Mario? Acesse a nossa tag e não perca nenhum artigo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem