![]() |
Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo, Toei |
Uma das criações do famoso autor japonês de mangá Akira Toriyama influenciou um aspecto muito importante do Super Mario. É o que revela Shigeru Miyamoto em uma entrevista de 1996 trazida recentemente à tona por usuários do Twitter/X.
Embora o criador do Mario tenha assinado a maior parte das características do encanador extraordinário do Brooklyn, a equipe da Nintendo teve dificuldades em animá-lo na época de Super Mario 64. E foi aí que surgiu a inspiração da menina-robô Arale Norimaki, de Dr. Slump — série de mangá escrita e ilustrada por Akira Toriyama e serializada entre 1980 e 1984 na revista Weekly Shōnen Jump.
Segundo o pai do Mario (e mãe do Bowser Jr.!), os movimentos da divertida protagonista de Dr. Slump serviram de base para a ideia de como o herói titular da Nintendo deveria se deslocar de acordo com as proporções de seu corpo.
A área em torno de sua cintura é uma grande 'articulação' que controla a direção em que seu corpo se move. Criamos todos os seus movimentos a partir desse ponto de origem: quando ele acelera e se inclina para frente, quando ele se vira e se inclina para a esquerda ou para a direita, etc. Então, o Mario corre como Arale-chan, com a sensação correta de peso no corpo.
Estes comentários dos desenvolvedores surgiram originalmente em dois guias de estratégia de Super Mario 64 publicados em meados de seu lançamento e traduzidas para inglês pela equipe do site shmuplations.
Obviamente, Dr. Slump não foi o único sucesso de Toriyama. Anos mais tarde, o autor daria vida a Dragon Ball, uma das franquias mais influentes da cultura pop que redefiniria para sempre o gênero shōnen.
Também é interessante notar que as lendas criativas Shigeru Miyamoto e Akira Toriyama já tiveram seus nomes conectados a uma única rolagem de créditos na série Mario: a de Fortune Street, game da Square Enix lançado em 2011 para Nintendo Wii no qual a turma dos superirmãos tem a oportunidade de desafiar os personagens de Dragon Quest desenhados por Toriyama.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!