![]() |
Imagem: Divulgação/Nintendo |
Apesar de ter um lançamento agendado apenas para o dia 20 de outubro de 2023, cópias de Super Mario Bros. Wonder foram ilegalmente vazadas na internet com alguns dias de antecedência, e algumas pessoas já tiveram a oportunidade de jogá-lo de maneiras não convencionais, por meio de emulação.
Isso também torna o jogo sujeito à aplicação de mods, ou alterações no código interno do jogo feitas para torná-lo diferente da obra original. E isso tem atraído a atenção da própria Nintendo, que vem derrubando demonstrações inadequadas de tais modificações.
A citar um grande exemplo, um modder de 19 anos conhecido como Contendo infundiu seu talento à cópia pirata de Super Mario Bros. Wonder para substituir as falas das flores tagarelas do jogo por palavras de baixo calão. Desse modo, ao passar por uma flor tagarela, era possível escutá-la xingando o jogador com um palavrão em inglês.
No entanto, todos os vídeos da cópia modificada que continham esses palavrões publicados no microblogue X foram deletados em resposta a denúncias do proprietário dos direitos autorais — ou seja, a própria Nintendo decidiu agir para impedir a circulação desses vídeos. O promotor Pianta de Super Mario Sunshine está de olho!
Super Mario Bros. Wonder será lançado oficialmente para os sistemas da família Nintendo Switch no dia 20 de outubro de 2023, completamente localizado para português do Brasil.