Limitações de hardware e mistérios dos jogos retrô do Mario foram inspiração para Super Mario Bros. Wonder, diz Nintendo

Imagem: Reprodução/Nintendo

Como bem sabem os fãs, a franquia Super Mario é multigeracional: seus jogos e produções audiovisuais como Super Mario Bros. O Filme são criados no intuito de agradar tanto aos fãs mais jovens e modernizados quanto aos veteranos, mais voltados para a época retrô dos videogames.

E com Super Mario Bros. Wonder, próximo platformer de rolagem lateral dos encanadores extraordinários, não será diferente. O jogo está recheado de todas as ideias inovadoras que a série 2D do Mario mais precisava, ao passo em que nos remete sutilmente a clássicos das eras 8 e 16 bits.

Em entrevista ao Game Informer, o diretor de Super Mario Bros. Wonder, Shiro Mouri, confirma que o game realmente presta homenagem às raízes da franquia — especialmente nos princípios básicos do primeiro Super Mario Bros., lançado em 1985 para o Nintendo Entertainment System.

Acredito que o primeiro Super Mario Bros. foi realmente um jogo cheio de segredos e mistérios. Por exemplo, se você pegar um cogumelo, seu corpo fica grande. E também há canos que inicialmente parecem apenas obstáculos quando, na verdade, você pode entrar neles para acessar uma área subterrânea. É realmente repleto de segredos e mistérios.

A ideia de recriar os elementos surpresa contidos em Super Mario Bros. na época de seu lançamento foi lapidada até se transformar nos conceitos presentes em Super Mario Bros. Wonder. Os efeitos fenomenais, por exemplo, partiram da mecânica de acessar áreas escondidas através de canos ou pés de feijão:

Nossa ideia era: pegar um item que nos levasse a uma área diferente. Quando o fizemos e o mostramos ao [produtor Takashi] Tezuka, ele disse, 'bom, se você vai se transportar para algum outro lugar, então é basicamente a mesma coisa. Você não pode mudar a área em que você está atualmente?'. Quando ouvi isso, eu pensei, 'bem, ao invés de tentar transformar uma parte pequena da fase, por que não mudar a fase inteira?

E além de Mouri, o diretor de arte de Super Mario Bros. Wonder, Masanobu Sato, também revelou ter sido sutilmente inspirado pelos clássicos para a produção de seu inédito e muito bem-vindo estilo de arte:

Se eu tiver que escolher [uma fonte inspiração], as artworks e a pixel art dos jogos Super Mario Bros. anteriores tiveram um impacto neste jogo. Por exemplo, você pode encontrar muitas pistas escondidas em artworks anteriores, onde o artista, infelizmente, teve que desistir de retratar certos detalhes devido a restrições técnicas do hardware. Atualizá-las para que funcionassem como entretenimento moderno foi um grande desafio para os artistas.

Super Mario Bros. Wonder será lançado para Nintendo Switch no dia 20 de outubro de 2023 com dublagem, legendas e interface em português brasileiro.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem