Como um clone de Super Mario Bros. 3 inspirou a fundação da id Software, criadora de Doom e Wolfenstein 3D

Divulgação: Game Developers Conference / Nintendo

Uma das maiores curiosidades da indústria: um clone de Super Mario Bros. 3 para PC enviado para os escritórios da Nintendo em 1990 foi um dos princípios da criação da id Software, a desenvolvedora texana de videogames conhecida pelos first-person shooters Doom, Quake e Wolfenstein 3D.

Na época em uma empresa privada conhecida como Softdisk, o programador John Carmack e o game designer Tom Hall decidiram assumir um desafio de emular os gráficos e a suavidade das primeiras fases de Super Mario Bros. 3, lançado para o Nintendo Entertainment System em 1988, num computador. Porém, ao invés do Mario, eles decidiram tornar controlável uma versão digital de Dangerous Dave, personagem de seu colega de trabalho e famoso desenvolvedor John Romero, em uma demo que seria adequadamente chamada de "Dangerous Dave in 'Copyright Infringement'" — literalmente "violação de direitos autorais".


Hoje em dia, muito embora a aparente simplicidade do game possa levar os espectadores mais jovens a um julgamento errôneo, essa demo, criada durante uma só madrugada, é de uma carga histórica imensurável: foi um importante passo para os jogos de computador e um pontapé inicial para a criação da id Software.

Em entrevista ao Shacknews, John Romero conta alguns detalhes adicionais sobre a peripécia:

John ainda estava lá [no escritório da Softdisk] porque estava tentando terminar esse projeto [um código de rolagem lateral suave] que eu o desafiei a escrever. Acontece que o Tom entrou e viu isso funcionando, e disse: 'sabe o que devemos fazer? O primeiro nível de Super Mario 3 usando o personagem Dangerous Dave, do Romero'. Nós tinhamos um NES no canto da sala e ele rodava o Super Mario 3. [...] Eles passaram mais de seis horas, até cerca de 5 da manhã, criando essa pequena demo.

Entrei e havia um disquete no meu teclado. Havia um post-it nele que dizia algo como, 'me rode', então eu fui lá e fiz. O jogo apareceu no computador e eu estava rindo só pelo fato de estar escrito 'Dangerous Dave in Copyright Infringement'. Tom desenhou uma tela de título com um juiz usando uma peruca empoada e segurando um martelo. Eu fiquei tipo, 'certo, isso vai ser engraçado'.

Romero não ficou surpreso somente com uma fase de Super Mario Bros. 3 rodando em um PC no ponto da história em que estavam, mas também com o fato de encontrar, naquele pequeno disquete, um potencial criativo de alavancar as suas carreiras para sempre — algo que teria mais chances de êxito se eles não se curvassem à aprovação de superiores e tivessem acesso total à gerência o projeto.

O jogo começou e eu vi [a primeira tela no mundo 1-1 de] Super Mario 3. Lá estava o Dangerous Dave em uma fase do Mario. Segurei uma tecla e, assim que a tela rolou, eu pensei: 'oh, meu Deus'.

Eu estava deslumbrado. Ninguém nunca tinha visto isso acontecer em um PC. Ele se movia como um verdadeiro Nintendo original. A importância disso é que o PC foi lançado em agosto de 1981 e ninguém havia feito isso antes. Já havia se passado nove anos e John Carmack descobriu um jeito de fazê-lo. Pensei, 'vamos embora. Agora. Vamos sair daqui. Precisamos fundar uma empresa nova porque essa empresa não pode tirar proveito disso da maneira que nós podemos'. Eu sabia disso porque levei o disquete para mostrar às pessoas em outros departamentos e elas disseram: 'ah, legal'. Eu fiquei tipo, 'Como assim? Sério, ainda não existe nada como isso'. De repente, eu pensei: 'é melhor eu calar a boca', porque é uma loucura que as pessoas nem conseguem reconhecer isso, e não quero que muitas informações se espalhem.

E pasmem: uma demo de Super Mario Bros. 3 emulada no computador foi enviada para os escritórios da Nintendo, embora nada se saiba sobre o retorno da gigante japonesa. Se positivo, esta iniciativa do trio poderia ter mudado o curso da história do encanador bigodudo, ou pelo menos aberto as portas para novas parcerias e licenciaturas naquela década.

Fizemos imediatamente uma demo de Super Mario Bros. 3 para a Nintendo. Fizemos o primeiro nível completo com todos os personagens, todas as animações, tudo. Enviamos para a Nintendo. Ao mesmo tempo, fui contatado por Scott Miller e ele queria que fizéssemos um jogo. Nós decidimos fazê-lo. E foi assim que a id Software começou.

Super Mario Bros. 3 foi lançado em 1988 no Japão, mas só chegaria à América do Norte em fevereiro de 1990. No Nintendo Switch, o jogo está desde 2018 disponível no aplicativo Nintendo Entertainment System, uma biblioteca de games clássicos do sistema 8 bits oferecida exclusivamente aos assinantes ativos do programa Nintendo Switch Online. Acesse o site oficial para maiores informações.

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Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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